Ainda sobre o time de domingo

Lendo mais matérias sobre o treino de hoje, descubro que Obina andou ganhando a vaga de titular. Não sei se vai mesmo jogar no domingo. Mas por essa, juro, não esperava.

Não que seja particularmente contra. Tenho pra mim o palpite de que, entre os centro-avantes que o Flamengo tem, Obina é o melhor. E sei que sou minoria em achá-lo um bom jogador. Ele é mesmo capaz de lances que, bem, só ele é capaz. Mas, ao mesmo tempo, é bom pelo alto, se coloca bem, usa bem o corpo e tem uma visão de jogo bem acima da média para alguém da posição - algo que poucos valorizam nele como deveriam. Em princípio, ele seria mesmo meu titular, embora eu não conheça tanto assim seus concorrentes pra dar a opinião com muita certeza.

Mas, hoje, eu manteria Vandinho no time. Basicamente, porque ele é o que tem, no momento, mais moral com a torcida. Podem crer que, no momento, isso faz diferença. Já vai ter muita gente indo ao Maracanã no limite da paciência, pronta pra estourar a qualquer momento e pegar no pé de quem estiver pela frente. Íbson já é um que a gente sabe que vai sofrer com isso, se algo começar a dar errado durante o jogo. Obina, se não mostrar serviço de primeira, pode ser outro.


* * * * * * * * * * * * * * * * * 


E ainda sobre o ataque: li também que Ronaldo, o Fenômeno, participou do treino no time reserva.

Ou seja: ocupou o lugar, durante o trabalho, de alguém que efetivamente tem contrato com o clube e pode entrar em campo.

Na boa, pra mim não faz o menor sentido.

2 comentários:

Marcos Monnerat disse...

Ok, pode ser polêmico o que eu vou dizer. Mas acho que o técnico tem que cagar e andar pro que pensa a torcida. Tem que escalar quem é melhor que é pro time jogar melhor. Jogando bem e ganhando não vai ter um torcedor que ouse vaiar esse ou aquele jogador no final do jogo.

E o Íbson é profissional, assim como Obina, Vandinho e todos os outros. E como profissional tem a obrigação de cagar para as vaias da torcida, ou então canalizar elas para fazê-los correr mais e se concentrar mais no jogo, pra mostrar que a torcida pode contar com eles.

Erick Flores, que é moleque ainda, pode sentir pressão de torcida, Íbson não.

André Monnerat disse...

Em geral e em teoria, eu até concordo.

Mas a diferença do Obina pro Vandinho não anda tão grande assim pra compensar arriscar colocar a torcida contra. Sem contar que o atacante depende, e muito, de auto-confiança pra ter tranquilidade na hora de concluir. Se o cara sabe que tão vaiando ele, e que vão vaiar mais ainda se errar, ele perde essa tranquilidade.

O Íbson em relação ao seu reserva, eu já acho que faz mais diferença e ele tem mais é que jogar mesmo.

No mais: é preferível jogar com a torcida vaiando ou não vaiando?

Pro adversário: ele fica mais tranquilo e confiante em campo quando a torcida está vaiando o Flamengo ou quando está apoiando o time?

Então, é claro que isso faz diferença.