Tem gente querendo aparecer

Além do péssimo resultado e da enchente de gols perdidos, o Flamengo ainda teve mais uma notícia ruim ontem: o presidente do TJD, Antônio Vandeler, declarou que poderia ser dada uma "punição preventiva" a Juan, pelo lance com Maicosuel no domingo passado, pelo fato de ele não poder ser julgado mesmo antes do segundo jogo da final do Estadual.

Vejam bem: achei Juan patético naquele lance. Se eu fosse o juiz, o teria expulso, sem dúvida nenhuma. 

Mas, depois do juiz ter dado só o amarelo, é ridículo que o levem a julgamento pra alguma suspensão. E mais ridículo ainda falar em "punição preventiva" para excluí-lo do próximo jogo.

A autoridade em campo é o juiz. Ele viu a jogada, estava próximo, não foi algo que passou desapercebido por ele. E ele resolveu que era só pra amarelo. Certo? Errado? Pode-se discutir, mas a decisão é dele, e ponto final.

Um lance como o do zagueiro Germano, do Santos, que deu um soco em um adversário na partida contra o Corinthians no último domingo, já é outra história. Naquele caso, o juiz não viu o que aconteceu. Foi algo que escapou de seu julgamento. E foi um lance grosseiro, de indiscutível deslealdade. Levar algo assim a julgamento pelas imagens da TV, eu até compreendo. Mas algo que aconteceu na frente do juiz, que ele viu e deu seu julgamento em campo - aí já começa a ser palhaçada e vontade de aparecer do pessoal dos tribunais.

Não seria o caso então de anular o gol de pênalti do Ceará em cima do Fortaleza, depois de todos verem pela TV o absurdo da marcação de Simon? Se é pra contestar as decisões do juiz em campo baseado no videotape, taí um caso em que o erro foi muito mais absurdo - e influenciou diretamente no placar da partida.

No duro, não acredito que inventem mesmo a tal suspensão para Juan. Acho que, quanto a isso, é um barulho que não vai dar em nada. Mas mesmo uma punição a ele num julgamento posterior ao jogo, pra mim, seria o fim da picada.

4 comentários:

Fabricio C. Boppré disse...

E os chutes dos caras do Botafogo no Fabinho, do Fluminense? Alessandro e Juninho, grosseiramente, chutaram o cara no chão, um foi expulso outro não. As imagens passaram na TV, fizeram novo julgamento, incluindo o cara que não foi expulso, mas absolveram ambos. Como pode alguém querer punir o Juan?

Marcos Monnerat disse...

O Bruno não foi punido por conta daquela dividida com o jogador do Vasco que o juiz em campo viu e não considerou nem falta?! Podem muito bem fazer isso de novo. O precedente já foi aberto.

Fabricio C. Boppré disse...

Pois é. Por isso fico irado toda vez que vem neguinho falar que o Flamengo é beneficiado pelas arbitragens, pela imprensa, pela Globo, e não sei mais o que...

voo do urubu disse...

Mas é o fim da picada. O lance em que o Bruno atrapalhadamente dividiu com o jogador do Vasco foi considerado normal pelo árbitro e ainda assim o tribunal resolveu puni-lo com 2 jogos. O árbitro nem sequer achou falta. Se o tribunal quisesse punir alguém, que fosse o árbitro por seu erro. E o que ocorreu com o árbitro? Foi premiado com a final da Taça Rio.

Saudações rubronegras!