Basquete: o Flamengo acabou dando mole

O Flamengo poderia estar voltando para o Rio de Janeiro em vantagem na final do Brasileiro de basquete, podendo decidir o título em casa. Mas a verdade é que, depois de um jogo duro e de uma grande reação no último quarto, o time entregou o jogo nos segundos finais com erros infantis.

No primeiro tempo, o Flamengo esteve bem coletivamente no ataque - infiltrando mais que o seu normal, jogando bem no garrafão, rodando a bola. Desta vez, no entanto, os arremessos de fora - tanto de Marcelinho quanto dos outros - não estavam caindo. Foi mesmo com o trabalho coletivo que o time conseguiu se manter no jogo e encerrar a primeira metade do jogo a apenas 4 pontos do Universo.

No terceiro quarto, o time foi muito mal em boa parte do tempo, chegou a ficar mais de 10 pontos atrás, mas conseguiu uma pequena recuperação antes do intervalo para voltar pro jogo. E no último quarto, se Marcelinho realmente não estava inspirado, foi seu irmão Duda quem chamou a reponsabilidade e liderou a recuperação com uma sequência de incríveis arremessos de 3. Eis que, faltando 40 segundos pra partida acabar, o Universo errou seu arremesso, o Flamengo pegou o rebote e, com a posse de bola e 1 ponto à frente, ficou em ótima situação pra vencer o jogo. E aí...

E aí que Hélio voltou do campo de ataque para o de defesa com a bola, devolvendo a posse ao Universo de maneira infantil. O time de Brasília conseguiu uma falta, empatou o jogo convertendo o primeiro lance livre, mas errou o segundo - e o Flamengo conseguiu errar na proteção do garrafão e deixar o adversário pegar o rebote no lance livre, devolvendo novamente a bola. Mais uma falta, mais dois lances livres e o Brasília ficou à frente.

Jefferson ainda colocou o Flamengo à frente com um arremesso de três - pra mim, precipitado, com ainda 14 segundos para o fim do jogo, quando Chupeta havia dito em seu pedido de tempo para o time esperar os últimos 10 segundos para definir o lance. O Brasília pôde cavar mais uma falta, passar novamente à frente e acabou vitorioso, por apenas 1 ponto.

Foi um jogaço-aço-aço, que acabou lamentavelmente com uma confusão entre os jogadores do Flamengo e torcedores do Universo que invadiram a quadra. Houve torcedor machucado, jogador rubro-negro sangrando, cenas realmente feias. O presidente da Liga Nacional de Basquete acabou declarando que "tomaria as medidas cabíveis" para que isso não se repetisse. Vamos esperar pra ver se alguma punição pode ser dada ao time do Distrito Federal, que pode definir a série em sua casa se o Flamengo conseguir vencer o jogo de quinta, na HSBC Arena.

3 comentários:

André Amaral disse...

Foi um jogaço, sem dúvidas sensacional!

Os erros no final fora lamentáveis, e ainda teve aquele rebote depois do lance livre que o Guilherme pegou e ainda sofreu falta.

Valeu pela garra, e agora é invadir a Arena e apoiar esse time!

Paulo Monnerat disse...

Maior coisa de garoto esse mole dado no final...o camarada nem reparou na hora que tinha voltado meia quadra...coisa de quem não tá 100% ligado no jogo. Uma pena porque a reação realmente foi sensacional, Duda tava esculachando!

Vamo ver que sorte a gente vai ter aqui no Rio agora que vai ser dureza!

Abraço!

André Monnerat disse...

Pois é, André, eu citei esse lance livre que deixaram pegar rebote. Foram dois moles seguidos, infantis mesmo, justo na hora que o time tinha passado na frente.