Os jogos que interessam na rodada

Grêmio x Goiás
Todo mundo torcendo por uma zebra no Olímpico. E não é que surgiu uma conjunção de fatores para dar uma ajuda? Além das contusões de William Magrão, o melhor volante do time, e Perea, o atacante mais efetivo, o time teve uma semana complicada justo na hora da folga da tabela que ajudou todo mundo. Primeiro, o indiciamento de Celso Roth pela Polícia Federal; depois, quarta e quinta foram praticamente perdidas, graças à chuva torrencial em Porto Alegre que fez o técnico cancelar o único coletivo da semana e levar o time pra fazer um torneio de futsal no ginásio coberto do clube.

Será o encontro dos dois times que mais fazem faltas no campeonato - pois é, o Goiás tentará usar a arma do adversário em seu campo. Mas, apesar do time vir subindo desde que Hélio dos Anjos assumiu, o retrospecto fora de casa não é animador; é justamente o oposto do Serra Dourada - foram 7 derrotas, 3 empates e 2 derrotas fora, contra 7V, 3E e 2D em casa. Além disso, Romerito não joga.

Mesmo com os contra-tempos, o Grêmio é bastante favorito. Mas até dá pra ter esperança num tropeço.


Cruzeiro x Palmeiras
Claro, tem Flamengo x São Paulo - mas o jogo da rodada é mesmo o do Mineirão, entre o vice-líder e o terceiro colocado. Ambos irão a campo sem seus principais atacantes (Alex Mineiro e Kléber pelo Palmeiras, Guilherme pelo Cruzeiro), todos suspensos. E ambos precisam justamente fazer gols para vencer e continuar sonhando em alcançar o Cruzeiro.

Para o Palmeiras, mesmo fora de casa, o empate seria péssimo. Além de deixar o Grêmio se distanciar (caso vença o Goiás, como todos esperam), permaneceria atrás do Cruzeiro, sem ter mais o confronto direto para reverter a desvantagem. Luxemburgo deve saber disso, mas vai escalar um time estranho - três zagueiros, sendo Martinez improvisado e duas novidades no lugar dos antigos titulares Jéci e Gladstone; e um ataque com Lenny e Diego Souza improvisado, sendo municiado por Sandro Silva, Léo Lima e Evandro, três que vinham atuando como volantes este ano (embora não seja a posição de origem dos dois últimos). Vamos imaginar que o treinador deve saber o que está fazendo, até porque levou o time para isolar-se em Atibaia, aproveitando a folga da tabela. Mas eu não consigo acreditar que isso possa dar certo.

O Cruzeiro, por outro lado, tem problemas e faz mistério. Ramires não treinou durante a semana devido a uma contusão e é dúvida. Sem ele, o time perde bastante, com certeza. Ficaria nas mãos de Wagner - que pra mim é mesmo o melhor do time - continuar fazendo o ataque funcionar. Mas mesmo com isso, e com Jajá em campo, meu palpite é que dá Cruzeiro.


Botafogo x Internacional
Não há time jogando de maneira mais consistente, neste momento, que o Botafogo. Jogam marcando na frente, não deixando o adversário sair, mantendo a posse de bola. E, não à toa, vêm sem perder a nem sei quantas rodadas.

O desafio para Ney Franco será manter essa força mesmo sem Túlio e Carlos Alberto. A alternativa que ele encontrou é a escalação de três atacantes. Um deles, Jorge Henrique, está acostumado a ter funções defensivas desde a época de Cuca, mas é claro que não é a mesma coisa. E Gil não vem se firmando, desde que chegou. De qualquer forma, pode ser que ajude o time com a falta de gols; apesar de tantas vitórias, o Botafogo nunca consegue marcar mais do que um gol por jogo - a última vez foi na 18a rodada, no início de agosto, na vitória de 2x1 sobre o Figueirense.

O Inter é aquele mistério. Tem Nilmar, Alex e D´Alessandro, então pode ganhar de qualquer um numa noite boa dos três. Mas o time não engrena de jeito nenhum e o desempenho fora de casa é horroroso, com apenas uma vitória. Pode até ser que aconteça de pregar uma peça no domingo, mas o Botafogo é favorito. E fica a curiosidade: será que o alvi-negro vai conseguir fazer mais gente sair de casa e pagar ingresso pra ir ao Engenhão do que a Seleção?


Vitória x Coritiba
É o patinho feio dos confrontos diretos da rodada. Ninguém acredita muito, todo mundo vai esperando eles começarem a cair, mas vão se mantendo no pelotão de cima. No duro, o Vitória é quem tem dado mais a dica de que pode cair desse patamar em que está agora, na sétima posição; já esteve mais acima, perdeu Dinei, que era o principal atacante, e andou até empatando com o Ipatinga. Para esse jogo agora, pode ficar sem Marquinhos, que é bem importante no time. Como o Coritiba é daqueles times de defesa chata e até vem conseguindo muitos pontos fora, estou apostando num empate.

2 comentários:

Vinícius Novais disse...

Domingo só vai dar a gente!

Anônimo disse...

Grêmio perdeu! Agora temos de fazer a nossa parte.


Vítor