Os jogos que interessam na rodada

Flamengo x Avaí
Cuca chegou a pensar em poupar jogadores, mas acabou decidindo ir com força máxima para o jogo de hoje. Novamente, o Flamengo deverá enfrentar um time fechado em seu campo, o que será mais um teste para o time conseguir criar chances - e aproveitá-las, mesmo que não sejam tantas assim.

Com Josiel em campo, as chances disso aumentam? Sinceramente, não sei. Ele andou fazendo seus gols em um determinado período do Estadual, mas apenas contra equipes mais fracas; desde o jogo contra o Americano - em que, aliás, perdeu chances inacreditáveis -, não marca o seu. E é bom dizer: ele passou mais tempo em campo durante esse período do que Obina.

Mas Josiel é mesmo a opção que o Flamengo tem hoje. Emerson, independente de estar machucado, não é centro-avante. Obina, independente de estar machucado (parece mais jogada pra evitar que ele se aproxime do limite de jogos no Brasileiro, para poder ser negociado), está queimado demais com a torcida - e esses jogos mais vazios no Maracanã são aqueles em que a torcida costuma mais pegar no pé. Resta mesmo Josiel - e Paulo Sérgio...

O Avaí está em todas as listas de favoritos ao rebaixamento, basicamente porque ninguém fora de Santa Catarina conhece muito o time. Foi de lá que o Flamengo foi buscar Vandinho, mas eles não sentiram muito a falta dele desde que saiu, no ano passado. Falam bem do trabalho de Silas (aquele que foi meia do São Paulo e jogou na Seleção na Copa de 90), que está por lá desde o ano passado, e o time foi campeão estadual. Seu destaque recente tem sido Muriqui, o mesmo que apareceu no Madureira, também começou bem no Vasco mas sumiu com fama de cachaceiro. 


Inter x Palmeiras
Não só é um jogo entre dois dos favoritos do campeonato, como ainda tem um interesse direto para o Flamengo, por envolver o adversário de quarta pela Copa do Brasil. E, enquanto o Flamengo joga hoje com os titulares, o papo é que Tite deve poupar vários na partida de amanhã.

No entanto, ele continua fazendo mistério quanto à escalação. Apenas o volante Magrão já está vetado, mas ele não jogará contra o Flamengo de qualquer forma, por ter levado o terceiro cartão amarelo na Copa do Brasil. A indicação de que Nilmar, D´Alessandro, Guiñazu e companhia não enfrentam o Palmeiras está em um coletivo realizado apenas com reservas durante a semana, e o discurso do treinador de que "a escalação passa pelo departamento físico e médico".

Já o Palmeiras, sem jogos pela Libertadores durante a semana, joga com força máxima. Vi jogarem este ano apenas em pedaços dos dois jogos contra o Sport - e em ambos achei que o time tem um problema de vazio no meio-campo, deixando o adversário avançar até perto de sua área com muita facilidade. Na verdade, este elenco montado pelo Palmeiras este ano, cheio de revelações do Brasileiro do ano passado, ainda não teve grandes resultados contra adversários mais fortes - mais ou menos como o próprio Inter.

Nenhum comentário: