Torcendo por Vasco e Fluminense

Todo mundo já reparou: as chances do título deste ano não ir para o Morumbi estão concentradas em Vasco e Fluminenseo. Serão dois jogos em que nenhum rubro-negro vai ter problemas para torcer pelos grandes rivais.

Mas eu estou torcendo por ambos tem mais tempo. Sou daqueles que não quer o enfraquecimento do tal "futebol carioca". 

2009 já está com cara de que será um ano duro para o Botafogo. Sabendo de todas as dívidas, inclusive de salários dos jogadores, e tendo em vista o desastre Timemania que vem por aí, o futuro presidente alvi-negro já avisou que irá fazer um grande corte no orçamento, apostar na base, essas coisas. O treinador muito provavelmente será alguém mais barato que Ney Franco. Ou seja: o Botafogo deverá ser um grande coadjuvante ao longo do ano, se é que não vai acabar lutando pra não cair no fim da temporada.

Se Fluminense e/ou Vasco caírem, serão ainda mais longos os longos blocos de programas esportivos na TV dedicados ao futebol paulista. Ainda mais se olharmos pro que aconteceu na série B este ano.

O Corinthians, como era óbvio, subiu. Só que, além dele, virão para a elite dois daqueles timezinhos muquiranas do interior paulista - Santo André (2.763 pagantes de média em seu estádio, em uma campanha vitoriosa) e Barueri (que ao menos joga em um belo estádio e tem uma média melhorzinha: 8.656). Este último ainda pode ficar de fora para a entrada de Vila Nova ou Bragantino, mas é muito difícil.

Eu, pelo menos, não consigo ver com simpatia a idéia de um Brasileiro com 2 cariocas e 7 paulistas.


* * * * * * * * * * * * * * * 


Já na Série B, estão garantidos por enquanto 3 paulistas: Bragantino (ou Barueri), Ponte Preta e São Caetano. Lá está também, por enquanto, o Marília - que é hoje o primeiro acima da zona do rebaixamento, mas ainda pode cair.

Pode cair um da série A - a Portuguesa. Minha aposta, apesar de terem feito algumas boas partidas nas últimas rodadas, é que será rebaixada mesmo.

E pode subir outro da série C: o tradicional Guarani. Falei da série C aqui há um bom tempo, tratando da chance de termos um pequeno do Rio na segunda divisão nacional pela primeira vez desde 2002. Agora está mais fácil de acompanhar as chances do Duque de Caxias do que na época em que tratei do assunto - há uma seção no Globoesporte.com sobre a disputa e os jogos vêm sendo transmitidos pelo Sportv. 

Neste domingo acontece a decisão das vagas que restam para a Série B. O Duque de Caxias se garante vencendo o Confiança, em Sergipe; se não ganhar, vai ficar dependendo dos resultados dos jogos Guarani x Águia-PA e Rio Branco-AC x Brasil de Pelotas.


* * * * * * * * * * * * * * * 

Voltando a interesses diretos do Flamengo: seria bom se, na próxima rodada, o Fluminense arrumasse no máximo um empate em Porto Alegre, contra o Inter. Uma vitória praticamente os livra de risco de rebaixamento - o que pode diminuir a vontade com que irão ao Morumbi na rodada seguinte.

Mas é óbvio que isso só fará alguma diferença se o Flamengo vencer o Cruzeiro, o que já é difícil o bastante.

2 comentários:

m&i disse...

Também sou desses que não gostaria de ver o futebol carioca com apenas 2 times na série A... a grandeza do Flamengo não é a desgraça dos rivais e sim nossas próprias glórias, o Flamengo se basta.
Pensar diferente disso é no mínimo se igualar aos demais em sua infinita pequenes ante ao Todo Poderoso Mengão!!!

vôo do urubu disse...

É partir pra cima do Cruzeiro e deixar os outros resultados com São Judas Tadeu.

Saudações rubronegras!