A que ponto chegou o Botafogo

Carlos Alberto, que até conseguiu uma regularidade inesperada durante sua passagem no Botafogo - embora venha se tornando cada vez mais individualista em campo -, acabou de se despedir do clube. Estava por lá havia 6 meses; os salários estão atrasados há 3 e não houve qualquer depósito de FGTS. Sem falar no direito de imagem.

Antes de Carlos Alberto, o argentino Zárate já havia abandonado o barco por um tempo. Desde que chegara ao Brasil, não havia visto a cor do dinheiro. Decidiu entrar em uma greve solitária, enquanto não recebesse o que lhe era devido. O gordo artilheiro da série B hermana chegou a ter a luz de casa cortada.

Bebeto de Freitas vai chegando ao fim do seu mandato e fica a pergunta: o que mudou no Botafogo?

É certo que Bebeto pegou o clube não só quebrado como na série B. Conseguiu retornar à elite e os resultados foram mesmo melhorando. Mas, até aí, o time havia sido campeão brasileiro em 95, não muito antes de começar sua queda livre rumo à segunda divisão.

E a situação, agora, parece além de preta. Nem o pequeno aluguel pelo estádio que ganhou de presente o clube está conseguindo pagar. Na série de matérias sobre a situação financeira dos clubes brasileiros que a ESPN Brasil fez, o Botafogo foi o único que decidiu não se pronunciar - o buraco é tão grande que acharam melhor não ajudar a expô-lo mais ainda. 

E ano que vem, é bom lembrar, há o fantasma da Timemania - acaba a carência que os clubes tinham para não pagar suas parcelas da dívida e eles terão que abrir os cofres, completando o que faltar na arrecadação da loteria. Que, como já cansou de sair na imprensa, está bem baixa. Para o Botafogo, especificamente, isso é realmente assustador; o clube não é dos que mais arrecada nas apostas e é dos que têm a maior dívida com a União. 

Bebeto tinha a imagem de ex-esportista, moderno, sério, profissional. Por isso, contou com a simpatia de todos na imprensa e até de torcedores dos outros times. Muitos chegaram a sonhar em ter alguém como ele em seus clubes. 

Mas termina sua administração deixando o Botafogo quebrado como já estava. E ainda bancando o Eurico, invadindo campo para tirar satisfação de árbitros.

Ou muita coisa muda por lá, ou 2009 vai ser um ano de muito chororô.

Um comentário:

Diana Gondim disse...

resolvi comentar aqui pq sei que vc vê mais, apesar de não ter muito o que dizer sobre o post.. hehehe! Mas eu até tenho tentado entender mais de futebol!!

postei o vídeo do tom zé no jô, muito bom! valeu a dica!

saudade, querido! quero saber de vc.. nos vemos sabado? niver do nando.. bjsss!!