Copa do Brasil 2009 - Oitavas-de-final - Jogo de ida - Flamengo 0 x 0 Fortaleza

Aconteceu o que muitos temiam: o Flamengo não conseguiu vencer em casa o retrancado time misto do Fortaleza - uma equipe que veio sem grandes ambições além de perder de pouco e acabou voltando pra casa cheio de moral pra decidir o seu campeonato estadual. Já o Flamengo arrumou uma enorme dor de cabeça até a decisão contra o Botafogo, ao mostrar mais uma vez sua incapacidade de transformar o domínio de um jogo em gols - qualquer que seja sua escalação.

Cuca tentou duas alterações para aumentar o poder ofensivo do Flamengo: a entrada de Erick Flores como homem de criação no meio de campo e de Obina, deixando o time com dois homens de frente e dando a Emerson a chance de jogar como segundo atacante. Mas, no primeiro tempo, não funcionou. Erick estava muito mal, errando passes demais, e Emerson continuou estático na frente, não dando opção de jogo. Havia uma insistência irritante na ligação direta, feita com passes longos demais, e em bolas para Obina tentar em vão jogar de pivô em cima da marcação adversária. Com isso, o time voltou a dominar a posse de bola contra um adversário recuado - mas transformando isso em pouquíssimas chances de gol. Até houve uma bola perigosa de Willians após o escanteio, uma chance de Obina salva pelo zagueiro quando o goleiro já estava batido e um chute de Íbson da entrada da área que bateu na trave. Mas foi pouco, pro tamanho do domínio de posse de bola que o time teve.

Na volta, mesmo sem substituições, o time voltou totalmente diferente. Erick passou a jogar mais aberto na esquerda; Emerson começou a se mexer pelos lados do campo. Foi o bastante para o time abrir o jogo e começar a criar chances em sequência. Porém, foram sendo todas desperdiçadas, uma a uma - Obina teve duas ou três, Emerson também, Íbson deu uma furada lamentável em outra, e nada da bola entrar.

Como o time não saía do zero, Cuca resolveu mexer no time. E, com as entradas de Josiel e Zé Roberto, o ritmo diminuiu. Josiel foi mais estático, Zé Roberto mais centralizado e as jogadas pelas pontas deixaram de sair com tanta fluência. Mesmo assim, embora com menos frequência, as chances continuaram a surgir - e a serem desperdiçadas. Éverton ainda entrou no lugar de Íbson, mas não melhorou muito a situação. E o Fortaleza até ameaçou uma ou duas chances de conseguir uma vitória improvável num contra-ataque.

O 0x0 foi um péssimo resultado. É claro que o time tem toda condição de, com a cabeça apenas na Copa do Brasil, vencer o Fortaleza diante de um enorme número de rubro-negros no Castelão. Mas a verdade é que a classificação deveria ter sido encaminhada hoje.


* * * * * * * * * * * * *

É bom dizer que a punição da Justiça que não permitiu que o jogo de hoje fosse no Maracanã talvez tenha sido decisiva para o resultado do jogo. Isso pelo comportamento da torcida rubro-negra em Volta Redonda.

A própria presença do público já foi decepcionante - apenas 4 mil pagantes. E os nem tantos que foram não se preocuparam muito em ajudar o time. Pegaram no pé de Obina (que voltou magro, mas não jogou bem) desde o primeiro tempo, xingaram Cuca de burro após uma substituição, perseguiram Zé Roberto com vaias desde o momento em que pisou no gramado e no final, após uma isolada de bola lamentável de Josiel - a quem haviam pedido aos gritos enquanto Obina estava em campo -, desandaram a pedir por Adriano, como se isso adiantasse alguma coisa.

Lembro agora de um jogo ainda no Estadual, também em Volta Redonda, em que a torcida perseguiu o garoto Paulo Sérgio, em um jogo que o time vencia, após uma chance desperdiçada. Se é pra ser esse o padrão de comportamento dos torcedores, talvez seja o caso da diretoria do Flamengo imaginar outras opções pra onde levar jogos do time quando não puder atuar no Maracanã. Por mais moderno que o Estádio da Cidadania seja.

29/4/2009 - 21h50 - Flamengo 0 x 0 Fortaleza
Estádio da Cidadania - Volta Redonda, RJ
Renda/público: R$ 53.630,00 / 4.060 pagantes

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Roberto Baatz (Fifa-PR) e João Antônio Sousa Paulo neto (DF)
Cartões amarelos: Danilo, Silvio, Eusébio, Júlio (FOR)

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Airton, Welinton e Juan; Willians, Kleberson, Ibson (Everton, 32'/2ºT) e Erick Flores (Zé Roberto, 17'/2ºT); Emerson e Obina (Josiel, 17'/2ºT). Técnico: Cuca.

Fortaleza: Douglas, Danilo, Silvio e Edson; Coutinho, Júlio, Sidnei (Marcelo Nicácio, 20'/2ºT), Eusébio, Guto; Bambam (Wanderley, intervalo) e Luiz Carlos (Bismarck, 30'/2ºT). Técnico: Mirandinha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que mais decepcionante que a torcida de VR foi o time.
Esses caras com raras excessões não mostram nenhuma vontade de jogar pelo Flamengo.A maioria tá doida pra ser negociada pra fora.
Pensei até que o Léo Moura tivesse saído no segundo tempo pois só fui ouvir falar no seu nome aos 20 minutos do segundo tempo.
Acredito no título e na classificação em Fortaleza mas se esses caras entrarem com essa "disposição" toda contra o Inter vamos ser humilhados.
O Cuca que sempre armou times ofensivos no Flamengo se mostra um covarde.
Não dá pra escalar no mesmo time Ibson e Kleberson.
Obina me parece que foi escalado pelo Uram já que nem no banco tem ficado.
Espero que se reformule esse elenco no Brasileiro e reduza a folha salarial: Léo Moura,Obina,Josiel,Jonatas,Ibson,Maxi,Toró e outros podem ir embora tranquilamente para darem chances aos garotos da base como Lennon,Camacho e Bruno Paulo e para contratar mais uns dois jogadores para serem titulares absolutos, um camisa 10 e um 9.Não entendo também porque não aproveitam o Kayke que sempre metia gol adoidado nos juniores(pior que Obina,Josiel e Maxi ele não pode ser.)

Juliano - Niterói,Rj.

Anônimo disse...

Lembro que o Cuca em uma entrevista ao Mauro Cézar da Espn elogiou o Fierro e ele nem no banco tem ficado.
Não dá pra entender porque o Cuca fica preterindo o chileno,para colocar o displiscente Zé Roberto. Aliás, ele já entrou em campo morto ontem talvez por isso as vaias.
O Maxi é outro que nem no banco tem ficado, tá certo que não joga nada, mas ontem poderia ser útil ao time armando as jogadas pelos flancos.
SRN