A expectativa na Venezuela para Caracas x Flamengo

A gente sabe que, na Venezuela, o futebol não é o principal esporte do país. Mesmo assim, o jogo por lá está sendo levado bastante a sério.

Os ingressos todos, por exemplo, já foram vendidos: o Estádio Olímpico receberá 22 mil pessoas. O Caracas tem usado o estádio como sua casa durante as obras do seu Cocrodilo Sports Park, que tinha capacidade para apenas 3.500 pessoas e está sendo ampliado para 6 mil.

A partida é notícia nos portais de lá, sendo o destaque esportivo principal em alguns. Todas as matérias trazem como principal informação sobre a ida do Flamengo à Venezuela a ausência de Adriano, citando sempre as causas: problemas de alcoolismo, excesso de peso, falta a treinos. O discurso do time é que, mesmo acreditando que o Flamengo é forte até sem o Imperador, irão em busca da vitória.

No site oficial do Caracas, falam sobre o que a imprensa brasileira tem escrito sobre sua equipe - mas destacam que "não se encontram tantas notícias assim sobre a partida, pois as atenções se voltaram todas para os problemas de Adriano".


* * * * * * * * * * * * *

Não é só a venda antecipada de todos os ingressos que mostra a importância que dão ao jogo por lá. Se o Flamengo não teve Kléberson e Adriano contra o Resende, o Caracas jogou com apenas um titular - o zagueiro Bustamante - em seu jogo no fim de semana pelo Campeonato Venezuelano. Mesmo assim, venceram e seguem líderes invictos do campeonato, após sete rodadas.

"Los Rojos del Ávila" já conquistaram o título no ano passado e são mesmo os grande bichos-papões por lá - venceram 6 dos últimos 10 campeonatos. Na Libertadores passada, passaram da fase de grupos em primeiro, batendo Chivas Guadalajara, Lanus e Éverton (Chile), eliminaram o Deportivo Cuenca nas oitavas (goleando por 4x0 em seu estádio) e caíram nas quartas diante do Grêmio, após dois empates (1x1 em Caracas, 0x0 em Porto Alegre). Pela competição, da qual são participantes assíduos (ficaram de fora pela última vez em 2003), estão há 12 jogos invictos como mandante; a última derrota foi em 2006, para o São Paulo. Ou seja: a Venezuela pode não ser nenhum grande centro do futebol, mas este time não deve ser tão bobo assim.

Por lá, a imprensa destaca o caráter decisivo da partida e diz que o precisam da vitória. A aposta para chegar lá é na velocidade dos meias Guerra e Gomez e do atacante Valoyez. Graças a contusões, o time joga desfalcado de seu capitão, o meia Luiz 'Pájaro" Vera, além do zagueiro Rey e do meia argentino Figueroa.


* * * * * * * * * * * * *

Apesar do tanto que estão levando a partida a sério e de saberem tudo sobre o affair Adriano, os venezuelanos não devem conhecer o Flamengo tão bem assim. Afinal, na matéria que o site oficial do Caracas publicou sobre o seu adversário, destacam como maiores estrelas do time Vagner Love e... Rodrigo Alvim ("um dos jogadores mais importantes do Belenenses, participando na volta do time a competições da UEFA em 2007 e 2008").

Um comentário:

Alan disse...

E ainda acham que o Júnior era Lateral Direito. Lamentável...