Copa do Mundo 2010 - 1a. fase - 2a. rodada - Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Foi um jogo que se caracterizou pelo alto aproveitamento das chances de gol criadas. O Brasil teve quatro oportunidades claras - fez três gols. Costa do Marfim teve apenas uma, e a converteu. A Seleção não teve uma grande atuação, mas jogou o bastante para se impor e vencer com autoridade.


O primeiro tempo foi bem ruim. E, desta vez, não dá pra dizer que o Brasil penou contra uma retranca, como costuma acontecer; os africanos, ao contrário do que se esperava, tomaram a iniciativa do jogo e atacavam com bastante gente. O mérito brasileiro, ali, foi conseguir neutralizar totalmente os adversários, que mesmo tentando ir pra cima, não conseguiram criar nenhuma chance de gol - Costa do Marfim, com Drogba e tudo, voltou a se mostrar uma equipe muito pouco efetiva no ataque. E na única que a Seleção criou, Luís Fabiano cumpriu seu papel e deixou o jogo bem mais tranquilo para o segundo tempo.

Tranquilidade que ficou ainda maior a partir do segundo gol, que foi um verdadeiro prodígio: Luis Fabiano conseguiu fazer um golaço, elogiado por todos, mesmo tendo ajeitado a bola com a mão nos dois dribles que deu no lance. Kaká novamente não foi bem, mas já tinha dado o passe para o primeiro gol e deu também para o terceiro - em que Elano, como já fizera contra a Coreia do Norte, apareceu bem na frente e concluiu com uma tranquilidade que está faltando na maioria dos atacantes nesta Copa. E a partida estava resolvida.

A partir daí, Costa do Marfim mostrou que não sabe perder e passou a baixar o sarrafo. Foi um festival de deslealdade e, no final, o único expulso foi um brasileiro, num lance em que não fez nada. Menos mal que aconteceu num momento em que não mudou nada no jogo e o deixará de fora de uma partida em que o Brasil já está classificado. Dunga vai ter a chance de testar pra valer o time sem Kaká, uma situação que preocupa todo mundo, mesmo com ele jogando bem abaixo do que se desejaria.

Não foi nenhum show - nem perto disso. Mas foi uma vitória tranquila contra o adversário que muitos viam como o mais forte do grupo. E do jeito que esta Copa vai, com as defesas levando vantagem sobre os ataques quase todo o tempo e poucas oportunidades de gol sendo criadas na maioria dos jogos, a eficiência na hora de concluir é o que mais pode fazer diferença. E nisso, até agora, o Brasil está acima de todo mundo.



20/6/2010 - 15h30 (horário de Brasília) - Brasil 3 x 1 Costa do Marfim
Estádio Soccer City, Joanesburgo (África do Sul)
Público: 84.455 pessoas

Arbitragem: Stephane Lannoy (FRA)
Assistentes: Eric Dansault e Ugo Laurent (ambos da FRA)
Cartões amarelo: Tiene, Keita e Tiote (CDM); Kaká (BRA)
Cartão vermelho: Kaká (BRA)

Gols: Luis Fabiano (25 minutos do primeiro tempo e aos 5 do segundo tempo), Elano (17 minutos do segundo tempo), Drogba (33 minutos do segundo tempo)

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luis Fabiano. Técnico: Dunga

Costa do Marfim: Barry, Demel, Kolo Toure, Zokora, Tiene; Eboué (Romaric), Tioté, Yaya Touré; Dindane (Gervinho), Kalou (Keita) e Drogba. Técnico: Sven-Goran Eriksson

Nenhum comentário: