No Brasileiro, um a menos disputando vaga na Libertadores

Tirando os vascaínos mais otimistas, poucos acreditavam que o Corinthians deixaria de se classificar ontem. E o Vasco acabou fazendo o tal "papel digno": jogou de igual pra igual, chegou mesmo a controlar o jogo durante boa parte do tempo e saiu de campo sem ser derrotado. Não dá pra dizer que jogou melhor - porque, mesmo tendo a posse de bola na maior parte do tempo, teve poucas chances de gol (todas em bolas altas sobre a área) e viu o Corinthians criar os lances mais perigosos. A partir do meio do segundo tempo, quando os técnicos fizeram suas substituições, o Vasco já não conseguiu mais pressionar e poderia ter sido derrotado. Mas é aquilo: "caiu de pé".

No primeiro jogo, os dois times jogaram sem seus principais jogadores e ficou a dúvida do que a presença de Carlos Alberto e Ronaldo poderia mudar no confronto. No Vasco, Carlos Alberto até chamou bastante o jogo enquanto teve pernas, mas repetiu o defeito que tem mostrado desde o ano passado, no Botafogo: está bem tecnicamente, mas prende demais a bola, fominha mesmo. Ele já tem sido importante pro Vasco desde o início do ano, mas se começar a perceber mais a hora de dar o passe, vai funcionar muito mais pro time.

Já Ronaldo... Pesadão, sumido a maior parte do tempo, deixou de dar prosseguimento a várias jogadas e ainda perdeu um gol feito pela lentidão ao driblar o goleiro. Ele nunca chegou a estar propriamente em forma desde o início do ano, mas parece que agora a situação piorou. Na boa: o Souza, no Maracanã, jogou melhor do que ele ontem.


* * * * * * * * * * * * * * * *

Enquanto isso, o Inter teve mais dificuldades do que esperavam para eliminar o Coritiba, em um jogo em que só vi pequenos pedaços. Mas deu mesmo a final em que todo mundo apostava, e que vai fazer diferença na sequência do Brasileiro. 

Os dois times são vistos como favoritos ao título, mas um deles vai passar a disputá-lo já sabendo que está garantido na Libertadores, o que sempre faz diferença. Além disso, mesmo que o campeão siga bem no campeonato, ele não estará mais na disputa por vaga na Libertadores pelo Brasileiro - vai sobrar uma vaga a mais. Foi o que aconteceu em 2007, quando o Fluminense foi campeão da Copa do Brasil e terminou em quarto o Brasileiro, dando uma vaguinha para o Cruzeiro, quinto colocado. 

Nenhum comentário: