É o mesmo time?

Cuca finalmente fez seu primeiro treino coletivo, deixando as pessoas começarem a imaginar qual será seu time titular. E, bem - pelas notícias, o desenho é basicamente o mesmo utilizado por Caio Júnior no final do Brasileiro.

A escalação: Bruno, Fábio Luciano, Aírton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Íbson, Kléberson, Marcelinho Paraíba e Juan; Éverton e Obina. Os titulares venceram por 2x0, com gols de Obina e Íbson.

Chama a atenção a escalação de Aírton como zagueiro. Há que se ver em campo se é isso mesmo - se ele vai ficar na zaga, na mesma linha de Fábio Luciano e Angelim, ou se vai se adiantar para dar combate no meio-campo. Se ficar mesmo lá atrás, como Jaílton ficava, periga o time manter o mesmo problema da era Caio Júnior: Íbson e Kléberson terem que fazer sozinhos o trabalho de vai-vem no meio-campo - eu não acredito na mobilidade, fôlego e poder de marcação de Marcelinho Paraíba para este serviço, e Léo Moura e Juan simplesmente não são meias, por mais que a forma de escrever a escalação os coloque no setor.

Isso, em muitos momentos, criava um buraco entre o meio-campo e a defesa, onde o adversário podia trabalhar com liberdade. Além disso, sobrecarregava Íbson e Kléberson, que tinham que fazer o trabalho que em qualquer outro time seria de três ou quatro jogadores, não conseguiam render e ficavam com a torcida pegando no pé. Reparem que a grande atuação dos dois juntos, contra o Palmeiras, aconteceu com a escalação, no meio-campo, de Aírton - era o volante que ocupava este espaço à frente dos três zagueiros e aliviava o trabalho dos dois. Eu não me surpreenderei se, com o tempo, Cuca começar a testar o time sem Marcelinho no meio.

Mas é bom mesmo ver a coisa funcionando em campo, pra saber se Aírton seria mesmo um zagueiro. A simples escolha dele, em vez de um defensor de ofício como Douglas, já indica que sua função pode incluir algum trabalho no meio-campo, em vez de se colocar sempre lá atrás. Durante o treino, ele deu o lugar a Willians, outro volante.

E bem -  a presença de Éverton no ataque tem toda pinta de ser pra guardar lugar pra Zé Roberto, que deve mesmo ser titular.


Atualizando...

Vejam vocês como é preciso mesmo ver com os próprios olhos o time em campo, pra entender como é. Tanto GloboEsporte quanto Uol falaram do treino escalando o time num 3-5-2 e chamando a atenção para a presença de Marcelinho Paraíba no meio-campo. Mas, depois de publicar o texto, li a matéria do Lance - que já afirma que o time jogou no 3-4-3 costumeiro de Cuca, com Marcelinho no ataque, jogando aberto, assim como Éverton. E que, depois, ainda variou para o 4-3-3, com Willians indo para o meio-campo (e, pelo visto, Léo Moura e Juan se tornando laterais, em vez de meias).

No domingo, tem jogo treino contra o Tupi. Pena que dificilmente alguém vai transmitir, pra gente entender direito qual é a do Cuca.

Um comentário:

dikssia disse...

SporTV vai passar o jogo treino do vice. Talvez passe o nosso também.