O time para o ano que vem*

* Texto da coluna semanal no FlamengoNet.

Acabaram os compromissos oficiais dos times em 2009, inicia-se a temporada de especulação. Os sites esportivos, os blogs, os cadernos de esportes dos jornais - todos continuam existindo e precisam de conteúdo para preencher o espaço. E aí, o chutômetro de analistas e repórteres é ligado na potência máxima. Quando o fim de janeiro chegar, podem crer, seremos capazes de escalar um time completo, provavelmente com banco de reservas, só com nomes especulados para reforçar o Flamengo que jamais chegarão a pisar na Gávea. E é provável até que falte espaço na fictícia camisa rubro-negra do ano que vem para acomodar a quantidade de marcas de empresas que aparecerão como interessadas em patrocinar o Manto.

O Flamengo, na verdade, até vai oferecer aos jornalistas algum bom material neste período. Afinal, uma nova presidente acaba de assumir e ninguém sabe ao certo como será seu mandato - tudo é novidade e, assim, cada gesto ou declaração ganha mesmo peso de notícia. Ainda em 2009, neste período que costuma ser morto em notícias, aparecerão novidades concretas que realmente serão decisivas para o 2010 rubro-negro. Ontem definiu-se que Marcos Bráz será o vice de futebol, por exemplo. E quem será o tal executivo remunerado, promessa feita em campanha e repetida após a eleição, que efetivamente cuidará da administração do futebol? Taí mais uma notícia à vera que não pode demorar a aparecer - afinal, alguém tem que se responsabilizar pelas negociações que se farão necessárias para definir o grupo que iniciará a temporada.

E digo mais: antes desta notícia - o nome de quem vai mandar na porra toda -, todas as outras que surgirem podem e devem ser encaradas sem muita seriedade. Se não definiu-se ainda nem quem é o responsável por imaginar o elenco rubro-negro, como diabos alguém pode ter alguém negociando oficialmente, em nome do Flamengo, com Kléber, Vagner Love, Herrera, Michael, Jóbson, Andrezinho ou qualquer outro nome que já surja por aí? Sei não.

Sei que este período, em que até peladas festivas viram atração de horário nobre nos canais esportivos por aí por total falta de opção melhor para exibir, causa crise de abstinência em muita gente que simplesmente tem a necessidade de continuar pensando e falando do Flamengo. É assim mesmo. Mas fica a minha sugestão: a essa altura, é melhor dedicar mais tempo a vídeos homenageando o Hexa e outras reminiscências do glorioso ano que está se encerrando do que se descabelar porque Fulano vai ser contratado ou a diretoria está deixando escapar a oportunidade de trazer Beltrano, que tá baratinho e dando sopa.

Mas bem, pra não deixar de palpitar: por mim, poderia se manter o elenco todo e pensar em trazer um meia que possa jogar no lugar de Petkovic sem sustos e um lateral esquerdo reserva. Se ficar por aí, pra mim já estará de bom tamanho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Faltou um zagueiro aí André...nossa zaga titular ta muito velha e os reservas sao muito jovens.

Tem que botar alguém com uma certa rodagem e segurança para gradualmente ir substituindo os nossos velhacos

Marcos Monnerat disse...

Eu acho que precisamos, pelo menos, de um lateral esquerdo, um meia ofensivo e um atacante. Caso mantenha esse elenco que está aí.

Agora, sonho mesmo seria ver Bruno, Juan e Zé Roberto seguindo suas carreiras em outro clube e trazer outros menos fanfarrões pro lugar deles.

Pro lugar do Bruno de repente dá pra achar um lá na Gávea mesmo, que não seja o Diego. Pros lugares de Juan e Zé Roberto tem que catar fora mesmo.

Ah! E manter o Adriano até o fim da Libertadores! Só até maio não adianta!

Bruno CML disse...

Uma coisa que me deixou abismado é fato do Flamengo ter só 15% do Airton. Eu sabia que 50% era do Nova Iguaçu (e nao sei porque diabos o clube nao comprou os 100% que devia ser um peço ridiculo) mas me impressiona a falta de visão de vender 35% pra Traffic?

Com certeza coisas do senhor Kleber Leite, pra variar.

Paulo Sales disse...

Seria importante um atacante de qualidade, técnico e rápido, para compor com Adriano lá na frente e recuar Zé Roberto (Kleber seria ótimo). E talvez seja o momento de fazer uma limpa, mandando embora Denis Marques, Maxi e outros que quase não jogam e só oneram a folha.
abs

Flávio disse...

E aí Monnerat? Cadê o borderô dos dois últimos jogos do Flamengo?
Mais ainda, o Flamengo já recebeu 8.8 milhões de reais da Olympicus além do dinheiro do patrocínio.

O Cruzeiro está querendo Kleberson, Juan e Obina em troca do Kleber? Eu proponho Obina + Denis Marques + Bruno Mezenga pelo Kleber.

André Monnerat disse...

Flavio, o Lucas Dantas escreveu sobre o borderô deste último jogo no blog dele - dá uma olhada: http://br.oleole.com/blogs/cariocas/posts/finalmente-uma-grana-no-caixa