Novas formas de interação do Flamengo com o seu torcedor

O Cidadão Rubro-Negro acabou de ganhar uma novidade: agora, os participantes do site podem criar e participar de comunidades. É uma tentativa de criar mais estímulos para as pessoas voltarem ao site com alguma frequência - o que é um calcanhar-de-Aquiles da parada: depois que se cria um perfil por lá, não se encontra mesmo com facilidade motivos pra retornar muito por lá, além das promoções que vão sendo criadas com o tempo. Antes já havia sido dada a chance da pessoa chutar seu placar a cada jogo do Flamengo, na esperança de ganhar Flas com um acerto - mas é tão simples e limitadinho que não acrescentava mesmo muita coisa.

Será que a criação das comunidades vai fazer sucesso? O negócio segue a linha de tentar transformar o Cidadão Rubro-Negro num "Orkut do Flamengo", com uma mecânica bem parecida - mas é aquilo: pra isso, as pessoas já estão no Orkut e talvez fosse mais jogo tentar criar uma integração via aplicativos com a rede do Google do que tentar criar um ambiente todo novo, com funcionalidades tão semelhantes. Mas vamos ver se a ideia consegue mesmo movimentar mais a rede.

Dando uma olhada rápida, vi que já há comunidades criadas para torcidas organizadas, jogadores (várias para Adriano), frases genéricas sobre a paixão pelo Flamengo e temas como "as flamenguistas são mais gatas" - como todas as comunidades por lá vão acabar falando do clube mesmo, o pessoal vai ter que quebrar a cabeça pra tentar ser original. À primeira vista, as mais populares até agora chegam perto de 200 membros, mas o lançamento ainda é mesmo muito recente.

Pra testar a parada, criei por lá a comunidade do SobreFlamengo - algo que nunca fiz no Orkut por não ver muita finalidade, mas enfim. Quem tiver alguma curiosidade, aliás, meu perfil no Cidadão Rubro-Negro é este aqui (mas deve ser mais divertido procurar gente como Ziraldo, o diretor de marketing Ricardo Hinrichsen ou  Petkovic pra deixar sua mensagenzinha por lá).


* * * * * * * * * * * * *

Ao mesmo tempo, o site oficial do Flamengo lançou uma nova área dedicada a falar da torcida: a Nação Rubro-Negra. Há textos sobre o tamanho da torcida, as torcidas organizadas, galerias de fotos, depoimentos, matérias com torcedores (no momento, está lá uma sobre "o maior rubro-negro do Mundo", um jogador de vôlei) e o "Você entrevista", em que os visitantes podem mandar perguntas para a personalidade da vez (a última foi o urublogueiro Arthur Muhlemberg). Além disso, a área será movimentada também por blogs - três por enquanto, um deles tocado pelo Adriano Melo, que já escreve no FlamengoNet e mais dia menos dia será convidado por algum editor minimamente esperto para publicar um livro com seus textos históricos.

A ideia é boa e a torcida do Flamengo merece mesmo um espaço no site oficial do clube. Mas não deixa de ser curioso que as duas iniciativas - a Nação Rubro-Negra e as comunidades do Cidadão Rubro-Negro - sejam lançadas quase que ao mesmo tempo, com o mesmo propósito de criar interação e espaços de expressão para o torcedor, sem que haja uma conexão entre elas.

O site oficial teve mesmo um enorme upgrade com o lançamento de sua nova versão, tanto visualmente quanto na arquitetura e no conteúdo - não dá nem pra comparar com o que existia antes e hoje o site é mesmo uma boa fonte de informação sobre o Flamengo. Ajustes e melhorias ainda vêm sendo feitos dia a dia por lá, para deixar tudo o melhor possível antes da atual administração chegar ao fim do mandato - sabe-se lá o que vai acontecer após as eleições. Mas taí uma missão que eu proponho a quem estiver cuidando do marketing rubro-negro na web a partir do ano que vem, com tempo pra trabalhar e planejar: conseguir integrar o site oficial com o Cidadão Rubro-Negro (e com a FlaTV, o e-commerce, a venda de ingressos, os planos de sócios...). Taí o grande pulo do gato.

Nenhum comentário: