Patrocínios para 2009

Começa a circular a informação de que o Vasco está para fechar um novo patrocínio para 2009, com a Eletrobrás. Os valores estariam na casa dos R$15 milhões por ano, apenas para o futebol.

Como termo de comparação: o valor anunciado do contrato atual do Flamengo com a Petrobras é de R$15,6 milhões por ano - e vale para o esporte amador também, o que no caso do clube é bem relevante. O do São Paulo com a LG, que se encerra este ano, é de R$15 milhões. O do Corinthians com a Medial, R$16,5 milhões.

Ou seja: o Vasco estaria chegando perto dos clubes mais bem pagos do país - sendo que o contrato atual é de apenas R$3,5 milhões por ano. Seria o primeiro grande salto na vida econômica vascaína desde a chegada de Roberto Dinamite.

A pergunta que fica é: por que a Eletrobras pagaria tanto para patrocinar o Vasco? Ao contrário da Petrobras, que tem produtos à venda no varejo, com concorrentes que consumidor pode escolher no lugar do seu, a Eletrobras não vende nada diretamente ao grande público. Olhando do ponto de vista do negócio da Eletrobras, esse contrato faz sentido?

A empresa já patrocina as seleções brasileiras de basquete, por cerca de R$1,5 milhão por ano; mas isso pode ser visto como parte de uma política governamental de apoio ao esporte brasileiro. O patrocínio ao Vasco se encaixa nisso?

Sei lá.


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Todos devem lembrar da confusão na renovação do contrato do Flamengo com a Petrobras no início do ano. O time chegou a jogar por um bom tempo com as marcas todas na camisa sem ter um contrato assinado e, no fim, o divulgado foi que o acordo ficou em valores bem abaixo dos que a diretoria esperava - muito em função das negociações terem começado tarde demais.

O Vasco, como se vê, está se mexendo. No São Paulo, o contrato com a LG se encerra no fim do ano. Na imprensa, há especulações sobre um novo acordo com Coca-Cola, Samsung, Panasonic ou Emirates - e a diretoria são-paulina anuncia a intenção de aumentar seu patrocínio em pelo menos R$10 milhões por temporada, além de procurar um parceiro que se envolva em ações que vão além de simplesmente estampar a marca nos uniformes.

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