O debate de ontem e os empréstimos do Plínio

Na disputa por minha atenção, até que o debate de ontem entre três dos candidatos à presidência do Flamengo, transmitido pela Rede Vida, ganhou mais do que perdeu para o massacre da LDU sobre o Fluminense. Imagino o que devem estar pensando os mais de 30 mil tricolores que já tinham garantido o ingresso para o jogo de quarta que vem, no Maracanã. Mas era um risco que eles corriam, mesmo.

O debate até teve pontos interessantes. Com um formato menos engessado do que aqueles tradicionais "você tem um minuto para a réplica, você tem trinta segundos para a tréplica...", deu bastante espaço para os participantes falarem. E, graças à presença de Delair, saiu um pouco daquela ação entre amigos que se viu no Lance e na Rádio Bandeirantes, quando os presentes se juntavam para bater nos ausentes.



* * * * * * * * * * * * * * * *


Aproveitando-se da presença do atual presidente interino, Plínio fez uma jogada de efeito em cima do adversário: depois deste discursar sobre as conquistas de sua gestão, incluindo entre elas os salários em dia, Delair teve que assistir Plínio puxar da pasta os contratos que mostravam que ele emprestou do bolso uma boa grana para ajudar o Flamengo a pagar seus compromissos.

Não é algo tão bombástico assim. Afinal, o que vocês acham que eram as tais "engenharias financeiras" de que Kléber Leite vivia falando para pagar salários, prêmios e contratações? Eram sempre, óbvio, empréstimos ou adiantamentos de receitas. E, com o fim do crédito no Flamengo na praça pelas vias normais, as fontes tiveram que ser cada vez menos ortodoxas - e, na verdade, já saiu mesmo na imprensa sobre o Flamengo "recorrer a sócios" em algumas oportunidades. Fora isso, Plínio citou as datas dos empréstimos e, pelo que percebi, apenas o último deles aconteceu em período em que o próprio candidato não era diretor de futebol do clube. Ou seja: arrumar dinheiro pra pagar o elenco também era problema dele - e ele estava lá quando se contratou Sambueza, Josiel, Vandinho, Marcelinho Paraíba e tantos outros, dificultando ainda mais o clube a se manter em dia com seus pagamentos. Melhor que os tais empréstimos tenham acontecido formalmente, com contrato assinado e tudo, do que se tivessem sido feitos de maneira menos institucional; e melhor ainda que a maioria até já tenha sido paga de volta. O Flamengo tem sido com ele até melhor pagador que o seu normal.

A verdade é que a relação situação/oposição nesta eleição é muito esquisita. Delair critica comportamentos do departamento de futebol da época de Kléber Leite como se ele mesmo não fosse presidente em boa parte deste tempo; Plínio critica também comportamentos da diretoria quanto ao orçamento como se ele mesmo não estivesse por lá quando muita coisa foi feita para comprometer as contas do clube. Assim como Lysias e Patrícia foram, respectivamente, assessor da presidência e vice-presidente de esportes olímpicos da gestão que agora combatem.

E assim nós vamos vivendo de amor.



* * * * * * * * * * * * * * * *

Boa parte do debate foi dedicada à Gávea e a formas de atrair novos sócios. Tenho alguns pensamentos sobre isso, muito relacionados a dia que tive hoje - em que, como sócio proprietário que sou, estive na sede do clube para comprar meu ingresso para o Flamengo x Grêmio da última rodada.

Mas falo disso depois, pra não deixar este texto aqui longo demais.

5 comentários:

Ronel disse...

Monnerat, como estava a fila lá dentro?

André Monnerat disse...

Ronel, estava bizarraça.

Ronel disse...

Bizarraça quer dizer mais de 2hs na fila?

André Monnerat disse...

Beeeeeeem mais.

Ronel disse...

aff... Eu não queria ir mesmo!rs
Valeu, abs