O Flamengo que deve jogar no domingo

Ao que parece, a derrota para o São Paulo foi mesmo muito dolorida para todos. Os comentários rubro-negros por aí são todos execrando o time, pedindo cabeças de jogadores e técnico. Parece que está tudo muito errado - apesar das últimas atuações anteriores, quando parecia que o time estava se acertando. Ninguém parece estar achando que domingo foi apenas um dia ruim, o que pra mim é uma hipótese cabível. O time tem defeitos a corrigir, claro, e tem gente de fora que pode entrar. Mas é mesmo pra achar que tá tudo errado?

De qualquer forma, Caio Júnior, também deve ter se incomodado muito com o que o time apresentou, já testou mudanças e, segundo ele, dificilmente deixará de usar domingo o time que treinou ontem. Veremos então Marcelinho Paraíba no meio-campo, Vandinho no ataque.

Meu palpite: sei não.

Marcelinho, apesar de não estar jogando mal, não está no auge da forma física. É lento e cansa sempre do meio do segundo tempo pra frente. Contra o São Paulo, um dos grandes problemas foi a falta de marcação no meio-campo - o time apenas cercava o adversário à distância, o tempo todo. Não me parece que colocar alguém como Marcelinho pra jogar de vez no meio, com a responsabilidade não só de armar, como já faz, mas também de participar o tempo todo da marcação, vá melhorar a situação.

Tenho a leve impressão de que, na prática, o time vai ficar quase que com três atacantes. Jaílton já não é volante há tempos, jogando na zaga pra valer. Léo Moura e Juan, por mais que apareçam agora na escalação do papel no meio-campo, não se colocam por ali na hora de marcar. Com isso, o trabalho de marcação no meio pode acabar ficando apenas para Íbson e Kléberson - pouco, muito pouco.

Pode ser que funcione contra o Ipatinga, um time fraco e que deve jogar recuado no grande campo do Maracanã. Ninguém acredita que deixem de perder no domingo - nem eu. Mas é bom lembrar que eles já aprontaram surpresas neste campeonato, inclusive contra o São Paulo, no também enorme gramado do Morumbi. E que, como quase todo time no Brasileiro, têm uma média de finalizações melhor que a do Flamengo. Tendo espaço e estando num dia um pouquinho mais iluminado, podem acabar aprontando.

Um comentário:

Marcos Monnerat disse...

Também tô nessa do "sei não". Não vi o jogo contra o São Paulo e por isso não posso comentar, mas parece que o caio Júnior se sente obrigado a escalar os jogadores que chegam por último. O Josiel, pelo que ouvi, está claramente fora de forma, logo, fora de condições de jogo. e vai de novo pro pau domingo.

O ataque Josiel-Vandinho pra mim é pior do que Marcelinho PB-Obina, ou Marcelinho PB-Maxi. O Marcelinho vinha jogando bem no ataque e melhorando jogo a jogo com Maxi ou Obina do lado. O meio estava se acertando com Jaílton (zagueiro-cabeça de área), Íbson, Kleberson e Éverton (Sambueza). Agora ele troca muita coisa pro próximo jogo mudando o Marcelinho de posição e tirando o Éverton.

Espero, óbvio, que dê certo, mas...