Brasileiro 2008 - 25a. rodada - São Paulo 2 x 0 Flamengo

A derrota de ontem para o São Paulo foi realmente decepcionante para o rubro-negro. Não apenas pelo resultado, mas também pela atuação do time. O Flamengo não conseguiu ser realmente superior ao São Paulo em momento nenhum e o resultado foi mais do que merecido.

No primeiro tempo, o time até conseguiu equilibrar razoavelmente as ações e até ter superioridade de posse de bola em alguns momentos. Mas não conseguia criar situações de perigo - um tanto pela marcação do São Paulo, muito bem feita, mas também porque Éverton, que deveria ser o principal meia criativo do time, não entrou no jogo em momento nenhum. Além do Flamengo ter jogado basicamente com um a menos no ataque, já que Josiel, muito estático e mal tecnicamente, não conseguiu participar do jogo. O São Paulo, por outro lado, até chutava mais a gol, mas apenas da intermediária, sem grande perigo. E, assim o jogo seguia com cara de 0x0 até o lance bobo que acabou definindo a partida, no último minuto do primeiro tempo.

A bola estava dominada com o Flamengo no meio-campo e foi inexplicavelmente recuada até o goleiro. Bruno saiu jogando com o tradicional chutão pra frente e, na disputa pelo alto, ela voltou para o São Paulo, até cair na direita com Zé Luis. O cruzamento foi mal feito, mas desviou na zaga e caiu no pé de André Lima - enquanto Fábio Luciano largava a marcação a Dagoberto pelo meio, tentando deixá-lo em impedimento. Enquanto o capitão rubro-negro levantava a mão para o bandeira, Dagoberto empurrava a bola para o gol.

O erro acabou deixando o São Paulo na situação que mais gosta. É um time chato, que sabe marcar atrás e que, quando fica em vantagem, dificilmente permite a virada. Voltou tranquilo do intervalo, pronto para aproveitar os espaços. E o Flamengo não conseguiu se impor, embora até tenha perdido uma grande chance de empatar com Marcelinho. Mas o São Paulo era melhor e chegou ao gol em um contra-ataque, em que Angelim teve que sair pra tentar cortar um passe no meio e Juan estava adiantado. Íbson ficou sozinho contra Hernanes e Zé Luis e não houve o que fazer.

A partir daí, em nenhum momento deu pra achar que o Flamengo conseguiria reverter a situação. Na verdade, durante toda a partida, o time rubro-negro não soube lidar com a arbitragem do gaúcho Leandro Vuaden, conhecido por não marcar falta por qualquer contato físico. Enquanto o Flamengo marcou sempre à distância, permitindo o toque de bola adversário - até o olé dos minutos finais -, o São Paulo reduziu sempre os espaços, não deixando os rubro-negros dominarem a bola com tranquilidade em momento nenhum. Enquanto eles saíam com a bola, os jogadores do Flamengo caíam no chão e reclamavam faltas que nunca seriam marcadas.

Caio Júnior também demorou a perceber o problema de criação no meio-campo. Talvez Sambueza ainda não esteja no melhor de sua forma, mas pareceu ter entrado tarde demais. A saída de Íbson também pareceu equivocada - Éverton e mesmo Juan estavam bem pior em campo; e se a idéia era mesmo tentar algo mais ousado, era mais jogo ter sacado Jaílton logo, e não tirado alguém mais dinâmico do meio-campo, onde o São Paulo neutralizava o Flamengo. A entrada de Vandinho no lugar de Josiel não adiantou muita coisa e ele ainda perdeu um daqueles gols que fariam alguém invadir o campo pra bater no Obina. O baiano entrou no finzinho, no desespero, e até finalizou com perigo num dos últimos lances da partida.

De qualquer forma, a tabela daqui pra frente dá uma boa clareada para o Flamengo, e não é por uma derrota no Morumbi para o São Paulo que se deve pensar em mudar tudo. Uma vitória, ou mesmo um empate, teriam deixado o time em condições bem melhores de partir à caça de quem está na frente. Não veio - paciência. Mas se o time for pensando jogo a jogo, e vencendo as partidas em que terá esta obrigação, a cada rodada vai ficar mais claro o objetivo em que ainda dá pra pensar.




14/9/2008 - 16h - São Paulo 2 x 0 Flamengo
Morumbi, São Paulo (SP)
Renda e Público: R$794.509,00 / 23.925

Árbitro: Leandro P. Vuaden (RS)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha (FIFA-BA) e Milton Otaviano dos Santos (FIFA-RN)
Cartões Amarelos: Kleberson (FLA), André Dias e Jean (SPO)

Gols: Dagoberto, 44'/1ºT (1-0), Hugo, 14'/2ºT (2-0)

São Paulo: Rogério Ceni, André Dias, Rodrigo e Miranda; Zé Luis, Hernanes, Jean, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e André Lima (Eder Luís, 42'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Ibson (Sambueza, 25'/2ºT), Kleberson e Everton; Marcelinho Paraíba e Josiel(Vandinho, 14'/2ºT). Técnico: Caio Júnior.

Nenhum comentário: