O time do Flamengo para o jogo de hoje

Bruno, Léo Moura, Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Fernando, Willians e Fierro; Vinícius Pacheco e Vagner Love. Taí o time escalado por Andrade para enfrentar o Madureira, daqui a pouco, no Maracanã.

Com a barração de Mezenga, as matérias todas falaram na nova dupla de ataque, formada por Pacheco e Love, com Fierro entrando na armação no meio-campo. Mas não acho que vá ser bem por aí.

Andrade sabe que Fierro nunca rendeu no Flamengo como meia-armador. Seus melhores momentos são mesmo jogando aberto pela direita, e o próprio técnico falou disso em entrevistas; deve ser por aí que ele vai mesmo jogar. Vinícius, segundo o técnico, jogará com liberdade do meio para a frente, podendo se deslocar por todos os setores; porém, se não ficar mais pela esquerda, o time vai ficar torto. Me parece que o time terá um posicionamento inspirado no de 2009, com Fierro fazendo a função que era de Willians e Pacheco na de Zé Roberto, um de cada lado apoiando Love no ataque.

Mas há uma diferença grande aí: Petkovic não está escalado. E, sem ele, quem terá a função de tocar a bola no meio-campo? Willians? Fernando? O time já vinha jogando neste esquema de três volantes e três zagueiros, e a coisa deve ficar mais acentuada ainda hoje, sem Kléberson em campo. O time entra sem ninguém capaz de dar um passe vertical e deverá depender muito de arrancadas de Léo Moura, Juan e Willians para conseguir levar a bola da defesa para o ataque.

No banco, o próprio Petkovic e Ramon estarão esperando a hora de entrar e mudar um pouco este panorama.


* * * * * * * * * * * * * *

Comentei depois do último jogo que a defesa rubro-negra havia voltado a falhar demais na hora de enfrentar o jogo aéreo. Andrade enxergou isso e declarou em entrevistas que andou treinando um novo posicionamento para melhorar o desempenho defensivo nas bolas paradas. Bom saber que ele esteve atento aos problemas do time, mesmo com a goleada.



* * * * * * * * * * * * * *

E o Madureira?

O time fez uma boa campanha na Taça Guanabara, chegando a disputar a vaga na semifinal com o Botafogo até a última rodada, quando empatou com o Vasco em São Januário. Boa parte disso se deve ao veterano atacante Marcelo Ramos, de 36 anos, com passagens por uma penca de grandes clubes. Normalmente estes times pequenos têm mesmo um problema sério pra aproveitar as oportunidades de gol que criam e ter alguém lá na frente com calma pra empurrar a bola pra dentro faz diferença. Marcelo Ramos fez 6 gols no campeonato, dois a menos que Vagner Love, um a mais que Adriano.

No entanto, ele está fora do jogo de hoje por ter sido expulso contra o Boavista, na estreia do time pela Taça Rio (derrota por 2x1, em jogo disputado de manhã cedo). Assim, a esperança de gols será outro veterano: Derlei, ex-Porto, Dínamo de Moscou, Benfica e Sporting, que estava no Vitória (onde jogou apenas uma partida no Brasileiro 2009, fazendo um gol). Ele estreou contra o Boavista e fez seu golzinho. Além dele, o Madureira conta ainda com o velho Alex Oliveira, ex-Vasco e Fluminense, na armação das jogadas.

4 comentários:

Jander disse...

Erick Flores e Dênis Marquês são piores que Fernando e Bruno Mezenga ?! Acho q não. Essa é a hora de dar oportunidade aos muleques da base. Guilherme, Cristiano e Dudu já poderiam estar treinando com os reservas.

Paulo Sales disse...

Acho que estamos perdendo a oportunidade de testar Michael e Ramon na armação das jogadas, já que Pet parece próximo do ocaso e V. Pacheco é mais um atacante que um meia. Gostaria de entender essas opções excessivamente defensivas de Andrade.

Jefferson freire disse...

Mel, independentemente do time que entra em campo, se é a melhor escalação ou não, o ponto positivo é que temos opções no banco. Pet, Ramon, Erick Flores, como bem citou o colega, dentre outros. Carioca vai ser mesmo laboratório, as atenções estão na Libertadores.

SRN

Jefferson freire disse...

Desculpa, te chamei de "mel"...kkkk...comentei acreditando estar em outro blog. Foi mal mesmo...kkkk