Corinthians e Fluminense precisam aprender a criar mais

O Corinthians x Fluminense de hoje foi um confronto entre dois times que podem ser apontados como favoritos ao título ou, ao menos, a uma vaga na Libertadores. Mas os dois mostraram que terão que trabalhar bastante - talvez com reforços que ainda podem chegar - para encontrarem maneiras de criar mais em seus ataques. Porque hoje, ambos deixaram muito a desejar.


O Corinthians jogou, como na segunda partida contra o Flamengo pela Libertadores, num esquema semelhante ao que dava certo no primeiro semestre de 2009, com Jorge Henrique e Dentinho abertos como atacantes, mas recuando para ajudar a marcação. Porém, continuou faltando o armador que Douglas era no ano passado. E, com um meio-campo formado por três volantes, só conseguiu dar sustos ao Fluminense em toda a partida apertando a marcação no campo de ataque, para roubar bolas na saída de jogo do adversário - algo que só aconteceu mesmo no primeiro tempo. No segundo, em vantagem graças ao gol de falta de Chicão, recuou de vez e a partida tornou-se um ataque-contra-defesa.

Só que a defesa venceu com sobras o ataque tricolor. No primeiro tempo, o Fluminense ainda foi bem nos 15 minutos finais, quando conseguiu forçar o jogo pela esquerda e criou alguns lances com Marquinho e o lateral estreante Carlinhos, que veio do Santo André. Mas no segundo estes lances não apareceram e o time, como havia feito em boa parte da primeira etapa, insistiu demais pelo meio e sentiu falta de uma maior participação de Conca, sempre muito marcado. Fred também não esteve num bom dia, desperdiçando as chances que teve (principalmente uma de cabeça, livre, no primeiro tempo) e não conseguindo dar sequência às bolas que recebia na entrada da área. No final, Muricy chegou a colocar quatro atacantes juntos em campo, mas não conseguiu muito com isso.

* * * * * * * * * * * *

Se disse que o Fluminense é um dos favoritos ao campeonato, é mais por conta das contratações de que muitos falam. Com Araujo no ataque e, principalmente, Deco no lugar do fraco Marquinho, o time pode crescer muito - e uma boa defesa Muricy sabe montar. Só que, mais pra frente, os pontos que estão perdendo agora podem fazer falta. O aproveitamento com o caro e badalado técnico por enquanto é muito ruim. E Muricy é mesmo conhecido por demorar a fazer seus times jogarem bem.

É bom ainda chamar a atenção: o goleiro Rafael tem falhado além do razoável este ano, e isso já custou o título carioca (além de, provavelmente, o emprego de Cuca); hoje, o Corinthians não fez nada que justificasse a vitória, ganha de presente do arqueiro tricolor. Já que Celso Barros anda com a carteira aberta, talvez devesse pensar em gastar num goleiro mais confiável.

Já o Corinthians não tem muitas perspectivas de contratações. Mas já tem em seu elenco opções que podem fazer o time criar mais - como Defederico, Tcheco e Danilo, nenhum deles craque, mas todos mais criativos do que os que têm jogado em seu meio-campo. Na parada para a Copa, irão passar 30 dias direto concentrados, treinando para o resto do campeonato. O time pode melhorar com isso e, ao contrário do Fluminense, já está acumulando pontos agora para entrar no segundo semestre já entre os líderes.

Um comentário:

Marcos Monnerat disse...

O Fluminense bem que podia oferecer uma grana para levar o Bruno para as Laranjeiras...