Brasileiro 2010 - 4a. rodada - Fluminense 2 x 1 Flamengo

Ninguém pode ter ficado muito surpreso. Com tantos desfalques e mudanças no time, com todo o foco do clube desviado da partida de hoje, era mesmo de se esperar que o Flamengo não conseguisse um bom resultado contra o Fluminense. E o pior é que a situação não tende a melhorar nas próximas partidas; não há time neste campeonato que vá comemorar tanto a parada para a Copa quanto o Flamengo.


Graças ao horário impróprio, só pude começar a assistir ao jogo quando o primeiro tempo já estava em seus 15 minutos finais. O Flamengo já perdia de 1x0 e tentava tomar a iniciativa do jogo, mas sem conseguir criar lances de perigo. O Fluminense esperava, marcava com facilidade, mas também não ameaçava na frente - um jogo bem chato. E no intervalo pude ver no replay que, em ao menos um lance, o Flamengo deu a Conca o espaço para partir com a bola dominada de frente pra defesa e levantar a cabeça para decidir o que fazer - um pecado que o Corinthians não cometeu em nenhum momento no último domingo e que pode ser mortal quando se enfrenta o Fluminense. Mais do que isso não posso comentar sobre o primeiro tempo - seria interessante ouvir a opinião de vocês.

Perdendo o jogo, Rogério decidiu colocar um atacante para fazer mais companhia a Vagner Love, um armador a mais para aumentar a criação no meio. Ambos não entraram mal; Ramon e Diego Maurício ao menos buscaram participar do jogo, embora principalmente o garoto tenha pecado pela afobação. O time até se tornou mais perigoso na frente e chegou a criar lances de perigo ao longo do segundo tempo, desperdiçados normalmente no momento do último passe.

Porém, por algum motivo difícil de se compreender, Rogério colocou o ofensivo e franzino Camacho para jogar recuado, como um segundo volante, e deixou o incompreensível Fernando mais à frente, como armador. Na prática, o Flamengo acabou quase que jogando com um a menos no meio-campo, mesmo antes da expulsão de Fernando (o lado bom: ele está suspenso pra próxima partida). E assim, quando o Fluminense avançava um pouco e buscava trocar passes, o Flamengo tinha imensa dificuldade de roubar a bola. Foi num momento como este, em que os tricolores mantinham a posse de bola por vários minutos seguidos, que saiu o 2x0, que basicamente definiu o jogo, mesmo tendo acontecido no início do segundo tempo. Com o tempo, novas "inovações táticas" foram surgindo, mas provavelmente não por ordem do técnico - como Léo Moura de meia armador ou, incrível!, David no ataque. No final, Bruno ainda bateu com perfeição uma falta sofrida por Vagner Love e diminuiu o placar, mas não havia tempo pra mais nada.

O Fluminense mostrou que, apesar do aproveitamento vir sendo baixo em termos de resultados, já é um time organizado. Foi tranquilo, não correu muitos riscos e fez o que precisava para vencer; se forçasse mais, poderiam ter conseguido um placar maior. Hoje, ainda contaram com uma bela atuação de Marquinho, jogador que sempre achei fraco, mas que soube aproveitar o espaço que o meio-campo rubro-negro deu para ajudar bastante Conca na armação das jogadas.



26/5/2010 - 19h30 - Fluminense 2 x 1 Flamengo
Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
Renda/público: R$ 410.535,00 / pagantes 14.496


Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ)
Auxiliares: Marco Aurélio S. Pessanha (RJ) e Ricardo M. F. De Almeida (RJ)

Cartões amarelos: Gum, Fulano (FLU); Léo Moura, David, Toró, Camacho, Ronaldo Angelin (FLA)
Cartões vermelhos: Fernando, 29'/2ºT (FLA)

Gols: Rodriguinho, 10'/1ºT (1-0); Conca, 10'/2ºT (2-0); Bruno, 45'/2ºT

Fluminense: Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho, Conca; Rodriguinho (Alan, 39'/2ºT), e Fred (André Lima, 41'/2ºT); Técnico: Muricy Ramalho

Flamengo: Bruno, Léo Moura, David, Ronaldo Angelin e Juan ; Rômulo (Ramon, Intervalo), Toró, Fernando, Guilherme Camacho, Vinícius Pacheco (Diego Maurício, Intervalo) e Vagner Love. Técnico: Rogério Lourenço

12 comentários:

HENRIN BUENO disse...

