O Rio na liderança da série B - e não é com o Vasco

Para quem sempre acha que o Carioca é uma baba, e que os times pequenos do Rio são sempre uma baba, vai ser interessante acompanhar a participação do Duque de Caxias na série B do Brasileiro para confirmar a opinião. O clube fez uma campanha muito ruim no Estadual, mas fez parceria com outros dos pequenos do estado para montar uma espécie de seleção deles para disputar a competição. E aí veremos em que nível um time montado desta maneira, e sem muito tempo pra treinar antes do campeonato começar, poderá jogar contra times como Portuguesa, Ponte Preta, Paraná e Vasco, que costumam frequentar a série A. 

Ontem, no seu primeiro desafio contra um desses times com alguma tradição de frequentar a elite do Brasileiro, o time se saiu bem. Sem poder usar o seu estádio, o Marrentão, que não tem condições para a série B, o Duque de Caxias jogou a primeira em casa ontem, no Giulite Coutinho,. Um público muito pequeno acompanhou a espetacular virada sobre o Juventude, que saiu ganhando de 2x0 e acabou perdendo de 4x2 (vale ver a jogada pela direita de Leandro Cruz no primeiro gol do time do Rio). Foi a segunda vitória, a segunda de virada, em dois jogos - a primeira foi sobre o Campinense, na Paraíba, por 2x1. E, com isso, o time no momento assumiu a liderança do campeonato. Mas é só o início, claro - eu mesmo, antes da primeira rodada, achava que o time seria candidato forte ao rebaixamento. 



Mas seria mais interessante se o representante dos pequenos fosse um time com um tantinho mais de história e torcida - foi até constrangedor ver o vazio nas arquibancadas do estádio do América. Um Volta Redonda, por exemplo, que já chega a jogar com maioria da torcida a favor quando recebe os grandes do Rio no Estádio da Cidadania, seria algo com mais cara de poder vingar. Agora há os movimentos pra reerguer América e Olaria - quem sabe? Seria mais simpático. 

E, além disso, há a história do envolvimento de Eurico Miranda com o Duque de Caxias, que não sei bem se existe mesmo ou até onde vai. Mas, de qualquer forma, ainda acho interessante ver um nanico do estado na segunda divisão do Brasileiro. Vamos ver até onde ele pode chegar.

Nenhum comentário: