Zico, Areias e as eleições de dezembro

Embora Andrade tenha feito hoje o treino em que deve ter definido o time que joga amanhã contra o Sport, as notícias mais importantes do dia foram mesmo relativas ao que acontece fora de campo. Depois da euforia de alguns em relação ao "anúncio" de Márcio Braga de que Zico vem aí, o bicho vai pegar, hoje foi dia de baixar um pouco a bola; além disso, também foi anunciado o lançamento de João Henrique Areias como candidato à presidência do clube, encabeçando uma chapa formada por alguns empresários que já estavam dentro do clube e aparecem com a bandeira da modernização e profissionalização.

Vamos por partes.


Zico: um factóide?

Márcio Braga já andou esses dias mesmo mostrando que passou da idade de medir suas palavras. E acabou que seu apressado anúncio de ontem gerou hoje declarações de Zico dizendo que não tem nada disso dele já estar certo em 2010, que o presidente está "colocando o carro na frente dos bois".

A verdade é que a questão é um pouquinho mais complicada do que simplesmente chamar Zico para assumir o futebol do Flamengo. E, se fosse só isso, dificilmente ele aceitaria mesmo. Porém, como não é, fica mais complexo do próprio clube aceitar Zico - por mais estranho que possa parecer a ideia do Flamengo fechando as portas para seu maior ídolo. Só que não é tão simples mesmo.

A vinda de Zico - se é que ela aconteceria "em pessoa" - seria parte do processo de incorporação do CFZ pelo Flamengo. Ao que tudo indica, trata-se do jeito encontrado por Márcio Braga de tentar colocar em prática o plano que anunciou quando se elegeu, há seis anos atrás, e para o qual nunca conseguiu andar um centímetro: criar uma empresa para tocar o futebol do Flamengo, com contas e administração à parte do clube. O CNPJ do CFZ - até onde sabemos, limpinho de dívidas com o Estado... - seria usado para isso.

Mas e aí, como ficam as dívidas? Se a empresa assumir, ela já não vai à falência de cara? Se não assumir, fica para os sócios pagarem? Ninguém até hoje deu uma boa resposta a estas perguntas. Nisso, o famoso Capitão Léo, presidente do Conselho Fiscal, já avisou que lutará para barrar o projeto nos Conselhos do Flamengo, onde precisa ser aprovado. E estas votações, pelo andamento anunciado da coisa, cairiam exatamente na época das eleições.

Ou seja: ninguém pode falar agora, com nenhum grau de certeza, que Zico vem no ano que vem. Nem Zico, nem Márcio Braga, nem nenhum dos candidatos que disputam a presidência.


Areias candidato

Quem frequenta o SobreFlamengo já viu o tipo de texto que andei fazendo sobre os candidatos. Gostaria de fazer um destes sobre João Henrique Areias - mas, por enquanto, ele não tem site da candidatura, não tem vídeo apresentando projeto, enfim. Gostaria de ter a chance de lhe fazer perguntas - quem sabe não acontece? Vou esperar um pouco por mais informações sobre seus planos e sua chapa para escrever algo mais completo.

Por enquanto, lhes deixo os links dos textos que ele escreveu, em seu blog, sobre o modelo de gestão que imaginava para o clube - partes 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Agora que é candidato, só posso acreditar que isso vá ser sua plataforma de campanha.

O nome de João Henrique Areias, por si só, não faria eu me empolgar pela candidatura. Mas independente do próprio Areias, a importância da chapa pode estar nas suas ideias e em quem possa estar embarcando nelas com ele. É bom lembrar que o candidato sempre afirmou que não poderia trabalhar para o Flamengo como voluntário - sua situação financeira não comporta isso. Portanto, só podemos partir do princípio que ele vá colocar gente remunerada para efetivamente gerir o clube. Se ele vencer, realmente implantar o modelo que defende e souber se cercar dos melhores profissionais em cada área, a virada na vida do Flamengo será de 180 graus.

5 comentários:

lussiannosousa disse...

Merece atenção essa candidatura. O JH já mostrou ser competente a frente do basquete. Deixou o cargo e entregou projeto terminado para continuação das práticas olimpicas, mas infelizmente até agora nada foi implantado. Me parece que ele mesmo terá que implantar. E o empresário que compõe a chapa - e que se chegou a cogitar ele como o cabeça da chapa - deve ser o cara do Futebol. Me anima essa chapa. Não sei por quanto tempo, mas me anima.

Bosco disse...

É o que o FLAMENGO mais precisa hoje, modernização. O Areias parece ser o melhor candidato. Resta saber se vai eleito. Acho muito dificil as cinco famílias que brigam pelo poder quererem a libertação da nação rubro negra!

Marcos Monnerat disse...

Eu acho que a torcida do Fla não deve se empolgar muito com essa candidatura não.

O Areias pode até ter dado uma movimentada ali no basquete, conseguido um ou outro patrocínio e tal, mas o que ele conseguiu não foi o suficiente para o esporte se bancar, durou apenas até o término do campeonato e nunca mais se ouviu nada sobre o basquete do Flamengo desde então.

O Flabasquete tá fora do ar e correm boatos de que foi o Areias que derrubou a parada à revelia da diretoria...

Parece ser melhor do que o que está lá dentro, mas também não dá pra ficar cego diante da parada.

Rafael disse...

Ninguém acha que é só colocar o Zico lá e tudo será resolvido. O mesmo acontece com o JH Areias.

É necessário uma administração profissional, independente do nome que estará na presidência do Clube.

Rafael disse...

Ninguém acha que é só colocar o Zico lá e tudo será resolvido. O mesmo acontece com o JH Areias.

É necessário uma administração profissional, independente do nome que estará na presidência do Clube.