Meu personagem da semana: Rogério Lourenço*

* Texto da coluna da semana para o FlamengoRJ

Hoje foram publicadas as primeiras declarações de Andrade após sua saída do Flamengo. E ele admitiu apenas um grande erro em seu trabalho neste ano: não ter priorizado a Libertadores.

Bem, este erro Rogério Lourenço, que viu cair em seu colo a oportunidade de dirigir o Flamengo num inédito confronto de mata-mata internacional entre as duas maiores torcidas do país, não poderá repetir. Afinal, é bastante possível que só dirija o Flamengo em partidas da Libertadores. Mas Andrade cometeu outros erros, além deste que reconheceu. E estes outros, o novo treinador rubro-negro poderia tentar não repetir.

Não vou nem entrar na administração dos problemas extra-campo de seus jogadores, que Andrade considerou - com razão - que eram mais de responsabilidade da diretoria. Mas sim nas questões de jogo mesmo: Andrade, este ano, não soube ler bem o elenco que tinha à disposição, nem administrá-lo para chegar aos momentos decisivos do semestre com o time montado e seus melhores jogadores nas melhores condições possíveis. Por exemplo: por muito tempo, ele pareceu acreditar que Vinícius Pacheco poderia ser a solução para a criação no meio-campo. Era óbvio que, quando os jogos fossem realmente à vera, isso não ia funcionar. E nenhuma das outras tentativas que ele passou a fazer, quando isso ficou claro também para ele, foram muito animadoras.

E isto inclui a formação que, dizem, Rogério mandará a campo amanhã. Assim como Andrade tentou seguidas vezes, ele pode colocar três volantes em campo, imaginando que Willians possa fazer também o papel de um meia mais avançado - algo que funcionou pouco até mesmo no ano passado, e agora fica ainda pior sem Petkovic em campo. Ainda tirou da cartola Rômulo, que não joga de titular desde 2007, provavelmente com a intenção de aumentar a altura de sua defesa (embora as notícias deem conta de que ele não irá jogar como zagueiro para liberar os alas, e sim como volante mesmo). Me parece uma opção ao menos melhor que Toró, mas não é exatamente animador.

Reparem: o único meia ofensivo escalado é Michael. Torçamos para que ele me surpreenda incrivelmente, mas o cara não é armador, nem mostrou em lugar nenhum futebol do tamanho desta responsabilidade. Longe disso. Até posso esperar algo dele enquanto jogar aberto, tentando dribles pelas pontas - nunca como um verdadeiro meia.

E aí eu fico me perguntando: o que acontece na Gávea para que, jogo após jogo, eu olhe a escalação do meio-campo reserva do Flamengo e o ache melhor que o titular? Se a escalação divulgada ontem se confirmar, o Flamengo terá Maldonado, Rômulo, Willians e Michael em campo, enquanto Lenon, Kléberson, Fierro e Petkovic ficarão de fora. Olha: era capaz de eu escalar este meio-campo reserva quase inteiro, só trocando Lenon por Maldonado.

A esta altura, Rogério (um zagueiro que se destacava não só pelo chute forte, mas também pela personalidade que o levou a assumir a braçadeira de capitão do time, que lhe caía bem melhor do que no seu atual dono) já tem em sua cabeça o que irá fazer amanhã. Eu só posso torcer de fora para que meu personagem da semana seja esperto o bastante para ter aprendido algo com os erros de seu antecessor.



* * * * * * * * * * * * *


Inacreditável a repercussão do "empate" entre as torcidas de Corinthians e Flamengo, segundo pesquisa recente do DataFolha. Pessoas, ignorem as manchetes sensacionalistas: houve uma movimentação dentro da margem de erro, como sempre aconteceu nos últimos 20 anos nas pesquisas deste mesmo instituto. Qualquer análise dos números além disso é presepada pura.

6 comentários:

Marcelo Mattos disse...

A defesa do time em 2010 está uma água. Por isso até entendo a decisão do Rogério escalando o Rômulo. Vai tentar marcar em cima Dentinho e Danilo e deixar os dois zagueiros cuidando do Ronaldo.

Acho que para ao longo do ano o time pode até voltar a jogar com 2 meias, formando um quadrado. Aposto no Ramon junto com o Michael. Talvez seja a última esperança, pois Fierro não emplacou, Pacheco é fogo de palha e o Kleberson nem meia é.

Tá certo que nenhum dos três tem as características e o talento do Pet, mas pelas condições físicas do gringo acho muito difícil que ele volte a ser escalado como titular, principalmente enquanto a gente tiver dois atacantes com características semelhantes que ficam lá na frente esperando a bola. Em 2009 era só o Adriano e o Petkovic tinha total liberdade, pois Zé Roberto e Williams fechavam o meio-campo. Queria ver o gringo voltar com aquela humildade de 2009, pois se ele aceitar ser banco ainda terá muito a contribuir em 2010 e até 2011.

Pedro disse...

Acho interessante a escalação do Rômulo. Além do quê, era óbvio que um treinador chegando nessa roubada não ia jogar o time pra frente... Assim, trazer o Rômulo no lugar do Toró está de bom tamanho.
Quanto ao meio-campo reserva ser melhor que o titular: não mesmo; apenas o Petkovic, que talvez merecesse de fato a vaga do Michael.
Os outros, Klebérson, Toró e Lenon são reservas razoáveis.
Acho que o esquema com o Williams mais solto já funcionou e pode funcionar muito bem sim; além disso, o Michael é bom de bola. Um pouco presepeiro, mas pode desencantar; tem muita habilidade, e dribles curtos interessantes.
Vamos Flamengo!

Flávio disse...

O problema é a ausência do Pet. Não tenho dúvida alguma que o Andrade levou o Flamengo ao título de 2009 quando trocou as jogadas dos laterais pelas jogadas do Pet.
Juan e Leo Moura são excelentes laterais. Seriam titulares em qualquer time do Brasil. O problema é que essa jogada ficou totalmente manjada.
Quem pode fazer a diferença é o Pet e isso vai acontecer hoje. Tenho certeza que o Pet vai entrar no segundo tempo e vamos vencer graças a ele.

Marcelo Mattos disse...

Queria poder confiar tanto assim no Pet.

Essa mesma esperança (a de que ele possa entrar e fazer a diferença) eu tenho tido nos principais jogos do ano e até agora nada.

O gringo caiu de rendimento, acarretado pelo seu atraso no início da pré-temporada, pelos problemas extracampo (a pisada na bola dele no Fla x Flu) e pela mudança de esquema.

Sem falar que, se 10 anos atrás, ele já não conseguia manter uma regularidade, imagina agora...

Às vezes, irrita um pouco essa idolatria exagerada por parte da torcida, ignorando esses fatos. Mesmo em 2001, quando fez o gol do Tri, ninguém lembra que ele esquentou o banco durante toda a campanha da Taça GB, que vencemos com o gol do Cássio, de pênalti.

É um jogador diferenciado, decisivo, mas infelizmente não é regular. Vive de fases esporádicas. Felizmente uma dessas fases, cada vez mais raras nos últimos anos de carreira dele, colaborou para o nosso Hexa.

Marcos Monnerat disse...

Esse meio reserva é muito melhor do que o titular. Analisando homem a homem Maldonado ganha do Lenon; Rômulo perde do Kléberson; Willians no máximo empata com o Fierro; e o Pet, perneta, é 10000000 vezes melhor que o Michael.

O Kléberson e o Pet devem estar muito revoltados de esquentar banco pra essas bombas que andam jogando.

=Beto= disse...

O time tinha que ser:

Bruno

David / Fabricio (Angelin)

Leo Moura / Ruan

Maldonado / Willians

Pet / Vinicius Pacheco(Michael)

Adriano / Vagner Love

(entre parentes é o que eu considero a mesma merda)