O elenco do Flamengo campeão carioca de 2009 - Zagueiros

Fábio Luciano
18 jogos (18 completos) - 1 gol marcado - 11V, 5E, 2D

Ainda no ano passado, o rendimento de Fábio Luciano já vinha caindo. No início do ano, suas atuações começaram a ser ainda mais contestadas - a ponto de, quando Cuca treinou um time sem o capitão para prepará-lo para uma partida em que ele estava suspenso, muita gente ter comemorado uma possível barração, que nunca aconteceu.

No entanto, parece que o anúncio de sua aposentadoria - que, enquanto eu escrevo, ainda não está 100% confirmada - mudou tudo. Mudou a maneira como as pessoas o enxergam e mudou um tanto seu desempenho em campo mesmo. Talvez por estar concentrado em ter um belo final de carreira coroado por um título, Fábio Luciano conseguiu voltar a passar segurança para a torcida e para os companheiros.

Daí a campanha "Fica Capitão", encampada pela torcida aos gritos nos últimos jogos no Maracanã. Talvez tenha um tanto a ver com o fato de que não parece haver substituto pra ele a altura no elenco. Mas o carisma do cara também conta, e muito.

Atualizando: Fábio Luciano confirmou, em coletiva na Gávea, que fez mesmo seu último jogo como profissional. O que escrevi quando ele anunciou sua intenção de se aposentar continua valendo: ele foi provavelmente a melhor contratação que o Flamengo fez nos últimos dez anos.



Ronaldo Angelim
15 jogos (15 completos) - 1 gol marcado - 10V, 4E, 1D

Angelim é o cara. Já há tempos - na verdade, desde a chegada de Fábio Luciano, que o poupou de ter que conviver na zaga com Irineus, Moisés e coisas do gênero -, Angelim vem demonstrando uma regularidade impressionante. Se coloca e antecipa bem, bom tempo de bola, leva poucos cartões, raramente está suspenso e ainda tem técnica suficiente para servir de desafogo para a saída de bola do time. Reparem: no vexame contra o Resende, ele não estava em campo. E desde o Brasileiro passado é assim - as piores derrotas acontecem na ausência de Angelim.

O que talvez lhe falte um tanto, por não ser mais nenhum garoto, é velocidade - algo que apareceu no segundo gol do Botafogo de ontem. Com Fábio Luciano já de pernas pesadas ao seu lado, a zaga acabou sempre pedindo a presença de um terceiro homem, mais jovem. Como será o desempenho de Angelim daqui pra frente, caso realmente aconteça a saída do Capitão?


Airton
14 jogos (9 completos) - 9V, 3E, 2D

Eis que coloco Airton, o volante que foi talvez a maior revelação do Flamengo no ano passado, na lista dos zagueiros deste ano. Isso porque ele parece agora ter ganho de vez a posição de terceiro zagueiro - e não parece provável que vá deixar de jogar no setor com a saída de Fábio Luciano, tendo um a menos à disposição de Cuca no setor. Na verdade, o técnico já andou usando Aírton na zaga mesmo em partidas em que atuou com apenas dois na zaga, como no primeiro jogo contra o Fortaleza pela Copa do Brasil.

De início, a opção de Cuca por usá-lo nesta posição me incomodou um tanto - até porque ele não foi tão bem mesmo nas primeiras vezes em que jogou por ali. Foi o caso do jogo contra o Resende, em que o juiz acabou expulsando-o injustamente, mas em que foi mal de qualquer forma no lance que deu no pênalti mal marcado que gerou o cartão vermelho.

Mas, nas últimas partidas, ele já pareceu ter encontrado melhor sua posição na zaga. Não sei dizer se é o suficiente para ir no Brasileiro, muito mais complicado que o Estadual. Mas que ele sabe marcar, sabe. Talvez seja mesmo mais fácil pra ele garantir lugar no time por ali do que disputando a posição de volante.


Wellinton
7 jogos (6 completos) - 3V, 3E, 0D

Wellinton surgiu no elenco profissional este ano no espaço não aproveitado por gente que estava à sua frente na fila. Depois do fiasco da Taça Guanabara, Cuca percebeu que Thiago Salles não dava conta do recado e decidiu testar outro garoto, com passagem recente pela Seleção Brasileira de base, na partida contra o Ivinhema, pela Copa do Brasil. O jogo acabou 5x0 Flamengo e ele foi ganhando novas oportunidades.

É um jogador com um bom porte físico e parece ter um bom senso de colocação, uma das qualidades mais importantes num zagueiro. Além disso, procura fazer o simples, o que também conta pontos. Mas em jogos um pouco mais complicados, andou tendo problemas no combate direto, sendo driblado com facilidade. Pode até ser que isso seja por conta da inexperiência e que ele ainda vá subir de produção. Mas seu confronto com Thiago Neves, por exemplo, no Fla-Flu da fase classificatória da Taça Rio, mostrou o quanto ele ainda está verde pra enfrentar adversários de mais qualidade.

É bom lembrar que o contrato de Wellinton termina no fim deste ano - e que já apareceram por aí boatos de negociações para sua venda pra Europa.


Thiago Salles
2 jogos (2 completos) - 0V, 1E, 1D

Thiago Salles, que chamava a atenção quando começou a aparecer nos profissionais por marcar muitos gols, vem perdendo cada vez mais espaço no time. Hoje, estão na sua frente na luta por um lugar na zaga não só os titulares Fábio Luciano e Angelim, mas também Wellinton, que é mais novo, e o improvisado Aírton.

E a questão é que Thiago Salles é mesmo fraco. Faz gols de cabeça? Pode ser - mas isso poderia qualificá-lo pra disputar posição com Obina e Josiel no ataque. Atrás, tem sérias dificuldades de posicionamento e compromete mesmo. Cuca lhe deu duas chances seguidas na ausência de Angelim, para jogar contra Botafogo e Resende no fim da Taça Guanabara. Os dois resultados ruins parecem ter selado a sorte do rapaz.


Douglas
2 jogos (1 completo) - 1 gol marcado - 2V, 0E, 0D

O caso de Douglas é dos mais curiosos nesse elenco do Flamengo. Foi trazido no início do ano do Santo André, bem recomendado pela campanha na série B, em que o time subiu para a primeira divisão - assim como o hoje titular Willians. A perspectiva era de que pudesse até lutar pela vaga de titular na linha de três zagueiros ou, ao menos, ser uma boa opção de banco. Com a iminente saída de Fábio Luciano, o espaço agora deveria estar livre pra ele garantir sua posição.

No entanto, Douglas mal foi visto em campo com a camisa do Flamengo até hoje. O jogo mais esquisito foi contra o Mesquita, em que jogou apenas o primeiro tempo e foi sacado no intervalo, sem razão aparente - sua atuação era discreta, com o Flamengo não sendo muito ameaçado na defesa. Voltou a entrar apenas contra o Cabofriense, na primeira rodada da Taça Rio, quando Cuca estava sem Fábio Luciano, Angelim e Aírton - e até fez um gol de cabeça, com direito a comemoração emocionada de joelhos. Desde então, nunca mais. Não aparece nem no banco. Pelas últimas escalações, Douglas está atrás de Fábio Luciano, Angelim, Aírton, Wellinton, Thiago Salles. 

Surgiu de dentro da Gávea uma história ainda mal contada sobre um bate-boca feio no vestiário entre o zagueiro e o técnico Cuca - o que pode ser mesmo uma explicação pra sua situação no elenco. É esperar pra ver o quanto ele ainda será aproveitado até o fim do ano.

Nenhum comentário: