Vêm aí os novos uniformes do Flamengo

Ontem foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo as camisas com as quais o Flamengo jogará em 2010. A rubro-negra e a branca já começarão a serem usadas logo no início do ano; dizem que não terão grandes alterações em relação às atuais, até pra quem está comprando a do título agora (muita gente!) não ficar mal. A largura das listras rubro-negras não muda quase nada e há uma alteração na gola, que parece que é em V. A grande novidade - e um belo atrativo... - será o scudetto da CBF, marcando o título conquistado em 2009. É pra tirar onda mesmo!



Mas a grande novidade deve estrear no meio do ano. Foi aprovado, embora com contestação de parte dos conselheiros, um modelo de terceiro uniforme. E, pelo que soube, é igual à camisa número 1, a rubro-negra - só que com as cores trocadas para azul e amarelo. O que li é que ele só será usado fora do Rio de Janeiro, e com intervalo mínimo de 30 dias - para não acontecer o que houve com o Palmeiras este ano, que todo fim de semana jogava com a camisa do Olaria, mesmo em seus domínios. 


Mesmo assim, vai ser de estranhar ver um Flamengo tão diferente entrando em campo. Mas devo dizer: a ideia de uma camisa igual à titular, só que com as cores trocadas para as originais do clube, foi uma das que eu dei (e eu mesmo ressalvava que seria algo difícil de se acostumar...) num post de maio deste ano, no FlamengoNet, quando falava da chegada da Olympikus ao Flamengo. Além dessa sugestão - a imagem é esta aí à esquerda e, pelo visto, alguém da Olympikus teve a mesma ideia -, havia outra, de um uniforme preto com detalhes vermelhos. Ambas foram feitas em cima dos uniformes da Nike de 2007, que remetiam aos anos 80 e eram muito bonitos.


* * * * * * * * * * * * * * * *


Pra quem ainda tem presente de amigo oculto pra comprar e sorteou algum rubro-negro ainda eufórico com o hexa, de repente é uma o Hexagerado - mais um livro feito a partir de textos do Arthur Muhlemberg no Urublog, desta vez retratando a campanha do título brasileiro. É aquilo: o primeiro vendeu pra burro, e em time que tá ganhando não se mexe. Agora com o poder do merchan institucional - acho que é desta vez que o cara fica milionário.

12 comentários:

Roberto de Moraes/RJ disse...

Eu não gostei nem um pouco dessa idéia de o Flamengo jogar a la Boca Jrs... podem até fazê-la como um produto pra vender e tal, mas pra jogar com ela, torço o bico mesmo.

Bosco Ferreira disse...

Eu não vou nesses jogos em que o meu rubronegro vira azul e amarelo.

To falando sério. Viaja mas a torcida do Nordeste fica em casa.

Nem na tv eu quero ver. ECA!

Já não viaja para a magnética nacional ver, e quando sair sai com esse abadá horrivel?

Marcos André Lessa disse...

À parte o gosto de cada um, o azul e amarelo tem uma razão histórica: foi o primeiro uniforme do Fla. Só que os tecidos dessas cores eram mto caros, e optou-se pelo vermelho e o preto.

Bosco Ferreira disse...

Explica mas não justifica, Marcos André Lessa. Somos conhecidos no mumdo pela nossa pele vermelha e preta. Querem agora nos transforma em Sport ou Vitória?

Não somos tricolor! Somos RUBRONEGROS!

Johnny Heringe disse...

Mermão, estamos diante a outra máxima capitaneada pela ignorância: Onovo sempre é contestado quando quer sobrepor-se ao velho, novas idéias são sempre alvo de preconceito, entretanto, afundam-se ainda mais na ignorância aqueles que clamam pela tradição e torcem o nariz pela nova camisa com listras horizontais azuis e douradas. A primeira camisa do flamengo tinha estas cores, só que o tecido era importado da Inglaterra e muito caro, além do fato de desbotarem muito rápido o que fez com os diretores do Clube de Regatas do Flamengo mudassem a cor para o já conhecido e glorioso rubro-negro. Conviveverei bem com a velha novidade e continuarei preferindo o preto e o vermelho. Saudações rubro-negras e porque não auri-anis.

Rodrigo Garcia disse...

Sou um cara muito tradicioonal,até essa que fomos campeões e estamos usando desde julho da Olympicus achei meio esquisita não condizendo com os antigos mantos.

Não iria curtir ver o meu mengão entrando em campo por mais bobo que seja o jogo vestido de amarelo...ECA!!!

Sempre fomos conhecidos em todas as partes do planeta pelo velho manto rubro-negro.

Tomara que o departamento de marketing do Mengão e a Olympicus bolem outra idéia para vender camisa.

Roberto de Moraes/RJ disse...

