O que será do amanhã? Faltam 3 jogos

Em relação ao que eu vinha projetando, apenas um resultado inesperado aconteceu neste fim de semana: o empate do Cruzeiro com o Grêmio, no Mineirão. Houve ainda a zebraça do Parque Antarctica na quarta-feira. E assim agora a disputa pelo título parece mesmo restrita a Flamengo e São Paulo.

Na semana passada, o chutômetro já apontava Flamengo campeão, no desempate pelo número de vitórias. Lembrando: os palpites são vitórias do Flamengo contra Goiás e Grêmio, empate contra o Corinthians; e empates do São Paulo contra Botafogo e Goiás, vitória contra o Sport.

Mas, olhando agora: é tão difícil imaginar uma vitória do Flamengo contra o Corinthians? Com certeza não - assim como não vai surpreender ninguém se o São Paulo bater o Botafogo e o Goiás, mesmo fora de casa. A disputa está mesmo totalmente aberta, um verdadeiro jogo de quem pisca primeiro.

As outras duas vagas para a Libertadores agora também estão bem indefinidas. O Inter assumiu o quarto lugar, mas pega ainda o Atlético-MG e o Palmeiras - pode garantir seu lugar nestes confrontos diretos, mas não é a minha aposta. O Cruzeiro deveria estar bem mais garantido, mas pode ter deixado sua vaga escapar neste empate com o Grêmio. E reparem: no momento, até o Avaí está a apenas 3 pontos do G4, pegando pela frente agora Santo André, Santos e Náutico. É difícil que arrume uma supresa, mas pode até chegar ainda sonhando com uma combinação de resultados na última rodada.


* * * * * * * * * * *

Na briga contra o rebaixamento, era previsível que o Botafogo se desse mal em Barueri, assim como as vitórias de Coritiba e Fluminense. Muitos já andam colocando essa última passagem para a série B em disputa direta apenas entre Botafogo e Fluminense - mas não é o caso. O Coritiba, mesmo com o bom resultado de ontem, ainda tem muita chance de se complicar: pega fora de casa Santos e Cruzeiro, antes de definir sua vida num cofronto direto contra o Fluminense. Da mesma forma, o Atlético-PR tem três jogos complicadaços: Cruzeiro, Botafogo e Barueri em Barueri. Qualquer um destes quatro pode acabar rebaixado.


* * * * * * * * * * *

Pra manter a rotina semanal e não ficar em cima do muro, os palpites atuais:

Campeão - Flamengo, 67 pontos, com uma vitória a mais que o São Paulo.
Vagas pra Libertadores - São Paulo, Atlético-MG e Palmeiras (Inter, Cruzeiro e Avaí terminariam empatados com 60 pontos, um abaixo do Palmeiras).
Rebaixados - Sport, Náutico, Santo André e Botafogo (o Fluminense se salva, com dois pontos acima do Botafogo, mesmo perdendo para o Coritiba na última rodada).

Nenhum comentário: