Hoje tem mais debate

Essas eleições do Flamengo são mesmo um fenômeno: é impressionante a quantidade de dinheiro e tempo empregados por tanta gente em uma campanha que, no fim, visa um universo de meros 5 mil gatos pingados, dos quais mais da metade não costuma dar as caras. Ainda assim, hoje é dia de não um, mas dois debates entre os candidatos ganharem transmissão.

Às 15h, a TV Lance - www.lancenet.com.br/multimidia - transmite ao vivo um debate que acontecerá na sede do jornal entre os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas já divulgadas: Patrícia Amorim, Delair Dumbrosck, Clóvis Sahione e Plínio Serpa Pinto. Se todos efetivamente comparecerem, vai ser a primeira vez que Patrícia - apontada como favorita nestas pesquisas - participará de um debate.

Isso porque a candidata, que já havia faltado ao programa da Rádio Bandeirantes, voltou a furar com o debate da Rede Vida (pra quem tem Net, é o canal 26),o outro que irá ao ar hoje. O programa vai ao ar às 22h - horário super esperto, pra bater de frente exatamente com o futebol na Globo, em dia de final de Sul-Americana.

Mas estes não serão os últimos programas com os candidatos à presidência do Flamengo. O jornalista José Ilan, da Globo, anunciou agora há pouco em seu Twitter que irá mediar outro debate, com transmissão nacional. No Sportv? Ou em algum inacreditável espaço na própria Globo - quem sabe um Globo Esporte especial? Veremos.

Minha dúvida é se serão convidados para este também apenas os tais quatro primeiros colocados nas pesquisas. É claro que é mais difícil organizar um bom programa com mais gente à mesa; mas a verdade é que simplesmente não consigo confiar pra valer nestas pesquisas, feitas por amostragem dentro de um universo que já é muito pequeno, com uma percentagem de gente diretamente envolvida nas candidaturas muito grande e um índice de abstenção que costuma ser baixíssimo. Não sou exatamente especialista em pesquisas, mas pelo que conheço da teoria da coisa, a dificuldade pra organizar um trabalho realmente confiável nessas condições é bastante grande.

2 comentários:

AF Sturt Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AF Sturt Silva disse...

Cara,os dois caras que estão ficando de fora dos debates talvez tem proposta melhores do que esses 4 que estão comvidados a ir,e pior são os que muitas vezes(os 4)que não gostam de debates e furam na hora H.Perde em qualidade do processo.
Se tiver 20 canditados,todos tem que participar ,ate por que pesquisa é muito diferente de censo ,isso vale para a politica geral como a do futebol.se o cara está com a sua canditadura legal,ele tem o direito do espaço ou pelo menos deveria ter ,pois assim o processo já começa a ser desigual,já começa a voltar democracia e liberdade.
Agora, será que o progama tem o plúbico alvo, os socios?O lance apoia quem ?um dos melhores colocados ...