2010 será a versão laranja de 1994?

Infelizmente, na hora H o técnico do Uruguai amarelou: com os desfalques, não confiou em manter o esquema com que fez sua seleção dar uma guinada na Copa, não acreditou em tentar enfrentar a Holanda mais de igual para igual e meteu quatro volantes em seu meio-campo. Não dá pra dizer que perdeu a classificação por isso, mas foi uma pena.


A opção uruguaia foi até parecida com a do Paraguai contra a Espanha, nas quartas-de-final: tentou adiantar a marcação e atrapalhar a saída de bola de seu adversário mais forte. Foi o suficiente para equilibrar o primeiro tempo, que terminou empatado, com a Holanda conseguindo criar quase nada e arrumando seu gol num chute pra lá de improvável, que o cara nunca mais vai acertar. E até para manter o jogo parelho em boa parte do segundo tempo.

Mas, quando a Holanda conseguiu seu segundo gol - lamentavelmente em impedimento -, o Uruguai já se arriscava demais. Começou a faltar gás pra marcação continuar sendo efetiva no campo do adversário e, no que os holandeses furavam este primeiro bloqueio, só encontravam outro já na área uruguaia; talvez tenha faltado jeito para todos os volantes, acostumados a marcar tão atrás, ocuparem seus espaços no meio-campo mais à frente. A bola começou a ficar perto demais do gol de Muslera e a defesa uruguaia tinha cada vez mais problemas em seu lado esquerdo, por onde Robben descia e tinha ajuda de Snejder e Van Persie. Logo depois do 2x1, veio o 3x1 - e o Uruguai ficou sem saber o que fazer em campo.

Quando Loco Abreu entrou no ataque ao lado de Cavani, Forlán já estava cansado de correr tanto no ataque e não tinha mais condições de armar no meio - tanto que acabou substituído. Em todo o jogo, ele não conseguiu pegar muito na bola pelo meio, de frente pro gol adversário, mesmo que na intermediária; em vários momentos, a bola chegou a ele pelas pontas, onde é menos perigoso. Mas ele voltou a ser decisivo chamando a responsabilidade no primeiro gol - e mostrou que é o cara que melhor soube usar a Jabulani nesta Copa. Assim como o goleiro de Gana nas quartas-de-final, Stekelenburg não soube o que fazer pra defender uma pancada violenta, que parecia que vinha em sua direção, mas inventou no meio do caminho uma curva altamente enganativa.

No finzinho, o Uruguai, que não conseguia ameaçar pra valer desde que levou o terceiro gol, conseguiu diminuir numa jogada ensaiada em bola parada. Serviu pra mais uma vez termos um final emocionante nesta Copa do Mundo que começou com tanta gente dizendo que era a pior em décadas, mas acabou que está sendo a melhor a que assisti pra valer. O time foi todo pra dentro da área holandesa, correu muito, o juiz tentou compensar o impedimento do segundo gol dando dois minutos de desconto além do prometido - mas não deu.

* * * * * * * * * * * * *

E a Holanda está na final, depois de duas vitórias conseguidas no detalhe. E esta pode acabar sendo mesmo uma Copa de ajustes históricos. Depois da Inglaterra perder para a Alemanha com o juiz não vendo uma bola sua batendo no travessão e entrando - ao contrário do que aconteceu em 1966 -, é possível que Alemanha e Holanda repitam a final de 1974, mas com papeis trocados: os alemães encantando, os holandeses "frios e calculistas".

Isso se a Espanha não vencer amanhã. Se acontecer, a final será entre os dois times que, antes da Copa, eram apontadas por todos como as de futebol mais bonito da atualidade. Os espanhóis até estão tentando fazer jus à fama, embora sem serem tão efetivos. Já a Holanda parece mesmo concentrada só em ganhar, seja como for. 2010 pode ser o 1994 deles - que nunca tiveram o seu 1970, apenas o 1982.

3 comentários:

Murdock disse...

Eu pensei nisso, talvez um troco por 1974.

Folha disse...

Se acontecer esse Espanha e Holanda na final, a zebra terá sido justamente o que escreveu, uma final com duas equipes que eram apontadas como as que jogavam o melhor futebol antes da Copa.

Muito estranho...

Romulo disse...

Fala sério, esse time da Holanda não joga nada, muito zumzumzum, acho muito dificil passar pela Alemanha e/ou Espanha. E também sou mais um que não gostou dessa Copa, com o número de jogadores endeusados que tinhamos, acho que o futebol ficou muito abaixo do esperado. Torcer pra Alemanha ser campeã e colar no Brasil, ou para os 2 times que jogão o futebol mais bonito que ninguem vê Holanda/Espanha ???