O adversário de hoje

Uma notícia curiosa que saiu na imprensa cearense: o Flamengo tentou comprar o mando de campo do Fortaleza para este confronto. Antes do sorteio dos locais dos jogos, a diretoria rubro-negra teria oferecido uma grana para garantir que o primeiro jogo fosse no Rio - o que acabou acontecendo de qualquer forma. A informação é confirmada pelo presidente do Fortaleza, Lúcio Bomfim, que ainda disse que o valor era realmente interessante para o clube. No entanto, a CBF teria vetado a negociação.

Se é verdade ou não, não sei. Mas realmente, nesse caso, está sendo melhor para o Flamengo decidir fora de casa. Com a cabeça no Estadual, acredito que Cuca pensaria a sério em poupar mais gente de uma longa viagem ao Ceará neste momento. Como a partida vai ser mais por perto, o Flamengo deve mandar a campo um time mais forte - e correr menos riscos desnecessários. 


* * * * * * * * * * * * * * 


Assim como no Rio, no Ceará a cabeça de todo mundo está nas finais do seu Estadual. Quando o Flamengo estiver em Fortaleza, será atração e não é à toa que o ingresso do jogo de volta da Copa do Brasil sai mais caro do que o da final contra o Ceará - além de ser um dos atrativos para quem aderir agora ao programa de sócio-torcedor do clube. Mas o título que está ao alcance das mãos do Fortaleza é mesmo o Cearense, que a equipe conquistou em sete das últimas nove edições.

Por conta disso, assim como Cuca, o técnico Mirandinha (que é aquele ex-centroavante do Palmeiras, que fez um gol pela Seleção em seu primeiro toque na bola em um amistoso em Wembley e acabou sendo o primeiro brasileiro a jogar na primeira divisão inglesa, pelo Newcastle) deve poupar alguns de seus titulares.

Entre eles, está Marcelo Nicácio, artilheiro da equipe na temporada, que teve uma recente lesão na coxa esquerda e deve ficar no banco de reservas. A dupla de ataque deve ser formada por Wanderley e Bambam - mas ambos são os vice-artilheiros do time e já foram titulares na última partida do time pela Copa do Brasil, contra o Paraná. Bambam é visto por lá como um atacante talentoso; Wanderley, que joga pela direita, é o que deve tentar segurar mais a bola pelo ataque, pra aliviar a pressão do Flamengo. O outro poupado é o volante Álvaro, mais um que andou se recuperando de contusão há pouco tempo.

Além dos dois, não jogam outros três titulares. Um deles é Gilmak, que já atuou no time como volante e lateral, mas costuma atuar na linha de três zagueiros que o Fortaleza usa. Mas o mais interessante são os outros dois desfalques, dois destaques do time: Cleisson e Rodrigo Mendes!

Sim, são os mesmos velhos Cleisson e Rodrigo Mendes que jogaram no Flamengo nos anos 90, que hoje são titulares do meio-campo do Fortaleza. Embora tenha achado graça da descoberta, até fico aliviado pela ausência dos dois - o Flamengo adora levar gol desse tipo de jogador que passou pela Gávea e que ninguém tem saudades. Cleisson está fora porque  já atuou pelo América-RN na Copa do Brasil e não pôde ser inscrito. Já Rodrigo Mendes está contundido.

Nenhum comentário: