Não deve ser difícil

Imagino que tenha uma boa percentagem de rubro-negros tentando secar o Vasco neste caminho de volta à série A. Eu sugeriria a estes que não gastem muita energia nessa torcida. Hoje, foi o segundo jogo, segunda vitória. Nenhum passeio - mas deve ir mais ou menos assim até o fim do ano mesmo.

O Vasco entrou sem os três jogadores que foram mais importantes na criação de jogadas ao longo do ano: Jefferson, Carlos Alberto e Pimpão (que, aliás, assim como Aleílson, não era profissional até dois anos atrás - era estudante de odontologia, começou a se destacar no futsal nas horas livres e acabou no time de campo do Paraná). Apesar disso, até a metade do primeiro tempo, e apesar do gramado ruim, o time conseguia tocar a bola e aproveitar os muitos espaços que o Ceará dava. Não era uma grande pressão, mas surgiram duas grandes chances de marcar, perdidas por Paulo Sérgio e Enrico.

Mas, a partir daí, os dois homens de criação substitutos, Enrico e Léo Lima, foram desaparecendo do jogo. O Vasco deixou de controlar a posse de bola e o Ceará passou a equilibrar a partida - que passou a ficar muito ruim. No finalzinho, o time da casa ganhou confiança de vez, se aproveitou de erros vascaínos seguidos na saída de bola e passou a criar chances seguidas de marcar. O 0x0 no fim do primeiro tempo acabou sendo bom pro Vasco.

E aí, logo no início do segundo tempo, num chute de fora da área, saiu o primeiro gol do Vasco. O Ceará passou o resto do jogo tentando atacar, e dando espaços para os contra-ataques - que o Vasco não conseguia aproveitar, apesar de um ou outro bom passe de Léo Lima, graças à total falta de jeito de seus atacantes. Mas, já pro fim do jogo, um desses contra-ataques caiu nos pés do lateral Ramon, o autor do primeiro gol e um jogador bem interessante que surgiu em São Januário este ano. E acabou saindo o gol de Léo Lima que definiu a parada.

O Vasco tá fazendo seu trabalho direitinho pra ganhar a série B: um bom técnico, um grupo encarando sua tarefa com seriedade, e um orçamento, mesmo abaixo do normal para um clube de seu tamanho, muito acima dos seus adversários. Como aconteceu com o Corinthians em diversos jogos no ano passado, o Vasco hoje teve suas dificuldades. E, como aconteceu com o Corinthians na maioria dessas vezes em 2008, o Vasco ganhou. Acho muito difícil que o resultado final seja diferente.

Nenhum comentário: