Copa do Mundo - Dia 1

Como quem leu o post da manhã já sabe, fui bem nos dois jogos de hoje: cravei o 1x1 no primeiro, acertei ao menos o empate no segundo. Comecei bem nos dois bolões!

Hora de falar um pouco dos jogos de hoje, vistos naquele esquema nada ideal, enquanto trabalha-se.



África do Sul 1 x 1 México
Do México, gostei da forma como marcaram pressão no campo do adversário, desde o início, mesmo jogando diante de todas as insuportáveis vuvuzelas. Porém, pra jogar desta maneira o tempo todo, precisam ter a defesa muito melhor posicionada. No primeiro tempo, enquanto a África do Sul falhou demais na saída da defesa, os mexicanos não foram ameaçados; mas no segundo, quando os africanos começaram a encaixar contra-ataques, os espaços eram gigantescos.

A partir do 1x0, os africanos se trancaram ainda mais na defesa e o México passou a não conseguir nem ameaçar, mesmo tendo a bola. Àquela altura, parecia mais fácil o 2x0 do que o 1x1. Mas o que pôs tudo a perder foi a linha de impedimento que Parreira armou: já tinham escapado por pouco de levar gol algumas vezes no primeiro tempo e acabaram se dando mal mesmo no segundo. Quem insiste demais nessa tática corre este risco: uma hora alguém falha - um zagueiro, um bandeira... -, e quando isso acontece o risco de levar o gol é enorme.


França 0 x 0 Uruguai
Um jogo simplesmente horroroso, lembrando os piores momentos do Campeonato Brasileiro. A França, de maneira incrível, mesmo tendo como jogador de maior destaque um cara que costuma ficar sempre aberto em seu time, insiste só pelo meio - e ainda mostrou uma defesa que jogou boa parte do tempo em uma linha bem esquisita.

Mas o Uruguai, que até tem gente boa na defesa e no ataque, não teve nenhum meia capaz de enfiar uma boa bola que fosse para aproveitar isso. Sendo assim, talvez fosse melhor aprender com Joel, colocar Abreu na área e começar a levantar bolas desde o meio-campo. Numa dessas, El Loco pode ajeitar uma pro Forlan e eles conseguirem alguma coisa.



Desde o início, o jogo teve mesmo muita cara de 0x0. Só perigou mais sair disso no finzinho, depois do cartão vermelho que deixou o Uruguai com um a menos. A França então pressionou, mas não lembro de ter conseguido nenhuma conclusão realmente perigosa.


* * * * * * * * * * * *

Por estes dois jogos, o grupo está bem nivelado - por baixo. Qualquer um dos times pode arrumar uma vaguinha pra próxima fase.


Pelo que mostrou com a bola nos pés, ao menos no primeiro tempo, o México poderia ser o favorito. Mas a defesa não passou segurança - a começar pelo goleiro. Às vésperas da Copa, o técnico Javier Aguirre inventou de colocar de titular Perez, que poucos entenderam como foi convocado. O cara - que já tinha sido titular com o mesmo treinador na Copa de 2002 - tem só 1,72m, 37 anos e está sem time há meses, pois foi dispensado por seu último clube. Com ele ali, qualquer Jabulani que se aproxime da área do México é perigosa.

Colocá-lo pra jogar é o tipo da coisa que o treinador não podia fazer sem avisar todo mundo antes. Tremendo fode-bolão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Inexplicável, mesmo. Ochoa, do América do México, aquele mesmo que pegou tudo contra o Flamengo, é um ótimo goleiro.

Abs, Juan Saavedra

Folha disse...

Ururguai e França foi, sem dúvida, o pior jogo que assisti esse ano.

Lamentável, numa Copa do Mundo, duas seleções com esse nome protagonizarem espetáculo tão lamentável.

O interessante é que, vendo o que acontece em outras seleções, o Dunga acaba se tornando um dos treinadores menos inacreditáveis, mesmo com Felipe Melo de titular...

André Monnerat disse...

O pior foi o Rizek ontem, no Sportv, falando de como a França tinha deixado ele impressionado!