Botafogo x Flamengo no Maracanã?

Ontem, anunciou-se oficialmente que Botafogo x Flamengo, com mando de campo alvi-negro, será no Maracanã - por "falta de segurança" no Engenhão e seus arredores.

Sei que é bom para o Flamengo. Mas é errado.

O Botafogo tem todo direito de jogar no Engenhão, que tem capacidade pra isso e estrutura pra isso. Quando o Maracanã estiver fechado para obras - ano que vem, ou em 2010, ou quando for -, os clássicos serão lá. Por que não poderiam ser lá agora, então? A partida já está marcada para o estádio há meses e houve tempo para todo tipo de estudo necessário por parte das autoridades responsáveis. E até no estádio da Portuguesa da Ilha, em 2005, houve um Flamengo x Botafogo pelo Brasileiro.

Pra completar, ainda falam na torcida do Flamengo ter direito a apenas 20% dos ingressos. Se eu já achava isso esquisito no Engenhão, que dirá no Maracanã. Vamos ver como isso vai ficar.

Bebeto de Freitas publicou no site oficial do Botafogo uma nota, protestando sobre a decisão. Eu concordo com todo o texto. Não é só a questão da vantagem de jogar em casa, ou da segurança. Há questões econômicas envolvidas. Contratos. Acredito que até tenham chegado a colocar ingressos a venda para o jogo, pelo sistema da Visa - já que colocam lá lugares para todos os jogos até o fim do campeonato, há meses.

Imagino que ainda dê tempo de voltarem atrás na decisão.


* * * * * * * * * * * * * *

Por outro lado, a interferência no equilíbrio do campeonato não é essa grandeza toda.

Por anos, o Palmeiras jogou suas partidas contra os times de fora no Parque Antarctica e os clássicos no Morumbi. O mesmo ocorre com o Vasco, que tem seu mando em São Januário e enfrenta os outros grandes no Maracanã. O próprio Botafogo andou jogando um tempo no Caio Martins contra todo mundo - menos os clássicos. Há outros exemplos do tipo. E ninguém dizia que os times de fora estavam sendo prejudicados. É uma situação comum.

Claro que, entre jogar no Engenhão e no Maracanã, para o Flamengo pode ser melhor o Maracanã. Mas não será nada de inédito nem de outro mundo.

4 comentários:

Saulo disse...

Não tenho nada contra o Flamengo, mas a CBF está cometendo uma grande injustiça com o Botafogo. O mando de campo é nosso e temos todo o direito possível para jogar no Engenhão. Já mostramos que o Engenhão é seguro e muito moderno. Os exemplos foram os jogos contra o Vasco e Fluminense em que não houve nenhum problema.
Não sei por que a CBF está fazendo isso agora. Queria uma explicação melhor dessa entidade.
Porque então eles não fizeram essa mudança lá no começo do campeonato e só agora estão fazendo isso. É lamentável o que a CBF está fazendo.

Anônimo disse...

A culpa não é da CBF nem do Flamengo, infelizmente as torcidas organizadas são as principais responsáveis. Não tenham dúvidas que se a partida fosse no Engenhão a quantidade de mortos seria muito superior aos mortos da partida que será no Maracanã. E a PM sabe muito melhor do que nós.

Marcos Monnerat disse...

Nossa mãe! Cada uma que me obrigam a ler. Pelo que o anônimo aí falou parece que é certo de haver mortos no dia da partida. É questão de saber quantos. Meu Pai... Se isso for verdade mesmo, que a PM proíba a realização da partida, onde quer que seja. Acho melhor colocar o jogo no Canadá, lá serão poucos os torcedores querendo se matar.

Anônimo disse...

É isso aí galera !
Ganhamos mais uma vez nos bastidores. Um bom time campeão não se faz só dentro de campo mas também nos bastidores, vide o Eurico Miranda. É claro que a nossa diretoria já fez a sua parte, como vem fazendo deste o início do campeonato agora é com o time ! Tem que ganhar na bola e nos bastidores. É guerra ! Não tem que ter pena do inimigo, vamous deixar de ser ingenuos, galera.