Estadual 2009 - Taça Rio - Semi-final - Flamengo 1 x 0 Fluminense

Foi um jogo bem melhor tecnicamente que o de ontem. O placar foi mais modesto, mas o Flamengo mostrou mais futebol hoje do que o Botafogo no dia anterior - o que dá uma certa confiança de que dê pra vencê-lo em três jogos seguidos, para sair com o tricampeonato.

O Fluminense está sendo escalado com um erro que Renato Gaúcho cometia no início de 2008, Renê Simões repetiu no começo deste ano e que permanece com Parreira: formar o meio-campo com Conca e Thiago Neves. Os dois são muito bons quando pegam a bola perto da área adversária - mas, além de não marcarem, mesmo com a bola não sabem fazer o trabalho de meia mesmo, de troca de passes, manutenção da posse de bola. Com isso, o time fica muito fraco no meio, tem dificuldades na saída da defesa e não consegue manter a posse de bola. Imaginei que Parreira tivesse enxergado isso ainda no primeiro jogo com Fred, quando o time cresceu muito com a entrada de Leandro Bonfim no meio-campo e o adiantamento de Thiago Neves para o ataque - solução parecida com a que Renato Gaúcho usou quando fez o time engrenar no ano passado.

Mas, como essa experiência de Parreira na escalação foi só passageira, o que se viu, desde o início, foi um domínio completo do Flamengo na posse de bola. Cuca entrou com três zagueiros, voltou a colocar Léo Moura na ala e povoou o meio com vários jogadores com boa técnica quando têm a bola, como Kléberson, Íbson e mesmo Willians. O time errou poucos passes, soube virar o jogo de um lado pro outro, forçou muito as jogadas pela esquerda (com Juan tendo a ajuda de Zé Roberto) e mandou no jogo o tempo inteiro.

No início do segundo tempo, o Fluminense até ensaiou um equilíbrio, com a entrada de Marquinhos - um jogador melhorzinho no passe que o volante Wellinton Monteiro. Mas logo o Flamengo voltou a controlar a partida. Parreira até tentou, como eu comentei antes da partida, lançar atacantes abertos (inclusive com a entrada de um no lugar do lateral Mariano). Mas não surtiu efeito, justamente porque o time não sabia como manter a posse de bola e escapar da marcação rubro-negra no meio-campo. No fim, até fisicamente o Fluminense parecia um time entregue - no finzinho, o Flamengo desperdiçou um contra-ataque digno de fim de pelada em churrasco, em que o time do Fluminense simplesmente não voltou pra marcar e assistiu o adversário trocar passes dentro de sua área até perder o gol.

E a atuação do Flamengo foi mesmo muito boa, talvez a melhor do ano. Dá pra citar apenas dois defeitos graves: a insegurança na bola aérea, que gerou alguns lances de perigo principalmente no primeiro tempo; e a inacreditável quantidade de gols perdidos. Afinal, mesmo jogando muito melhor o tempo inteiro, a vitória só veio graças a um frango de Fernando Henrique. Nas chances criadas, as finalizNegritoações foram lamentáveis - Léo Moura, Josiel, Zé Roberto, Juan, Emerson, Íbson, todo mundo desperdiçou suas chances cara a cara com o goleiro. A verdade é que se o aproveitamento fosse só razoável, o torcedor do Flamengo teria voltado pra casa hoje comemorando uma goleada.


12/4/2009 - 16h - Flamengo 1 x 0 Fluminense

Maracanã, Rio de Janeiro - RJ
Renda/público: R$ 1.245.363,00 /68.613 pagantes e 72.030 presentes

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ)
Cartões amarelos: Willians, Juan (FLA); Fred, Everton Santos, Mariano, Wellington Monteiro, Leandro, Jaílton (FLU)

Gols: Juan, 31'/1ºT (1-0)

Flamengo: Diego, Aírton (Welinton, 26'/2ºT), Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Ibson, Kleberson e Juan; Josiel (Emerson, 11'/2ºT) e Zé Roberto (Éverton, 32'/2ºT). Técnico: Cuca.

Fluminense: Fernando Henrique, Mariano (Alan, 24'/2ºT), Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Jailton, Wellington Monteiro (Marquinho, intervalo), Conca e Thiago Neves; Everton Santos (Maicon, 17'/2ºT) e Fred. Técnico: Parreira.

4 comentários:

Patrick disse...

Fala Monnerat, acho que um dos pontos fracos apontados por você será resolvido no domingo com a volta do Bruno - as bolas aéreas.

Achei seu comentário quase perfeito, minha única ressalva é com relação ao posicionamento do Léo Moura. Não sei se vc pôde ir ao Maraca mas, pra mim, ele jogou como ponta quando o Flamengo atacava fechando pelo meio quando o ataque era pelo outro lado. Quando o Flu atacava, aí sim ele marcava o Leandro.

De resto concordo com tudo que você disse.

Abraços!

Pedro disse...

Leo Moura apagadissimo como tem sido ultimamnete, ta na hora de tomar um banquinho pra acordar!
Fierro, Everton Silva ou Kleberson na ala direita!

Emerson Sheik disse...

Vale dizer tambem que o Airton foi muito bem, no feijao com arroz ali atraz, como fez no Fla x Remo.

PS.: Me botem no time, Josiel nao da!

vôo do urubu disse...

Urge um artilheiro.

Saudações rubronegras!