O que esperar do Flamengo hoje à noite?

A vitória contra o Coritiba foi a primeira grande atuação do Flamengo em tempos. Dá pra esperar que repita contra o Vitória hoje à noite?

Pode até ser que o time consiga jogar bem novamente. Mas não serão os mesmos em campo e fica a curiosidade pra ver o efeito dos retornos de Fábio Luciano e Juan. Os dois são, óbvio, reforços importantes. Mas suas entradas vão mudar algumas características que ajudaram no bom jogo da última rodada.

Sem Juan, o Flamengo deixou de apoiar simultaneamente com os dois laterais. Luizinho ficou mais preso e, com isso, a vida dos volantes e zagueiros ficou mais fácil na cobertura - embora a defesa até tenha batido cabeça pela direita, especialmente no início do primeiro tempo. Com este trabalho facilitado, Aírton, embora ainda fosse um falso terceiro zagueiro, até pôde se adiantar para o meio-campo com mais frequência do que Jaílton vinha podendo fazer, aliviando a vida de Íbson e Kléberson no combate no meio. Não à toa, foi a melhor atuação dos dois juntos até hoje.

Embora fosse Fábio Luciano o ausente, Aírton jogou no lugar é do Jaílton - que recuou para ficar na sobra, como o capitão costuma fazer (e foi bem). Com isso, quem marcava um pouco mais à frente era um jogador mais técnico, com passe melhor, de menos faltas e chutões pra frente. Isso ajudou na saída de bola e na partida para os contra-ataques.

Juan é uma arma importante no ataque pela esquerda - mas vai sobrecarregar mais os outros na recomposição e cobertura. Fábio Luciano é um belo zagueiro, coloca-se bem, é importante pela liderança, ajuda a defesa a ser bem mais segura - mas leva muitos cartões por apelar pra faltas constantemente, distribui chutões pra frente desde que chegou no ano passado e, junto com Jaílton, não é de grande ajuda na saída de bola.

O time pode ficar mais forte hoje, com todos à disposição. Mas pode também perder algo que ganhou, quase sem querer, no último jogo. 


* * * * * * * * * * * * * *

O Vitória, hoje, não é mais aquele que ganhou do Flamengo no primeiro turno. Não tenho visto os jogos, mas os resultados caíram, e muito. Mesmo a escalação também andou mudando com frequência. O Fluminense, pelo que se conta, deveria ter ganho o jogo lá no Barradão - não só pelos erros absurdos do juiz. E, pelo que se fala, a procura de ingressos pelos torcedores do Flamengo de lá é grande; o Vitória está reservando para eles o mesmo espaço que costuma dar à torcida do Bahia nos clássicos de lá.

Em todas as minhas projeções, sempre contei com um empate para esta partida. Mas, talvez por esperança em Barack Obina, talvez por palpite puro, acredito que dê pra conseguir os pontinhos extras que compensariam um pouco a derrota triste para o Atlético Mineiro, há duas rodadas.

Nenhum comentário: