O que dá pra tirar até agora deste Brasileiro

O Brasileiro para neste momento e todo mundo volta as atenções para a Copa do Mundo. Todo mundo menos quem trabalha nos clubes, claro - vai ser um período de muito treinamento e muitas negociações para contratações e renovações de contrato. Foram apenas 7 rodadas, menos de 20% do campeonato. Já dá pra tirar alguma conclusão?

Quase nada, claro.


Briga pelo título

Hoje, eu colocaria apenas dois clubes "garantidos" na briga pelo campeonato: Fluminense e São Paulo. Ambos já têm bons times formados e não parecem correr risco de perder nenhum de seus principais nomes. Gosto mais, hoje, da escalação titular do Fluminense, mas o São Paulo tem mais opções de banco - o que pode mudar de acordo com o tamanho do esforço da Unimed.

Em bora muita gente goste de implicar com Muricy, é fato que o cara já mostrou ter nível pra levar seu time ao título - mais do que Ricardo Gomes. A grande desvantagem do Fluminense é no gol. Fernando Henrique e Rafael não estão a altura de um time campeão, e não se tem falado muito sobre a contratação de alguém para a posição. Bruno cairia lá como uma luva, não? Celso Barros, corre atrás que tem chance! Mas tem que ser logo, ou o Milan leva antes.



Não quer dizer que apostaria hoje que o campeão será um dos dois. Apenas que os outros candidatos passam por mais incertezas em relação à equipe que disputará o resto do campeonato.

A lista de possíveis negociados do Corinthians, por exemplo, é grande, e não se fala em contratações. E o time hoje é bem sólido atrás, mas nem tanto na frente - tem jogado sem centro-avante os últimos jogos e até não tem sofrido com isso nos resultados finais, mas acho que a longo prazo isso vai fazer falta. E não tá dando pra confiar muito que a volta de Ronaldo vá resolver o problema. Não acho que vão se desfazer de meio time titular no ano do centenário, sem ter ganho nada até agora, e devem se manter fortes ao menos na briga por G4. Mas, pra título, já não sinto a mesma firmeza.

O Santos, que já não tem sido aquele time encantador que todos elogiavam, deve mesmo ver o tamanho do impacto da saída de Robinho. Além disso, a defesa continua sendo um ponto fraco.

O Cruzeiro, que já é um clube de não segurar muito jogador, perdeu Kléber e, se não contratar alguém de alto nível pro seu lugar, vai sentir - além de não saber quem será seu técnico no resto do campeonato.

O Inter é um time com grandes opções de criação do meio pra frente, mas que sente falta de poder de definição - Alecsandro não é grande coisa - e é outro que ainda não sabe que treinador terá.

O Grêmio causou boa impressão nos jogos contra Fluminense e Santos pela Copa do Brasil. Mas, pelo que vi jogando, me pareceu um time muito dependente de Douglas (que está jogando melhor do que na época de Corinthians) para criar no meio-campo. Pode ser que cresça de produção ao longo do campeonato, mas como não se fala em grandes reforços, acho difícil que brigue por título.


Rebaixamento

Pelo que se viu nos últimos anos, 46 pontos são necessários pra se garantir na primeira divisão. É um aproveitamento muito baixo e qualquer pontinho a mais ou a menos pros times que têm só este objetivo faz muita diferença.

Por isso, times grandes que possam ter esta preocupação mais pra frente devem tomar mesmo cuidado, porque alguns dos times mais candidatos a este perrengue - como Ceará, Guarani e Goiás - já andaram somando pontos que podem fazer diferença no final. Para os cearenses, por exemplo, um aproveitamento de 31% no resto do campeonato será o suficiente para livrá-los da série B.



Não dá pra cravar agora candidatos certos ao rebaixamento - justamente porque, como não é preciso muita coisa pra escapar, qualquer contratação pode fazer diferença suficiente pra sair desta briga. Olhando hoje, com tão poucos jogos e tanta coisa podendo mudar ainda, Vasco e Palmeiras são, dos grandes, os mais ameaçados.

Mas seria engraçado ver o Luxemburgo brigando pra não cair.





E o Flamengo?

O Flamengo é provavelmente a maior incógnita do campeonato. Não há outro clube grande com tantos jogadores importantes com contrato acabando no meio do ano. Não dá pra saber quem vai embora agora e se falam de tantas possíveis contratações que o time, dependendo do que realmente acontecer nas próximas semanas, pode tanto se tornar uma seleção internacional quanto uma baba completa - e dirigida por um treinador estreante em times profissionais, que não animou muito em seus primeiros passos.

Mas como aqui é o SobreFlamengo, o que o time precisa vai ser assunto de outros textos.

2 comentários:

Alan disse...

O Bruno ficou de fora de algum jogo nesse BR? Se bem me lembro não. E há não ser que tenham mudado a regra, se jogou sete partidas, não pode mais jogar por outros clubes (no caso, o Fluminense).

Assim sendo, é Milan ou Flamengo mesmo.

=Beto= disse...

Pra mim é tchau pro bruno!

Quanto aos times favoritos, vou apostar no corinthians, os paulistas vão fazer de tudo pra ele ganhar esse campeonato. São Paulo é sempre forte mas o Flu pra mim é cavalo paraguaio, só presta o muricy mesmo. rsrs