André...sabe pq a anta do Estagiário fez isto com o Camacho?...porque o infeliz nos juniores já cismava em recuar o cara para jogar de volante...o cara é do tipo teimosão-burrão entende?

Bosco Ferreira disse...

O Flamengo foi bombardeado sem passar do meio do campo até levar o gol do flô de laramjeiras.

Esse treinador é um louco.

Quem deve ter gostado muito é o marido da aquatica presidete do CRF pois ele é torcedor da flôr de laranjeiras.

Daqui para frente vai ser só isso: taca, taca, e muita taca.

Vamos torcer para não cairmos por que podemos terminar a rodada em décimo segundo.

Viva a Pat piscina! Viva!

Flora disse...

Na verdade o camacho nunca jogou de volante nos juniores, mas de terceiro homem do meio-campo.

E quem começou com essa historia foi o andrade. Nas poucas vezes que deu chance pro muleque foi colocando ele como volante. Mas realmente estranhei ele ter virado um volante la na metade do segundo tempo. Espero que isso tenha acontecido por desobendiencia tatica do time (tipo david indo pro ataque) e não por pedido do rogério, pq senão é o fim mesmo.

Flora disse...

Ops, é: "desobediência" .

Mayson disse...

"...mesmo antes da expulsão de Fernando (o lado bom: ele está suspenso pra próxima partida)." Acho que esse foi o momento mais comemorado no bar em que eu estava vendo o jogo, rsrs. E o comentário foi exatamente esse: "Não corremos o risco de ver o Fernando em campo contra o Grêmio".

André Amaral disse...

Realmente não entendi essa de segurar o Camacho e liberar Fernando, David, Angelin.

Teve uma vez que todos foram pro ataque, e o narrador falou que Camacho e Toró eram os últimos homens da nossa defesa...

Que loucura...

Anônimo disse...

é preciso ter muita calma nessa hora, companheiros rubro-negros.
o fluminense envolveu o flamengo até fazer o gol e continuou dominando o jogo.
flamengo virou da noite pro dia, de um time entrosado e vencedor num festival de passes errados e afobação. sem falar do que tem rolado fora de campo.
vamos ter paciência e aguardar. espero que os responsáveis tomem alguma atitude. pq a situação tá lamentável.

Joviano Caiado disse...

Patrícia está tentando trazer para o futebol práticas próprias de parlamento, isto é, "costurar acordos", "consultar base aliada", "montar comissões", etc. No futebol isso não funciona porque demanda tempo e empurra os problemas para a frente - "Deixa como está para ver como fica" - "vamos utilizar os meninos, se der certo - ponto prá gente. Se der errado a gente culpa o mercado, os empresários, os valores pedidos por jogadores top, o importante é não haver desgaste com a base aliada...". Ela está mais preocupada com a opinião e apoio dos dinossauros da base aliada do que com o estado do time e a opinião da torcida. A mudança de postura qto a contratações é muito conveniente para administrações indecisas, sem agilidade, o discurso passa a ser: "Nós trabalhamos em silêncio, nada vaza, ao contrário das diretorias anteriores.". Este comportamento é ótimo pq esconde as falhas de administração e a diretoria não fica obrigada a contratar ninguém. Não precisa citar nomes, basta dizer que estão tentando contratar jogadores top de linha, ou para compor elenco (estes, pelo amor de deus, não..), mas tem que dar alguma notícia para acalmar os sócios, a torcida, o técnico e os jogadores. Além do mais, a diretoria ao dizer que estão contratando, que estão em negociação, fica obrigada a se movimentar. O "silêncio" encobre muita coisa, inclusive incompetência, insegurança, comodismo, e, gera até mesmo o pensamento de que a Presidente não sabe nada de futebol, contratações,administração e/ou está pouco ligando para o carro chefe do clube pq sua real intenção é puramente política pessoal, uma carreira política na administração pública. Tudo o silêncio faz pensar. O Fla tem o maior patrocínio do futebol brasileiro atual. Tenho receio de que os patrocinadores recuem e não participem de engenharias financeiras em razão do comportamento administrativo pouco ágil da presidente. Temo pelo futuro do Flamengo com a atual diretoria. Estou muito preocupado pq no futebol não se pode deixar para renovar contrato no último segundo. A legislação esportiva favorece ações de gente esperta, aves de rapina. Lembrem-se do caso Bruno Paulo. Se o Fla vier a perder Bruno, Leo, Maldonado, Juan, Wagner Love, Willians, Toró, Vinícius, os jogadores mais experientes e a garotada promissora, não terá como repor no mesmo nível. Que Kleberson e Pet sigam seus caminhos, não me importo. Pet está mais para agente de jogador do que para atleta... descanse em paz. Kleberson acho que não tem mais jeito. Patrícia Amorim, se destruir o futebol, será elevada a condição de ídolo pelo pessoal da bocha e da natação. Tá feia a coisa.

