Os resultados do marketing, até agora

O momento na Gávea é de criatividade para buscar soluções para diminuir os custos e conseguir novas receitas. O movimento começou com os esportes amadores e chegou ao futebol, com as promoções em torno da camisa limpa de patrocínios. Nos blogs, comunidades e fóruns múltiplos sobre o Flamengo que existem por aí, o que não falta são ideias mirabolantes para o clube levantar dinheiro - se me perguntarem, até eu darei dois ou três chutes do que poderia ser feito. Mas é interessante ver o retorno que as idéias que vão sendo colocadas em prática estão dando.

Fico curioso pra saber o quanto se arrecadou com os SMSs e mensagens de voz para concorrer às camisas dos dois Fla-Flus, mas essa informação o clube não disponibilizou. O que é possível é ver o retorno até agora das badaladas ações em torno do Fla-Basquete - a prestação de contas abaixo foi retirada do site oficial.

Prestação de contas do basquete do Flamengo

Como se vê, o clube até agora pagou mesmo apenas o salário de janeiro de 2009 - ainda há dívidas dos salários de fevereiro e março, além de premiações e outras parcelas dos contratos dos jogadores que estão em atraso desde 2008. O total da dívida passa de um milhão de reais - enquanto a única parceria anunciada até agora, com a Loterj, terá um valor total de 80 mil reais.

Assim, a maior receita que o trabalho de Areias e equipe conseguiram até agora foi mesmo a da campanha de venda de camisas. Foram 6.661 vendidas até agora, dando uma receita líquida para o clube de pouco mais de 100 mil reais em um mês de vendas. É um número bastante bom - segundo a prestação de contas disponível no site do clube, a campanha de venda de camisas para a construção do CT do muito mais popular futebol, iniciada na época da euforia com o time no final de 2007, nunca conseguiu chegar a este resultado em um período igual.

De qualquer forma, mesmo sendo um bom resultado, é uma receita ainda muito longe de bater com os custos do time - montar um grupo vencedor tem seu preço. A aposta é que as vendas de camisas irão reaquecer com a proximidade dos playoffs e com o lançamento de mais um modelo, sem mangas, que deve acontecer ainda esta semana. Será que quem já gastou na primeira camiseta estará disposto a abrir a carteira mais uma vez?

Um comentário:

Jorge Andrade disse...

Excelente post, André...

Respondendo sua pergunta no final: SIM, eu compraria a segunda camiseta também.