Taça Libertadores da América 2010 - 1a. fase - 2a. rodada - Caracas 1 x 3 Flamengo

Segundo jogo na Libertadores, segunda expulsão, segundo perrengue, segunda vitória. Se for assim até o final, ninguém vai reclamar, claro. Mas deu pra ver que o time tem talentos para decidir partidas e ir bem na competição, mas precisa não só ter os jogadores com a cabeça no lugar como se acertar coletivamente.

A verdade é que, na maior parte do tempo, o time não jogou bem. De cara, deu pra ver que o empate era mesmo considerado um bom resultado só pela lentidão de Bruno para repor a bola em jogo desde os primeiros minutos. Com a bola, o time saía lentamente para o ataque e errava passes demais na transição, especialmente com seus volantes Toró e Fernando - o que fazia com que a bola chegasse pouco ao trio ofensivo formado por Pet, Pacheco e Love. E, quando ela chegava lá, só acontecia alguma coisa quando Petkovic participava da jogada; Love esteve muito isolado e mal pegou na bola no primeiro tempo e Vinícius errou basicamente tudo o que tentou.

Tudo isso seria menos grave se o time ao menos estivesse sólido na defesa - o que não foi bem o caso. Em ambos os tempos, houve uma enorme dificuldade para marcar as tabelas (aquele famoso 1-2, jogadinha bem básica) que o Caracas tentava pelas laterais do campo. No primeiro tempo, era sempre pela esquerda, por onde criaram diversas jogadas de perigo, embora com poucas conclusões; no segundo, trocaram de lado e conseguiram pela direita um gol e a expulsão boba de Toró.

Mas o Flamengo teve a felicidade de ver a categoria de seus jogadores aparecer nos momentos mais difíceis do jogo. No primeiro tempo, na hora em que os lances perigosos pelo lado esquerdo de sua defesa eram mais frequentes, Petkovic criou o lance do pênalti que deu no primeiro gol; no segundo tempo, após o empate do Caracas e com um jogador a menos, Kléberson resolveu se aproximar de Love e usar uma grande qualidade sua - a maneira como consegue vir de trás e ultrapassar a linha da bola para receber na frente e pegar a defesa adversária desprevenida - para puxar dois contra-ataques seguidos. No primeiro, recebeu de Vagner e colocou uma bola no travessão; no segundo, retribuiu o presente e Love fez o segundo gol. Até ali, sem Petkovic em campo e com Pacheco apagadaço, o Flamengo mal havia passado do meio do campo no segundo tempo.

Daí pra frente, o time ficou recuado, passando perrengue para segurar a vitória. A defesa bateu cabeça em diversas bolas pelo meio da área, mas sempre apareceu um pé salvador na última hora ou uma defesa providencial de Bruno - que poderia ter fechado melhor o ângulo no lance do gol do Caracas, mas apareceu muito bem dali pra frente. No finzinho, com os venezuelanos indo pra cima de qualquer jeito, os espaços para o contra-ataque apareceram mais. Mesmo antes do gol de Rodrigo Alvim - que entrou bem e foi premiado pela raça -, o Flamengo já havia tido oportunidade de ampliar.

Quarta que vem tem mais, e o time pode ter de volta Adriano, Maldonado e Willians. Andrade vai poder usar o time que imagina titular para deixar uma classificação tranquila bem encaminhada.



10/3/2009 - 21h50 - Caracas 1 x 3 Flamengo
Estádio Olímpico - Caracas, Venezuela

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Eduardo Díaz e Rafael Díaz (COL)
Cartões Amarelos: Valoyes, Romero, Castellín (CAR), Toró, Bruno (FLA)
Cartões Vermelhos: Toró, 8'/2ºT (FLA)

Gols : Vagner Love, 35'/2ºT (0-1); Castellín, 19'/2ºT (1-1); Vagner Love, 29/2ºT (1-2); Rodrigo Alvim, 47/2ºT (3-1)

Caracas: Vega, Romero (Prieto, 10'/2ºT), Bustamante, Alejandro Cichero, Gabriel Cichero; Lucena, Jiménez, Gómez (Gonzales, 34'/2ºT), Guerra; Castellín (Aristeguieta, 32'/2ºT) e Valoyes. Técnico: Noel Sanvicente.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Fernando (Rodrigo Alvim, 9'/2ºT), Kleberson e Petkovic (Ronaldo Angelim, 14'/2ºT); Vinícius Pacheco (Fierro, 36'/2ºT) e Vagner Love. Técnico: Andrade.

4 comentários:

Flora disse...

pacheco mal demais no jogo. uma coisa é estadual e outra é libertadores. é bom pra quem ja dizia que o pet podia ir embora.

e o kleberson foi maaalll demais. era froxo na marcação, sempre longe. e quando a bola chegava nele era passes ou dada bobeadas ridiculas e perdiamos a bola.
a sorte dele é q nos ultimos minutos de jogo conseguiu fazer algo relevante. mas se jogar sempre assim não da não

o pet é mto estranho. quando pegava na bola geralmente fazia algo diferente, criava jogadas. mas a questão é que ele não participou mto. se movimentava pouco. parecia pouco interessado na partida. parece mesmo que perdeu o tesão de jogar no Fla. enfim, espero que estea errada e ele vire um jogador mais vibrante.

Marcelo disse...

uma vitória na quarta que vem já coloca o Fla cinco pontos na frente do segundo colocado, faltando 3 rodadas, com 2 jogos no Maracanã.

depois de um jogo como esse e de mais 6h de viagem, seria hora de
privilegiar o que realmente importa, ainda mais que o Universidad do Chile é
nosso principal adversário na chave, mas essa diretoria é cagona demais.

era pra entrar contra o Vasco com:

Marcelo Lomba

Everton Silva
David
Angelim
Rodrigo Alvim

Williams (Maldonado entrando no segundo tempo)
Toró
Ramon
Michael
Fierro (Petkovic)

Adriano

tem que tirar a zaga toda mais o Love... se duvidar ganha do Vasco com esse time aí...

Paulo Sales disse...

Gostei da atuação de Vagner Love e do seu comprometimento com o jogo. Foi importante na marcação e certeiro nas finalizações. Mas estamos sentindo muita falta de Maldonado e de um meia criativo e participativo, algo que Pet infelizmente está deixando de ser. E Rodrigo Alvin me parece mais jogador do que Fernando.

Anônimo disse...

André, achei que vc foi muito "amigo" dessa vez. Pra mim foi uma das piores atuações do Flamengo em muito tempo, chegou a lembrar aquele jogo medonho contra o Defensor. Esse Caracas faz frente com o Naviraiense, não com o Flamengo. E chegamos a tomar pressão.

Pior ainda: o time não conseguia acertar o mínimo do meio pra frente. Pet sumia, V. Pacheco fazia sua pior partida no ano. Fernando é uma calamidade (os gols realmente mascaram MUITO seu mau posicionamento e erros constantes de passes).

Ainda pior, o Andrade coloca mais um zagueiro -- no pior estilo Caio Junior. Punição perfeita logo a seguir, com o empate.

Enfim, esse jogo o Flamengo não merecia. E venceu por 3-0!

Marco