Os jogos que interessam hoje - Parte 2

Cruzeiro x Grêmio
Taí o jogo mais nervoso da rodada, um mata-mata em pleno Brasileirão de pontos corridos. A primeira dificuldade para o rubro-negros é escolher pelo que torcer.

De primeira, o empate parece a escolha óbvia. Os dois concorrentes diretos perdem pontos, beleza, resolvido. Mas, pelas minhas projeções, o Grêmio já tem uma enorme chance de ser campeão mesmo com a derrota hoje - é o que eu sempre coloquei na minha brincadeira de tabela dinâmica. Se conseguir um pontinho que seja no Mineirão, vai ficar ainda mais difícil alcançá-lo. Ou seja: se a idéia do torcedor do Flamengo é torcer por título, talvez a derrota do Grêmio seja o melhor. Até porque o Flamengo ainda tem confronto direto com o Cruzeiro pra resolver a parada - pra tirar a diferença do Grêmio, só secando mesmo.

Por outro lado, se a idéia é se garantir na Libertadores logo - o título, se vier, é lucro -, uma derrota cruzeirense seria o ideal. Sem estes três pontos, a vida do Cruzeiro nessa disputa vai ficar bastante complicada. Eu diria inclusive que, mesmo perdendo o confronto direto lá no Mineirão, o Flamengo terminaria o campeonato na frente deles. É palpite puro, claro. Mas testem aí as suas apostas.

Eu, pessoalmente... Não sei pelo que torcer. O que vier, tá bom e ruim ao mesmo tempo. E, apesar de ter sempre colocado o Cruzeiro como vencedor na hora de chutar alguma coisa, não tenho idéia do que pode dar.

Até porque os dois técnicos estão fazendo suspense. No Cruzeiro, as dúvidas são menores. A única verdadeira parece ser sobre a entrada ou não de Wagner como titular. Acredito que, em um jogo decisivo como este, Adílson Batista não vai abrir mão dele em campo. Mas Wagner andou pegando banco, por "falta de ritmo", nos últimos jogos. Vai saber.

Já no Grêmio, as questões são maiores. O time sempre teve como trunfo, ao longo do campeonato, a estrutura definida. A partir da chegada de Souza, Roth começou a ter dúvidas, a mexer na equipe - e o desempenho passou a oscilar mais. E agora surge mais um fator: o surgimento do garoto Douglas Costa, que teve chances em um momento de desfalques, destacou-se e agora está difícil de tirá-lo. Pode acontecer hoje de tanto Souza quanto Douglas entrarem de início, tanto como podem acabar os dois no banco. O treinador faz mistério inclusive se usará um ou dois atacantes. 

Meu palpite é que, seja qual for a formação, o Grêmio vai vir com a marcação no meio muito reforçada. Não costumam marcar atrás, devem tentar reduzir os espaços mesmo longe de sua área, mas sabem que o empate no Mineirão será um ótimo negócio. Se conseguirem não deixar o Cruzeiro chegar perto de seu gol e manter a posse de bola o jogo inteiro, já terão cumprido a missão - se sair um golzinho de bola levantada na área, melhor ainda.

E preparem-se para um festival de faltinhas irritantes dos gremistas durante todo o jogo.  

Um comentário:

Saulo disse...

Cruzeiro x Grêmio vai ser um jogão e acho que vai dá empate.