É inacreditável como o direito sagrado de discordar seja taxado de "ignorância" por alguns. Não é à toa que vivemos em uma sociedade mal educada, intolerante e que em um último grau se torna mesmo violenta por não permitir pensamentos dicotômicos (haja visto a pancadaria do Leblon na comemoração do hexa). Ao invés de se argumentar, se xinga. Brilhante.

Quanto ao histórico, qualquer rubronegro sabe do que se passou, inclusive a parte em que o preto e o vermelho não foram adotados depois, pois sempre fizeram parte da bandeira - mesmo da primeira, onde apesar de o azul e o amarelo dominarem nas listas horizontais, o brazão com os dois remos entrelaçados já estavam lá nas eternas cores de nosso coração.

O que faz retornar ao exemplo do Boca Jrs, que originariamente possuía as cores preta e branca até vir a história do navio da Suécia (a qual eu não vou me alongar). Hoje em dia seria um assinte o mesmo entrar em campo com cores que não fossem as "suecas".

Assim como alguns têm o direito de achar excelente a idéia da 3ª camisa azul e amarela, outros têm o direito de não gostarem. E isso não faz de ninguém ser ignorante, idiota ou estúpido. Cada um com sua opinião, sem briga e sem xingamento. Simples assim. De repente daqui a uns 500 anos as pessoas cheguem a esta incrível conclusão.

Bosco Ferreira disse...

Johnny Heringe;

As maiores bobagens e burrices feitas pelo homem no mundo tiveram uma explicação histórica!

Antes de tudo, respeite o RUBRONEGRO que não concorda com esse tipo de Sportisação e Vitorização das côres da maior nação do mundo, não somos tricolores.

Somos um clube que temos a nossa camisa (um símbolo nacional) rubro negra, estendida até em aldeia de índios no amazonas ou em minusculas cidades da áfrica, ou em bancas de frutas na feira livre de Picos no Piauí, ou na parede do açude do Cedro no Ceará, ou na cidade de Paramaribo na Guianna Francesa, estendida em shows e em portões de chacaras e fazendas no Mato Grosso ou em barcos no São Francisco,no Solimões e em Moscou.

Quem é você, seu tôlo, para chamar de ignorante um flamenguista de três gerações como eu, cuja minha família talvez seja a única no mundo cujos menbros são todos flamenguistas?

Tudo bem! Concordo contigo que tem uma explicação (explicação bôba que nem você), mas nem tudo que se explica se justifica tôlo.

Principalmente qundo se trata do Manto Sagrado. Respeite-o seu bobinho.

Bosco Ferreira disse...

Souza, reserva dos reservas do COR, (cinco gols no ano todo), não deu certo no Mengo, uma especie de Max Biancute do COR, foi procurado para substituir o imperador?

É brincadeira! Prefiro o Obina. Para quem sonhava com o Wagne Love Sheik e Kleber.

Só falta agora transformarem o Mengão em time de três cores (tricolor). http://blogdoneto.blog.uol.com.br/arch2009-12-20_2009-12-26.html

Cidadão Rubro-Negro [Blog Oficial] disse...

Últimos dias para concorrer ao Doblò 0 km!

O concurso de Natal do Cidadão Rubro-Negro está chegando ao fim, mas você ainda pode participar e concorrer ao carro 0 km!

Para concorrer ao carro e a outros prêmios que vão tornar o seu natal inesquecível, basta se acessar o www.cidadaorubronegro.com.br e dar o seu palpite. Se o seu chute for exato ou o mais próximo da quantidade de bolas que estão dentro do Doblò, ele é seu!

Não perca a chance de comemorar mais uma vez com o Flamengo.

SRN

Equipe Cidadão Rubro-Negro

Gladiador disse...

Bem, antes de tudo quero relatar sobre o texto a parte que diz: que o Palmeiras jogou nos seus mandos com a camisa do olária, séria a azul ou a vermelha? porque se for por causas das cores ambas fazem parte da história do clube que na sua fundação ja tinha tais cores, e por motivos politicos que envolveu a segunda guerra mundial teve que retirar as cores que representava diretamente a Italia, enfim diferente do Flamengo as cores azul e vermelha fazem parte do Palmeiras, não aquela invenção azul e amarelo do Tabajaras... Fundação, história é bom conhecer antes de comentar ok, um abraço e suceso nos blogs...Sendo assim fica a pergunta para pesquisarmos: de onde surgiu o azul e o amarelo da camisa do Flamengo? na fundação,? tem haver com a história do clube? se nao, o que é isso então?

André Monnerat disse...

Gladiador, pois é: "Fundação, história é bom conhecer antes de comentar ok" - azul e amarelo eram as cores do Flamengo quando foi fundado, como grupo de remo.

O azul pode ter feito parte da história do Palmeiras, mas a camisa ficava igual à do Olaria. Assim como a do Flamengo é a do Tabajara, não é isso?