A 3 pontos do líder - tão perto, tão longe

Os resultados ontem foram todos dentro das minhas previsões de rodadas atrás - menos um: a vitória do São Paulo, que nas brincadeiras com a tabela feitas há tempos sempre perderia para o Botafogo. Se ontem eu já previa que esta projeção acabaria furando, não dava pra imaginar que seria da maneira que foi.

Com a queda de luz no Barradão, os horários se desencontraram e eu acabei assistindo a um pedaço do jogo do Engenhão durante o intervalo de Vitória x Flamengo. E foram justamente os minutos que decidiram a partida. Até ali, pelo que se dizia na transmissão, era um confronto truncado, sem a menor pinta de que algum gol sairia pra qualquer um dos times. Mas o goleiro do Botafogo decidiu entregar um, o São Paulo abriu o placar e a coisa desembestou.

Em seguida, o Botafogo conseguiu seu empate. Se empolgou, a torcida levantou, o time foi pra dentro e parecia que iria virar - mas levou o segundo, num contra-ataque causado por uma bola mal matada por Diguinho no meio-campo. Parecia que a vaca tinha ido pro brejo, mas em seguida veio o novo empate. Quer dizer... Devia ter vindo. Mas o gol foi anulado de maneira vergonhosa, o que causou uma nova edição do já tradicional chororô alvi-negro, protagonizado por seu presidente. Mas, desta vez, com uma boa dose de razão. E aí foi a hora de voltar a assistir o perrengue de Salvador.

O São Paulo, pelo segundo jogo seguido, jogou mal e teve que suar, ganhar gol de presente do adversário e contar com uma ajudinha da arbitragem pra sair com os três pontos. Mas o fato é que os conseguiu, é isso que conta pra tabela e estão já empatados com o Grêmio, sem ter mais nenhum confronto direto pela frente. O Flamengo, hoje, pode tirar sua diferença para Palmeiras e Cruzeiro nos jogos contra os dois; a vaga na Libertadores é difícil, mas para ela o Flamengo depende apenas de si. Duas vitórias nos seus jogos de mata-mata devem garantir o lugar no G4 ao fim do campeonato.

Mas o hexa ficou complicado. Se acontecer do Flamengo ganhar tudo até o fim do campeonato, ele vem. Saindo disso, só com muita reza e secação pra cima de Grêmio e São Paulo.

Desde a derrota contra o Atlético que eu não publico aqui o resultado das minhas brincadeiras com a tabela dinâmica. A partir daquela rodada, o Flamengo começou a aparecer em quinto - e os resultados, desde lá, estão batendo com o que eu previa. Tirando, como falei, essa vitória de ontem do São Paulo - que, agora, me parece o favorito ao título.

Nenhum comentário: