Está chegando o dia 30 de setembro

Quarta-feira é o prazo final de inscrição das chapas que participarão das eleições de dezembro no Flamengo. Apareceram até agora oito pré-candidatos mas, como quem está aqui já sabe, realmente confirmar a candidatura não é tarefa tão simples: são necessárias mais de 230 pessoas para completar a chapa, que deve ter os nomes que preencherão cada um dos cargos em disputa - presidência, vice-presidência e vagas nos diversos conselhos do clube.

Estive na sede do Flamengo ontem, para aproveitar o dia de sol com a família. Por lá, a única candidatura que vi em atividade de campanha foi a de João Henrique Areias. Uma moça, vestida com a camisa do FlaBasquete, nos abordou e perguntou se sou sócio; com a resposta positiva, falou rapidamente de Areias, ressaltando sua participação recente à frente do basquete, e me entregou um folheto publicitário. No texto do panfleto, uma passagem convoca sócios a participarem da chapa; grampeado, um cartão de visitas simples com o e-mail adesao@fla21.com.br - é o endereço para quem quiser entrar na chapa.

Areias foi o último pré-candidato a anunciar-se na disputa. Por conta disso, sua busca de duzentos e trinta e tantos nomes é mais árdua - os outros todos já vinham com seus grupos formados, ao menos em alguma medida. Assim, não há um dia em que não chegue em minha caixa de e-mail alguma mensagem, vinda de remetentes os mais diversos, conclamando sócios a juntarem-se ao Fla21. É uma corrida contra o tempo.

* * * * * * * * * * * * * * *

Como já comentei por aqui, o universo eleitoral do Flamengo costuma ser bastante restrito - na última eleição, foram menos de 1.700 eleitores comparecendo à Gávea. O que deve estar complicando mais ainda a vida de Areias e seu grupo para fechar a chapa é o fato de que, ao contrário do que poderia se esperar, a grande maioria dos pré-candidatos continua sustentando que estará na disputa em dezembro. É só fazer as contas e ver que é complicado tanta gente assim concorrendo, em um mundinho tão pequeno.

Patrícia Amorim já fez o lançamento oficial de sua candidatura e vem mantendo seu blog rubro-negro bem mais ativo do que em outros tempos. Antes, Clóvis Sahione já havia feito o mesmo - e recolocou-se em evidência semana passada, ao soltar a notícia de que poderia conseguir que o governo federal perdoa-se a astronômica dívida rubro-negra com o Estado em uma simples canetada, em troca do "trabalho social das escolinhas". Outros dois candidatos também sinalizaram que estão na briga divulgando outras fórmulas mágicas para lidar com os credores: o atual presidente Delair afirma que usará o clima de oba-oba em torno da Copa do Mundo para conseguir um empréstimo com o BNDES e zerar as dívidas rubro-negras; e Plínio Serpa Pinto - que acabou de lançar seu Twitter - teria acenado com a possibilidade de conseguir o perdão de um antigo débito com o grupo que iria construir um shopping na Gávea, ainda na gestão Kléber Leite (da qual participou).

(Devo dizer que não só duvido um tanto que este tipo de coisa realmente possa virar realidade como sou contra ir atrás de mais perdões do poder público - quantos já foram dados? Chega a ser ridículo.)

Dos outros pré-candidatos, Pedro Ferrer foi mais um a anunciar hoje o lançamento oficial de sua candidatura - o evento começa daqui a pouco, no Leblon. E encontrei rapidamente na Gávea ontem Lysias Itapicuru, que estava na beira da piscina com a família e reafirmou que vai concorrer - disse que já tem seu vice escolhido, me entregou também seu panfleto e afirmou que em breve convocará a coletiva de lançamento.

Ou seja: de todos os pré-candidatos que apareceram até agora, o único que anda sumido, com pinta de que desistiu de vez de participar do processo, é Eider Dantas. É  mesmo difícil de acreditar que teremos tantas chapas assim concorrendo - mas, ao que parece, o Flamengo pode mesmo ter pelo menos meia dúzia de postulantes ao seu cargo máximo.

E isso porque é um emprego não-remunerado.

2 comentários:

Insurance USA disse...

É, rapaz... Acho que o Areias não vai conseguir. Esses e-mails me passam uma impressão de desespero faltando poucos dias para o processo.

Vai ser muito triste ver a candidatura dele morrendo na praia assim. Espero que engrene. Mas veja, os caras ainda correm atrás de gente faltando menos de dois dias para o processo e ao mesmo tempo não dão muitos números de quantos já conseguiram.

A última vez que ouvi algo assim foi no final da semana passada: ele já tinha conseguido mais da metade. Será que dá?

Rodrigo Machado disse...

Torço muito para que o Areias consiga!