Os jogos que interessam hoje

Náutico x Palmeiras
Taí um bom teste pra ver se o Palmeiras realmente tem a pinta de campeão de que andam falando. Apesar da última vitória no Mineirão contra o Cruzeiro, o desempenho fora de casa é ruim e sempre foi visto como grande problema pro time se candidatar ao título. Pra tentar mudar isso, pela primeira vez em muito tempo terá força máxima; Pierre volta ao time no lugar de Léo Lima, o que aumenta bastante o poder de marcação do meio-campo. Com isso, Élder Granja e Leandro - dupla de laterais das melhores do campeonato - poderão atacar com menos problemas para, junto com Diego Souza, servir o ataque.

O Náutico continua tentando se afastar da zona de rebaixamento - está 3 pontos a frente do Vasco, o primeiro que cairia hoje pra série B. Mas, no segundo turno, tem uma campanha tão boa quanto a do Vitória, por exemplo. E, jogando em casa, o desempenho é razoável: 53,8% de aproveitamento. Ajuda o fato do time ser o de melhor média de ocupação de seu estádio no campeonato - em média, 74% dos lugares do Estádio dos Aflitos são ocupados a cada jogo. O técnico Roberto Fernandes andou fazendo treino secreto e mantém o mistério sobre o time. Uma das dúvidas é no ataque, onde acredito que a boa seria apostar em Clodoaldo, que dizem que é bom pelo alto - e este é um ponto fraco da zaga palmeirense.

Difícil fazer uma aposta pra partida, até por não saber como vem o Náutico. Mas meu palpite é um empate, que ficaria de bom tamanho.


São Paulo x Cruzeiro
É o grande confronto direto da rodada. Todos os resultados teriam alguma vantagem para o Flamengo; o São Paulo pode ficar pra trás se perder, ou pode fazer o Cruzeiro ficar menos distante se vencer. O ideal, claro, seria um empate.

Mas não é minha aposta. O time de Muricy tem ido bem sempre que joga contra seus adversários mais complicados - o problema mesmo tem sido coisas como o empate com o Ipatinga no Morumbi, por exemplo. De qualquer forma, não dá pra esperar que seja fácil. Até porque o time vai ter desfalque na zaga, um de seus pontos fortes; Muricy treinou durante a semana com Juninho, que não faz uma boa temporada, no lugar de Miranda.

O Cruzeiro, dizem, encontrou uma boa dupla de ataque com a chegada de Thiago Ribeiro pra jogar ao lado de Guilherme. Vai contar ainda com Maurinho, aquele lateral que estava encostado no São Paulo até bem pouco tempo. E talvez com Gérson Magrão, aquele, ajudando Wagner na armação. O perigo é a possível entrada do fraco Léo Fortunato na zaga, já que Adílson ameaça usar um esquema com três zagueiros.


Internacional x Grêmio
Gre-Nal é aquilo. E este é especialmente interessante: pega o Inter, com uma das melhores campanhas do returno, querendo confirmar a arrancada que todo mundo espera há meses; e o Grêmio, que dizem estar decadente, mas ainda é o líder. Pode dar qualquer coisa.

O Grêmio vem cheio de dúvidas, com Celso Roth tendo feito treinos secretos. Não se sabe se jogam o zagueiro Pereira, o volante William Magrão e o atacante Perea. Sem eles, o time com certeza se enfraquece bastante. Já o Inter repete o esquema que veio vencendo nas últimas partidas, com três volantes, D´Alessandro na armação e Alex e Nilmar na frente. Dá pra esperar uma sequência de faltas gremistas em cima do argentino, que é o grande responsável pela ligação ao ataque - contra o Botafogo, deu pra ver que a dificuldade toda é fazer a saída de bola funcionar, mas quando ela chega no setor ofensivo eles sabem o que fazer.


Botafogo x Fluminense
Repararam em quantas vezes eu falei de treinos secretos neste texto? Pois Ney Franco também entrou na moda, fazendo mistério sobre a escalação do time. Com as últimas três derrotas, já surgiriam dúvidas de qualquer forma, mas ele ainda tem os desfalques de Triguinho, Diguinho e Jorge Henrique.

De qualquer forma, se o Botafogo conseguir repetir a marcação adiantada que fazia em seus melhores momentos, vai ser complicado para o Fluminense - um time que já tem enormes dificuldades pra tocar a bola no meio-campo, que apela pra ligação direta o tempo inteiro. Se há uma esperança para os tricolores, está no fato de que ninguém conhece melhor os jogadores do Botafogo do que Cuca. Ele pode criar alguma solução inesperada pra conseguir sair com uma improvável vitória do Engenhão. E é aquilo, clássico é clássico e vice-versa.

Nenhum comentário: