Empolgação

É óbvio: não vi o jogo de hoje contra o Madureira. Alguém, afinal, tem que trabalhar nesta terra.

Mas já vejo comentários entusiasmados com Erik Flores e Josiel. Este último, por exemplo, parece ter finalmente convencido Cuca; se logo antes do jogo ele falava em lançar o desconhecido Emerson no time mesmo fora de forma, só pra ter "um fato novo", agora ele já diz que apostará em Josiel até o fim.

Eu diria: muita calma nessa hora!

Longe de mim criticar uma atuação de um centro-avante que marcou três gols em um só jogo (sem nem ter visto a tal atuação). E que, afinal, já encosta nos artilheiros do campeonato. Josiel é grosso, tem séria incompatibilidade com a bola, mas tem mesmo suas qualidades no jeito de se movimentar dentro da área. Porém, é bom lembrar que se Obina andou tendo tantas chances de entrar em campo nos últimos jogos pra irritar todo mundo, isso se deve a um motivo simples: Josiel vinha realmente jogando mal em todas estas partidas. Pode-se dizer que Obina é pior ainda, ou mesmo achar que outros deveriam ser substituído antes. Só não dá é pra falar que Josiel andava jogando bem.

E Erik Flores é um garoto, que sempre me pareceu muito frágil fisicamente pra jogar entre os profissionais - especialmente com o estilo que escolheu para o seu jogo, prendendo muito a bola, tentando o drible a todo momento e buscando o contato físico. Dizem, porém, que ele ganhou massa muscular do ano passado pra cá, e é fato que o meio-campo do Flamengo anda precisando de uma criatividade que Léo Moura não consegue dar com consistência. Mas será mesmo que se destacar em um tempo contra o Madureira é motivo para tanto entusiasmo - e até para tanta revolta com o treinador que não o colocou em campo antes?

Não me entendam errado. Ambos merecem suas chances, principalmente porque os concorrentes não andam dando conta do recado. Mas, de novo: muita calma nessa hora.

2 comentários:

vôo do urubu disse...

A diferença, isto é fundamental, é que o Erik Flores sabe jogar e o Josiel não. A incompatibilidade entre Josiel e a bola é caso de polícia. Alguém tem de separar os dois. O Erik deu (fosse eu, cobrava, e muito caro) dois gols de presente pro cara dar o último toque, mais de um toque a coisa complica (como ficou claro, claríssimo, no gol que ele perdeu, em jogada também do Erik). Quanto a fragilidade do Erik: não há ninguém no elenco mais frágil do que Leo Moura, a gazela. Não ganha uma dividida sequer. E não se houve falar em fragilidade do Leo Moura. Fica de cara com o Erik. Faz lembrar o Adílio, que sem buscar o corpo a corpo, partia e driblava, porque drible é evitar o corpo a corpo, aí o brucutu vem e atropela se conseguir pegar. Fraterno abraço rubronegro!

Flávio disse...

Vocês ficam falando do que não tem importância.
Centro-avante não é para saber jogar, é para fazer gol. E nisso o Josiel é infinitamente superior ao Obina, ao Maxi, ao Zé Roberto.
O importante é que nosso principal problema é levar gol desses timinhos ridículos.
O Fábio Luciano aposentou. Começa o jogo e se lança ao ataque e foda-se a defesa, foda-se o Flamengo, foda-se o Cuca, foda-se a torcida, foda-se todo mundo.
É urgente o Flamengo ter um esquema defensivo mais sólido, com muito mais obediência tática.
Ninguém mais respeita o Cuca.