Meu personagem da semana: Álvaro*


* Texto para minha coluna semanal no FlamengoRJ


Ele chegou olhado com certa desconfiança. Mas o fato é que, desde que estreou, a defesa rubro-negra simplesmente não levou mais nenhum gol. Vocês têm alguma lembrança do Flamengo passando cinco jogos consecutivos sem ter que buscar a bola em suas redes? Eu não.

Pois acontece que Álvaro estará fora do Fla-Flu. Uma das famas que o acompanhavam parece estar se confirmando: o cara é mesmo de fazer muitas faltas, várias inclusive próximas à sua área. Assim, o terceiro cartão amarelo veio no quinto jogo. E este domingo poderemos conferir um pouco o tamanho de sua importância para esta fase invicta da retaguarda do Flamengo.

A maioria divide os méritos desta melhora da defesa entre o zagueiro e o meio-campo Maldonado. De fato, o chileno entrou bem no time - mas devo lembrar que na estreia de Álvaro, contra o Santo André, Maldonado só entrou no finzinho do jogo e o time já passou a partida inteira sem ser ameaçado. Se Álvaro melhorou o rendimento do time sem Maldonado, vamos ver se o nível se mantem com Maldonado e sem Álvaro.

Quem joga pelada deve saber a diferença que faz para quem atua na defesa ter ao seu lado alguém ruim ou alguém bom para ajudar na marcação. O cara ruim deixa seu companheiro inseguro; você precisa se preocupar em marcar o seu e o dele, porque já sabe que ele vai dar mole daqui a pouco. Sua colocação fica prejudicada, sua segurança no mano-a-mano idem. Já o cara bom te deixa tranquilo para fazer seu trabalho. Se for bom de verdade, ele inclusive ajuda a orientar os outros - "sai nesse", "deixa que esse é meu", "fica por aqui", "pode avançar".

Este efeito do companheiro pode ser verificado em Ronaldo Angelim. Até a chegada de Fábio Luciano, quando era acompanhado de gente da estirpe de Moisés, Irineu e Thiago Gosling, Angelim nunca conseguiu se firmar. Com o antigo capitão ao seu lado, cresceu assustadoramente de produção e muitos até passaram a vê-lo como o melhor da dupla. Mas foi só ele ganhar a companhia de garotos como Wellington e Fabrício que o rendimento voltou a cair. Neste momento, com Álvaro, a segurança já está retornando. E é bom dizer que o novo zagueiro chegou do Sul também com a fama de líder, de bom de conversa.

Pois é: Álvaro - assim como Maldonado - ajudou a, desculpem-me o clichê -, "encorpar" o time. Mais rodado, experiente, cascudo, sua entrada parece ter servido para ajudar os outros a evoluírem à sua volta. E por ter cumprido este papel de liderança, ajudado a levar o Flamengo a esta série invicta em sua defesa e agora ter que ficar de fora num momento importante de consolidação, Álvaro é o meu personagem da semana.

4 comentários:

Flora disse...

sobre isso, interessante ler isso aqui.
fala exatamente desse papel de liderança, que parece ja ser compartinhada com o maldonado tambem.

Anônimo disse...

Enfim alguem que concorda vc sobre aquele projeto da arena petrobras:

João Henrique Areias, com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, o Maracanã será fechado para se adequar aos requisitos da FIFA. O Maracanã é o palco da festa da torcida rubro-negra e palco das grandes conquistas da história do clube. Sem Maracanã, caso eleito, você pretende fazer parcerias com o Botafogo para a utilização do Engenhão e com a prefeitura de Volta Redonda para a utilização do Estádio Raulino de Oliveira? Ou para aproximar o torcedor do time, você não descartaria levar o time para atuar em Estados como o Amazonas, que tem uma quantidade enorme de torcedores do Flamengo?


Sem dúvida, o Maracanã é a referência para qualquer torcedor rubro-negro, mas precisamos negociar com a Suderj para que o estádio seja rentável para o clube. Quando estive a frente do futebol ao lado do Júnior e do José Maria Sobrinho, em 2004, levamos nossas partidas para Volta Redonda e triplicamos a receita do futebol. Hoje, devido principalmente a esta atitude, as condições são bem melhores, mas ainda estão longe do ideal. Para os anos que ficaremos sem o Maracanã temos exatamente essas opções de negociar com o Botafogo a utilização do Engenhão e conversar com a prefeitura de Volta Redonda. Outra possibilidade seria a de reeditar o projeto que criamos em 2005 no estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador, quando em apenas nove semanas ampliamos o estádio de 5 mil lugares para 30 mil e desenvolvemos o projeto da Arena Petrobras. Já conversei com o presidente da Portuguesa para saber desta possibilidade, mas essa decisão ficará a cargo do grupo de trabalho deste setor.

Anônimo disse...

O David tomou um cartão por jogo qdo chegou ao Flamengo. E o time seguia tomando gol.

Marco.

Flávio disse...

Concordo que 80% é responsabilidade dos jogadores, no caso, Álvaro e Maldonado.
Mas tem 20% do Andrade. E digo isso com muita tranquilidade, pois nunca o defendi como treinador pelos fracassos anteriores.
A adoção do 4 4 2 e o posicionamento do Angelin em campo são de autoria do Andrade. Parabéns para ele. Pena que isso foi no final do campeonato.
SE O CUCA TIVESSE SIDO DEMITIDO ANTES, COMO TODA A TORCIDA PEDIA...