La U na expectativa pelo jogo - se é que vai ter jogo

A chuva aperta lá fora enquanto escrevo e aumentam as possibilidades do jogo de amanhã, entre Flamengo e Universidad de Chile, seja adiado. Pela falta de datas no calendário, e pelos chilenos já estarem no Brasil, o mais provável seria que transferissem para o dia seguinte, quinta-feira. Mas a Conmebol já se manifestou na intenção de que se mantenha a data do jogo.

Se não houver condições, com toda esta tragédia no Rio, não vai haver jeito. Mas há complicações para a mudança. Não só é ruim para a TV - e a TV sempre apita, e por isso vai pressionar para que não se tome uma decisão precipitada neste sentido -, como é ruim para o calendário de La U, que já enfrentaria a partir de amanhã uma maratona de jogos: depois do confronto com o Flamengo, pegam o Cobreloa no sábado, pelo campeonato chileno, e o Caracas, na Venezuela, terça-feira. O técnico Gerardo Pelusso já reclamou publicamente em entrevista da falta de consideração da Federação Chilena com os clubes do país que estão na Libertadores.

Torcedores chilenos recebem as notícias das chuvas do Rio e têm diversas reações. Os que imaginam que o jogo pudesse ser adiado para uma data mais pra frente acham até bom; outros acreditam que seria um problema a mudança de programação do time. Há patetas que veem na possibilidade algum "medo" dos brasileiros ("não há em todo o Rio de Janeiro outro estádio?"). E há os que enxergam uma possível vantagem em um jogo com campo enlameado, que favoreceria o jogo aéreo para o grandalhão Olivera.

* * * * * * * * * * *

O clima no Chile é de confiança. No site oficial, 55% dos 57 mil votos de uma enquete apontam que o time terminará o grupo em primeiro. Nas entrevistas e nos fóruns de torcedores, o discurso é de respeito ao Flamengo e seus jogadores de renome internacional, mas "nada de medo". A vitória no jogo de ida é muito lembrada para se afirmar que "si se puede". E torcedores leem orgulhosos por lá as entrevistas de Andrade falando bem do possível adversário de amanhã.

A verdade é que La U vem mesmo em grande fase. Ainda está invicta em 2010 e, além de líder do grupo na Libertadores, também está na frente no Campeonato Chileno, com 5 pontos de vantagem. Vejam só este depoimento no fórum chileazul.cl:

Hace mucho tiempo que no me ilusionaba con una U en un torneo internacional, desde el 96 (equipazo).
Despues de 14 años, vuelve esa ilusion, con un gran equipo, ojala en este partido lo ratifiquen, y esta ves logremos levantar la Copa Libertadores.
No último jogo, contra o Unión Española (vitória por 4x3), mostrou qualidade no ataque, mas defeitos na defesa que eles veem como costumeiros, principalmente pelas laterais. Pode ser o caminho para a vitória rubro-negra. O time deve enfrentar o Flamengo com a mesma escalação desta partida, seguindo com o desfalque do meia Estrada, que está contundido.

* * * * * * * * * * *

E deem uma olhada na piadinha que surgiu no fórum deles, graças à vitória lá no Chile:



Um comentário:

Freire disse...

Com ou sem Adriano, amanhã ou na quinta-feira, é bom o Flamengo não bobear. A confiança dos torcedores da La U é totalmente justificável: além da liderança do Campeonato Chileno, o Flamengo não jogou nada no jogo de ida.