As últimas especulações de 2009

Quem passa por aqui com alguma frequência sabe que não é muito a minha ficar falando sobre especulações, especialmente sobre possíveis reforços para o Flamengo. Sei que a maior parte delas acaba não se concretizando - ainda mais nesta época do ano - e prefiro poupar esse trabalho. Mas o ano está se encerrando e decidi dar uma geral em alguns dos tópicos que andaram rolando por aí:


Vagner Love


Já faz algumas semanas que este é o assunto rubro-negro mais batido e debatido na imprensa - e até agora, nada da coisa se resolver. Devo dizer: torço pra que fique assim mesmo.

Acompanhei a carreira de Vagner Love não tão de perto assim. Mas tenho a forte impressão de que ele é muitíssimo supervalorizado pela imprensa paulista, que lhe deu um status (que inclusive reflete-se em seu contracheque) bem acima do que ele já fez por merecer em campo. Lembremos: a única boa temporada que fez no Brasil aconteceu quando o Palmeiras estava na série B e jogava contra adversários bem mais fracos. Depois disso, se mandou pra Rússia, onde nunca despertou interesse de clubes de centros mais importantes da Europa - ao contrário, muitas foram as vezes em que se especulou seu retorno para o Brasil. Nesta volta ao Palmeiras, chegou a pegar banco para o Obina. Sem mencionar diversas histórias esquisitas sobre seu comportamento fora de campo.

Não quero dizer que ele seja um perna-de-pau; deve até ser bom jogador. Mas não vale nem o esforço, nem o dinheiro - além de não se encaixar no atual esquema do time, que precisaria ser alterado pra ele jogar. Enfim: se for pra abrir o cofre pra mais um alto salário no elenco, certamente ele não seria minha escolha.


Renovação de Adriano

A essa altura, parece claro que Adriano vai ficar, embora tenha deixado no ar a possibilidade de se mandar de volta pra Europa em uma esquisitíssima entrevista coletiva ainda no dia do Hexa. Para que esta permanência aconteça, no entanto, parece que está sendo necessário que o Flamengo lhe dê um belo aumento - embora ele goste de dizer por aí que "não troca esta felicidade por nenhum saco de dinheiro".


É direito dele pedir quanto achar que vale, e deve haver mesmo gente por aí interessada em pagar. Fora isso, é óbvio que a notícia da saída de Adriano, numa hora dessas, prejudicaria bastante os valores a serem conseguidos nas negociações de patrocínio em andamento. Tudo o que espero é que, se vão mudar os valores de seu contrato, sejam firmes o bastante para mudar também sua duração. O mínimo que se espera é que, em troca desta valorização, ele garanta sua permanência não só até o fim da Libertadores, mas da própria temporada. Adriano é bom, é ótimo, é importantíssimo - mas é só um jogador, e eu gostaria de ver o Flamengo se impondo um pouquinho mais na hora de lidar com ele.


Outras possíveis saídas de jogadores

Ao que parece, é bem difícil que Zé Roberto permaneça. Ele teve lá seus bons momentos na etapa final do campeonato, mas não ficarei muito triste se voltar mesmo para a Alemanha - especialmente sabendo que havia o plano de gastar alguns milhões para comprá-lo. No duro, com a permanência de Éverton - que, no momento, parece provável, embora ele ainda precise renovar seu empréstimo -, nem acho que o time titular vá sentir muito sua saída.


Além de Zé Roberto e Éverton, Aírton já foi e há as conversas de renovação com Angelim. Creio eu que, no fim, o Flamengo conseguirá manter seu heroi do título com a ajuda da mesma Lei da Oferta e da Procura que regulou o salário de Andrade: afinal, será que tem outro clube por aí disposto a pagar os 130% de aumento que, dizem, ele está pedindo pra renovar? Gosto muito de Angelim, mas não creio que seja o caso.

Na verdade, fora as renovações destes que têm o contrato se encerrando agora (como Zé Roberto, Éverton e Angelim), gostaria de ver a diretoria se preocupando desde já com aqueles cujos contratos vão até o meio de 2010. São os casos de Álvaro, Maldonado, David, Petkovic e Fierro - além do já citado Adriano.


Sávio

João Henrique Areias começou a cavar firme o retorno de Sávio. A ideia seria que ele fizesse um contrato de risco durante o Estadual, recebendo pouco e por partida; caso desse certo, renovaria até o fim da temporada e jogaria o Brasileiro.


Não acredito muito que o Flamengo tope. Mas... Por que não? Sendo por um custo tão baixo, acho que valeria dar a chance. A maior probabilidade é que não desse em nada - afinal, ele esteve parado já por muitos meses, desde o fim do seu contrato com o Anorthosis Famagusta, do Chipre (pelo qual jogou a Champions League e quase conseguiu uma improvável classificação para a segunda fase, terminando em terceiro num grupo que tinha Internazionale, Werder Bremen e Panathinaikos) e, antes disso, já não consegue qualquer destaque há muito tempo. Mas duvido muito que ele fosse ser menos útil do que, digamos, Dênis Marques foi nesta temporada. Será que ele não tem alguma dívida antiga com o Flamengo pra colocar na mesa?


Venda de ingressos

Patrícia Amorim falou em entrevistas, após assumir, que gostaria de colocar à venda um pacote de ingressos para a primeira fase da Libertadores e que pretendia implantar vantagens para os sócios. Da mesma forma, o novo responsável pelo marketing rubro-negro, Henrique Brandão, também falou em alterações no sistema de vendas, incluindo facilidades para os sócios e até para os participantes do Cidadão Rubro-Negro. Porém, em seguida surge a notícia de que o clube renovou seu contrato com a BWA, atual responsável pelo sistema de venda de ingressos, e pegou com a empresa um adiantamento de alguns milhões para fechar as contas. E aí?

Taí um grande desafio para a nova gestão: mudar, e muito, a maneira como o clube trata com seu cliente na hora de lhe vender ingressos. Será possível que isso aconteça mantendo o contrato com o mesmo fornecedor de sempre? Sinceramente, não sei - mas algo precisa ser feito. Há ainda uma questão importante nisso aí: a partir de setembro, o Maracanã fecha. E se o Flamengo partir para a solução mais óbvia e jogar no Engenhão, por lá o sistema já é tocado por outra empresa, que tem contrato com o Botafogo. Como fica?


O livro do SobreFlamengo

Estou deixando programada para amanhã a publicação do último capítulo da série Momentos Decisivos do Hexa - e assim acabo de falar deste campeonato de 2009 (mais ou menos, né? É um assunto que sempre vai voltar, por anos e anos e anos) ainda em 2009.

Mas a ideia é juntar esta série e os relatos de todos os jogos da campanha em um livro, a ser publicado no ano que vem (embora ainda não tenha nada certo com nenhuma editora para isso e ele vá sair provavelmente com uma tiragem limitadíssima). Assim como outros por aí, este vai celebrar este inesquecível título - mas também servirá para uma pequena satisfação pessoal minha, um registro de meu bom ano como blogueiro (por mais que eu tenha certa implicância com este termo). O SobreFlamengo encerra 2009 com uma audiência ainda modesta, mas uns bons 300% acima do que era há doze meses. Não é nada, não é nada...

Foi bom acompanhar o Flamengo este ano, e foi legal que vocês tenham acompanhado junto comigo, acessando este espaço. Então, fica para todos o desejo de um ótimo 2010 - para o Flamengo e para todos nós.

2 comentários:

Fabricio C. Boppré disse...

Que 2010 seja o ano do bi da Libertadores! Parabéns pelo blog, é ótimo -- muito bom ler textos claros e bem escritos sobre o Flamengo, conheço menos de meia dúzia de blogs que assim o fazem -- e boa sorte na publicação do livro!

Mansur disse...

Andre,

Nos eh que temos que te agradecer..

Pq alem de gostar e muito de escrever, tem que ter paciencia pra aguentar.. hehhe

Um feliz 2010 pra vc e sua familia..

Abraco