Há algumas dificuldades para seguir por aí, como já escrevi aqui no blog antes. Mas este é o caminho que o Botafogo adotou, durante a gestão Bebeto de Freitas. O ex-presidente conseguiu aprovar internamente a criação da Companhia Botafogo, e é através dela que os alvinegros conseguiram a concessão do Engenhão - era preciso que o concessionário não tivesse dívidas com o Estado, requisito que o Flamengo não cumpria, por exemplo. E também o contrato com a estatal Liquigás. Se o compromisso tivesse que ser assinado diretamente com o Botafogo, ele seria vetado pela lei - como aconteceu no caso Flamengo/Petrobras.
Só que esta saída aparentemente fácil, ambicionada também pelo Flamengo, parece ter finalmente chamado a atenção das autoridades. No Globo impresso de hoje, há a notícia de que o Tribunal de Contas da União e a CPI da Petrobras no Senado estão investigando a questão. Já há um parecer técnico do TCU vendo problemas, o que pode levar ao cancelamento do patrocínio. Isso ainda vai render e uma definição não deve vir rápido, mas imagino que os dirigentes do rubro-negro devam estar bem interessados em ver no que isso vai dar antes de seguir suas negociações com o CFZ.
* * * * * * * * * * * *
Enquanto isso, o Flamengo tem que seguir convivendo com sua situação atual, de instituição extremamente endividada - e não só com o Estado. E devo dizer que, neste aspecto, Delair vem me impressionando bastante bem, já há algum tempo.
Já conhecíamos as notícias da renegociação de dívidas do clube com uma empresa de segurança, o negócio com Pet, a criação de uma linha de crédito para garantir o pagamento dos salários em dia. Também vimos o time se reforçar apenas com jogadores livres de contrato - nada de pagar caro por empréstimos ou compras. E hoje foi divulgado que o clube também equacionou situações pendentes com Goiás, Espanyol, Kia Joorabchian, Jônatas, Íbson e Souza. Tudo isso serve não só pra reduzir valores dos débitos, mas principalmente pra melhorar o fluxo de caixa do clube - em vez das receitas terem que ir direto, em porcentagens grandes, para contas de gente que tinha ganho ações na Justiça, podem ir para a conta do Flamengo e, em consequência, para o pagamento de compromissos atuais.
Compromissos como, por exemplo, os salários dos jogadores e funcionários. Que hoje estão não só em dia, mas sendo pagos adiantados.
É fato: para o Flamengo voltar a crescer, e poder investir em jogadores e estrutura, é preciso não só aumentar receitas, mas também - e talvez principalmente - dar um jeito na dívida, ou os credores vão continuar passando a mão em tudo que é dinheiro que passar por perto da Gávea antes dele pingar na conta do clube. E parece que o pessoal por lá finalmente abriu o olho pra isso.
Pode até ser que isso não dure muito - vai saber. Afinal, tem eleição em dezembro, e a gente já viu até um Presidente da República segurar artificialmente uma situação econômica complicada até sua reeleição, pra deixar a bomba estourar depois. Mas os sinais que vêm da Gávea parecem mostrar que quem está agora com a chave do cofre anda sendo um tantinho mais responsável ultimamente.
* * * * * * * * * * * *
Com salários em dia, a gente começa a ver coisas acontecerem como, por exemplo, Willians ser multado por uma expulsão tola. Ou Zé Roberto e Lennon serem multados por brigarem em treino. E, em ambos os casos, ninguém pôde fazer aquele velho comentário: "multar como, se eles não estão recebendo?" Deve fazer diferença.
* * * * * * * * * * * *
Com salários em dia, a gente começa a ver coisas acontecerem como, por exemplo, Willians ser multado por uma expulsão tola. Ou Zé Roberto e Lennon serem multados por brigarem em treino. E, em ambos os casos, ninguém pôde fazer aquele velho comentário: "multar como, se eles não estão recebendo?" Deve fazer diferença.
É claro que pedir para multarem Adriano por mais uma falta a treino - aí já parece um pouco demais, certo?
5 comentários:
Gostei do comentário. Tenho divulgado esse blog para amigos, pois tem sido um espaço sério, informativo, e responsavel. Multar o Adriano? Só se for por ter feito aquele gol antológico. Se fôr, que multem também o nosso histórico PET, pois fez também um gol antológico.
Me perdoe a ignorância, mas o texto se refere a qual presidente da República?
Já ouvi de dentro do Flamengo que o contrato do Adriano não o obriga a ir a todos os treinos (ou o contrato dele permite que ele falte a alguns, não sei).
O Flamengo é que, naturalmente, não assume isso publicamente.
Mas agora (até a Copa) é interesse do Adriano não faltar.
Marco.
Sillas, me refiro ao Fernando Henrique Cardoso.
Aquele safado do Kleber Leite que arromba as finanças do clube, impressionante como o cara é inconsequente.
Antes dele assumir o futebol do Flamengo o clube vinha se acertando gradativamente na parte financeira, ele chegou e começou a gastança, ta certo que o time ficou mias competitivo mas ainda assim não valeu o custo/beneficio.
Tambem tenho me surpreendido bem com o Delair, meu unico pé atrás é que ele era vice do Marcio Braga e estava na diretoria quando o mesmo deu carta branca pro Kleber fazer das suas.
Postar um comentário