O que o Flamengo precisa fazer hoje à noite

O Flamengo vai entrar pelo terceiro jogo seguido com o mesmo time. É algo raro e, mesmo eu achando que o time pede algumas mudanças, tem seu lado positivo.

Mas, nos últimos dois jogos, as melhores jogadas foram todas criadas pela esquerda, com Juan e Éverton. Hoje, o Inter terá por ali o seu lado defensivo mais forte. É bom que Cuca imagine uma maneira do lado direito funcionar melhor. Léo Moura não anda bem, mas pode render mais se tiver a ajuda de mais alguém encostando por ali.

Talvez pudesse ser o papel de Kléberson, que já andou jogando aberto com Cuca, tanto pela esquerda quanto pela direita. Mas, nos últimos jogos, se fixou na posição de volante, mais defensiva, embora não deixe de aparecer no ataque. Gosto de Kléberson, seria meu titular mas, sinceramente, acho que os seus gols fizeram muitos supervalorizarem suas últimas atuações. Acho que ele tem marcado bem e até dá uma qualidade maior à saída de bola do time (tirando a bobagem em que quase entregou um gol para o Cruzeiro no domingo). Mas tem insistido demais em passes e lançamentos inverossímeis pelo meio e arriscado mais chutes de longe do que seu aproveitamento recomendaria. A produtividade não tem sido tão alta quanto andaram falando.

Ainda sobre a produção ofensiva: parece claro que o time só consegue criar chances quando tem espaço. Contra adversários fechados, elas desaparecem - e o Inter deve saber disso e deve entrar esperando o Flamengo em seu campo. Pelas entrevistas, Cuca parece só estar prestando atenção nos defeitos de finalização, o que é só uma parte do problema. É bom que, hoje, o time saiba virar o jogo de um lado pro outro com mais velocidade, pra conseguir abrir a defesa adversária; que saiba jogar pelas pontas buscando o fundo, e não apenas insistindo em chuveirinhos da intermediária; e que tenha uma presença mais efetiva na área. Emerson, está claro, não funciona como centro-avante, como o único atacante do time. E precisa de ajuda de mais gente disposta a entrar na área para finalizar.

Além disso, contra o Cruzeiro, o time se lançou à frente após a expulsão de Jancarlos e deixou espaços complicados lá atrás para o contra-ataque - o que acabou dando no pênalti do primeiro tempo e em duas ou três chances claras para o Cruzeiro, além do gol de Ramires, no segundo. E o Inter, que tem jogadores rápidos e habilidosos, vai vir preparado pra sair em velocidade quando os espaços aparecerem. É claro que é preciso atacar hoje, e que é importante sair do Maracanã com a vitória. Mas que o time compreenda que é o tal jogo de 180 minutos. Sair de qualquer maneira e arriscar tomar gol de bobeira não é uma boa ideia.

Nenhum comentário: