Estadual 2010 - Taça Rio - Final - Botafogo 2 x 1 Flamengo

Bem - se o time depois da derrota de quarta saiu-se com o discurso de que era hora de "colocar a cabeça na decisão de domingo", com certeza agora voltaremos ao "a Libertadores é o mais importante, temos mais um jogo pela frente". Infelizmente, independente de prioridades, o Flamengo este ano ainda não jogou futebol que convencesse em nenhuma de suas duas competições. E, hoje, encerrou sua participação em uma delas.

Andrade voltou a escalar o time no mesmo esquema que não deu certo nos últimos jogos. Sofreu um gol e mostrou que não estava satisfeito, ao mudar o time com 20 minutos do primeiro tempo, tirando um volante. Melhorou alguma coisa, mas não foi o suficiente.

E o Botafogo saiu vencedor, correndo muito, vibrando muito, jogando no seu limite. Mesmo no limite, ganhou graças a dois pênaltis ganhos de graça, cobrados por jogadores que devem ter lido o guia GloboEsporte Como Fazer Gol No Bruno - como o site mostrou, bastava cobrar no meio do gol. As únicas outras chances verdadeiras de gol que teve, no segundo tempo, foram graças a falhas grosseiras de Bruno.

Não que o Flamengo merecesse sorte melhor. Não mesmo. Conseguiu pressionar razoavelmente nos dois momentos em que esteve atrás do placar, mas sem jogar realmente bem - principalmente no primeiro tempo. No segundo, na base do coração e do abafa, com o Botafogo todo recuado, as chances até apareceram. Mas foi a vez do goleiro-herói aparecer do outro lado, inclusive pegando um pênalti de Adriano.

Adriano disse antes, em entrevista, que a responsabilidade de uma possível derrota deveria cair sobre seus ombros. Ele vai agora aguentar mesmo seu quinhão de responsabilidade - mas não deve ser sozinho. Muita gente vem brincando com o Flamengo neste início de ano, agindo com a cabeça em tudo, menos no que é melhor para o time e para o clube. E por isso Petkovic, o único no banco que poderia mudar em algo o andamento do jogo, só entrou quando faltavam 5 minutos para o seu final, vendo até Fierro entrar na sua frente pra tentar alguma coisa. Se é pra agir assim, que sejam honestos: o cara está fora, nem vai pro jogo, não precisa ninguém fazer papel de bobo. Não dá pra dizer que o resultado fosse ser diferente se ele tivesse entrado antes; mas foi só um sintoma de como as coisas estão confusas - pra ser gentil - na cabeça de todo mundo na Gávea.

Enfim: o importante é mesmo a Libertadores, e quarta tem jogo. Mas foram muitos episódios ao longo da semana - em campo e fora dele, culminando com a partida de hoje - que mostraram que há muito o que mudar.

O Botafogo campeão, com méritos, fica pra outro texto.

13 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo o que estão fazendo com o Pet no Flamengo. O cara não pode mais jogar pq o Bruno bateu nele? E olha que naquele jogo ele era o melhor do time, com o lançamento pro Willians e um chute que o goleiro defendeu, os dois melhores lances enquanto ele esteve em campo.
No Flamengo, todos podem fazer o que quiser. Pode sair pra festa, pode bater em outro jogador no vestiário...Mas o Pet não pode fazer nada.
Acho que o Flamengo até se classifica para a próxima fase da Libertadores, mas com o time assim não dá. Pet tem que jogar.

Anônimo disse...

Ficou bem claro nos últimos jogos a falta de criação qdo Pet não está em campo. Maldonado não está em forma. A zaga c/ Fabrício e David tb é mais forte. A escalação de Rodrigo Alvim foi errada, Michael seria melhor opção, quem não lembra de Everton como rendeu bem em 2009? Perdemos as subidas de Juan nesse jogo e só qdo Vínicios Pacheco caiu pela esquerda é que as jogadas saíram. Léo jogou no sacrifício e acho que perdemos mais um para esta quarta, pois o Marcos Braz não quer Pet em campo e aí corremos o risco de perder tb a Libertadores.
Andrade tem que resgatar a moral do grupo c/ uma grande vitória contra o Caracas.

Anônimo disse...

Esse Bruno tem que sair. Ele é um bossal, criador de caso e manda no plantel. Uma liderança negativa.

O Andrade vai sair quarta depois do jogo. Querem apostar? Ele é um pal mandado do Bruno e do Brás. Um clube sem uma diretoria de futebol onde toda responsabilidade disciplinar é jogada pela diretoria na mão do pau mandado Andrade, é querer mesmo que o cara entregue os pontos. É querer mandar o cara embora. Mas antes de sair queimar o Pet.

Se sair vão atrás do Papai Joel. Só que sem diretoria de futebol nem o Telê se vivo estivesse não resolveria.

Fernando Almenara disse...

O Flamengo jogou melhor. Até mereceria a vitória. Mereceria... Se não fossem esses 2 penaltis imbecis cometidos por dois jogadores experientes. Pelo amor de Deus. Onde o Angelim e o Maldonado estavam com a cabeça.... Como diria um amigo meu: "...esses caras deveriam ganhar salário mínimo... hehe".

A gente estava na esperança q com o Maldonado o setor defensivo iria melhorar e não melhorou. Ano passado ele jogou somente 12 jogos pelo Flamengo. Ele mesmo disse q achou estranho tanta expectativa para quem jogou tão pouco.

Ainda falando do setor defensivo. Não sei o q o Andrade pode fazer para o Flamengo parar de tomar tantos gols bestas. Talvez um tratamento de choque!!! A culpa não é do esquema tático e nem do coletivo. Os jogadores estão cometendo falhas individuais gritantes!!

Com relação ao Pet, não sei se o Andrade está errado em deixa-lo no banco. Ele realmente não vem jogando tão bem esse ano. Sem o Pet do ano passado o setor de criação do Flamengo não passa de mediano, ainda por cima jogando só com 1 jogador de criação, fica pior ainda a coisa!!

No ataque, Love é raça pura e dá gosto de ver ele jogando. É o tipo de jogador q mesmo jogando mal a gente respeita. Em compensação, o Adriano quase não tem jogado e quando jogou não demonstrou muita disposição. É claro q ele tem grande poder de decisão, mas pode render muito mais.

Podemos concluir então q o Flamengo desse ano sente falta dos seus 2 principais jogadores do ano passado, Pet e Adriano. Juntando a isso a quantidade de "panes" q o setor defensito tem cometido... temos muito o que melhorar!!

Abraço a todos!!

Filipe Quintans disse...

Eu, como sempre, mesmo sem comentar aqui, endosso a opinião de Monnerat. Nos resta a libertadores. E se quarta (e quinta!) tudo não sair conforme o planejado, começa nossa Cruzada rubro-negra no Brasileiro.

Bosco Ferreira disse...

Ouví ontem o Marcio Guedes afirmar que a Patrícia Amorim já disse que se pedesse o carioca e se desclassificasse na LA na quarta-feira, mudaria todo o futebol do CRF na quinta.

Por que esperar pela desgraça se podemos evitá-la antes?

O CRF está uma bagunça que eu nunca tinha visto antes nem quando jogavamos para não cair.

O clube não tem um esquema. E como montar um esquema se ninguem corre, ninguem treina. Quem marca os treinos é o grupo das estrelas chefiado pelo Bruno. Até os problemas disciplinares causados pelos donos do time, que são muitos e diarios, são empurrados para o treinador resolver.

Onde já se viu isso?

Primeiro troca-se o DF e esperaria para na quarta trocar ou não o Andrade.

Se eu fosse ela amanheceria hoje anunciando o Papai Joel e um diretor de futebol que realmente dirigisse com a disciplina que esse atual momento do CRF exige.

O fato do Brás ter sido o diretor de futebol do Delair Hexa campeão, não o credencia a continuar depois de toda essa confusão que vem acontecendo com ele desde Dezembro último prejudicando ao time e ao treinador.

vôo do urubu disse...

Postagem na medida. Muito bom.

Ainda, saudações rubronegras.

Murdock disse...

Colocar o Pet com 39 minutos do segundo tempo é o mesmo que dizer "Tu não é o bom? Então vai lá e resolve"

Marcos André Lessa disse...

André, a presidente e os dirigentes de futebol já ameaçam acabar com a onda de privilégios na Gávea. Muricy está desempregado e já cantou a pedra q gostaria de treinar o Fla. Será que...?

Anônimo disse...

O Flamengo jogou mal e mereceu a derrota. O Adriano não sabe diferenciar problema pessoal de profissional e não ofereceu nada ao time. Adriano, Pet e Andrade estão passando da hora de sair. O Pet não faz nenhum esforço mais, não quer jogar mais no Flamengo e fica fazendo corpo mole. Não sei se esse time tem competência pra ganhar nem do Caracas, mas se passar da primeira fase da libertadores para continuar com esse joguinho rídiculo é melhor nem seguir em frente. A maior torcida do Brasil não merece essa vergonha!!!

lussiannosousa disse...

Bosco Ferreira

Eu acho que ela fez o que tinha de fazer. Deu crédito aos caras que ganharam o brasileiro depois de 17 anos. Tô com ela e não abro, não era hora de mudar nada. Mas com derrotas, a torcida pede mudanças, providencias, aí sim, ela faz o que disse na campanha. Eu espero...

Joao Pedro Mota disse...

3 volantes no Flamengo é um absurdo. E o pior é que mesmo com 3 volantes a zaga continua falhando. O Andrade está perdido no comando, não sabe como escalar o time. Quem comanda o time hoje são os jogadores, principalmente o Bruno. Ele que manda ali, escolhe quando treina e tudo mais. Tem que baixar a bola dele. Acha que é ídolo e capitão então pode mandar em tudo. Quase fez merda ontem, em um drible no Caio.
E a culpa ainda é do Pet. Manda o Bruno bater no Adriano agora, quero ver. Ele jogou com raça né? Bateu bem o penalty? O Pet é que faz corpo mole? Realmente ele não está tão bem quanto o ano passado, mas merece ser o titular com mais algum meia por ali(Kleberson seria o melhor SE estivesse jogando bem. Ibson seria ótimo..No elenco acho melhor o Michael). Tem que arrumar essa defesa também. Alvaro acha que é lider do elenco e nao joga porra nenhuma, muito lento.
O time está completamente diferente do ano passado, mesmo com poucos jogadores diferentes.

Flora disse...

Essa é incrivel. Saiu no globoesporte.com:

-Álvaro, que ficou fora da partida deste domingo, foi o mais contundente ao cobrar Pet. Vagner Love e Bruno o apoiaram.

- Seus problemas pessoais estão afetando o time em campo - disse o zagueiro.

Acuado, Pet se defendeu e lembrou a desavença dele com o vice de futebol Marcos Braz:

- Não tenho problemas com o grupo. Meu problema é com a instituição.

Adriano pouco se meteu no papo. Andrade também preferiu observar. Em momento algum, Bruno pediu desculpas pela agressão. A postura hostil contra o sérvio não agrada a todo o grupo. A liderança que Álvaro quer impor, por exemplo, é vista como maléfica por diversos atletas.

- Colocam muita "pilha" errada e alguns jogadores caem. O grupo nunca esteve tão rachado - disse um dos atletas que participaram da reunião.
* * *

A diretoria julga que faltou lealdade ao treinador(sic). Ele tinha todo o respaldo do grupo e dos dirigentes para afastar definitivamente Petkovic dos jogos. Não o fez e perdeu o moral com comandados e comandantes.

* * *

Realmente, tá claro como funiona o esquema na Gávea. E pra tirar o deles na reta estão querendo jogar a culpa toda no andrade e no pet. E muita gente tá caindo.