Bosco Ferreira disse...

SR. ANÔNIMO;

Para ter o disparate de fazer um comentário desses só se fosse um ANÔNIMO COVARDE Mesmo.

É o tipo de comentário de quem não tem o menor respeito por ninguem, ou quer levar um direto no nariz.

Só pode ter sido feito OU por um marido tricolor, ou por um pseudo diretor de futebol do CRF, desses que dizem que o FLA era um estovo na vida deles e que não entendem patavina de futebol.

Se eu soubesse mesmo quem era esse gaiato covarde eu o empurrava para um mergulho na piscina, lá deve está a turma dele. Imbecil!

Mais respeito com a magnética!

André Monnerat disse...

Bosco, segura a onda, que este espaço não é pra isso não. "Direto no nariz"?!?

Releia o que o anônimo escreveu. Não tem nada demais. Diz que o time era vencedor e virou uma bagunça, critica o que acontece fora de campo e diz que espera que os responsáveis tomem uma atitude. Algo de errado?

Só não gosto disso de comentários anônimos. Mas o dele é educado e não tem nenhum disparate. Por favor, mantenha a calma e a civilidade, ok?

Anônimo disse...

O que vcs sentem ao ver Romulo e Fernando sendo escalados, enquanto Maldonado sequer fica no banco?

Sabemos o que vai acontecer: o Maldonado vai embora, e ficaremos com Romulos, Fernandos e afins. Isso se não contratarmos outro da estirpe.

/Marco

Joviano Caiado disse...

Com o discurso de fim-de-tarde do Helinho cheguei à conclusão que o Fla este ano vai perder todos os grandes jogadores, os mais caros. Administração Patrícia Amorim/Helinho vai deixar de gastar salários para reformar a parte social e o parque aquático, sonho de quem os elegeu. O time irá competir no Brasileirão para ficar na sulamericana, ou em posição que não seja obrigado a investir em jogadores. Pretendendo lutar por nada, só evitando o rebaixamento. Se conseguir alguma coisa irão capitalizar para a administração deles. Eles querem a reforma da parte social. Se conseguirem algum investimento para o ninho... tudo bem! Se formos rebaixados, a culpa será das administrações passadas, das dívidas, do Adriano e Wagner que não quiseram ficar "só por amor...", "A indisciplina estava demais", dirão como se a culpa não fosse deles."O Fla é superior a tudo, não pode ser refém de jogador". "Queremos transformar o Fla em empresa séria, sanear as finanças." Esquecendo Helinho e Patrícia que não existem clubes superavitários no mundo, nem na Espanha e na Itália. Todos devem a todos, em milhões de EUROS... há muitos anos. Entrem no Google e pesquisem a contabilidade dos clubes europeus. Grandes dívidas devem ser bem administradas, não são pagas na íntegra, se isto ocorrer, o patrimônio não conseguirá cobrir, ainda ficaremos devendo. Que não venha Helinho a convidar mais um investidor Israelita para passear no Rio e visitar o Morro da Viúva e depois deixar a conta, vejam só, do sal de fruta que ingeriu após o jantar no hotel 05 estrelas. Já estou achando que fiz mau negócio ao adquirir um título de sócio-proprietário. O Fla Futebol S/A nunca irá sair do papel. Pobres torcedores!... Enquanto isso... o marketing dos outros times, junto com os jornalões, irão faturar em cima das pesquisas e... tirar mais alguns milhões de torcedores do Fla...