Olhando a tabela: mandantes e visitantes até o fim do campeonato

Muitos estão botando fé no Flamengo devido à tabela que o rubro-negro tem até o fim da competição. Dos 12 jogos que faltam, há dois clássicos e outros seis jogos no Maracanã; o time joga fora do Rio de Janeiro apenas 4 vezes.

Mas há um porém. Como mostra Paulo Calçade em seu blog, dos seis primeiros colocados, o Flamengo é o que tem o pior desempenho em casa: apenas 67% de aproveitamento, contra 87% do Palmeiras, por exemplo. Em compensação, como visitante, o time está atrás apenas do Grêmio como visitante, empatado com o Cruzeiro, com um aproveitamento de 43,6%.

É no mínimo curioso, pra quem se acostumou nos últimos anos a ver o Flamengo se garantir no Maracanã e a assistir pela TV vexame atrás de vexame nos jogos fora. Se as esperanças da torcida estão no "fator casa", é preciso que o time faça ele funcionar como ainda não fez este ano. Mas mesmo isso pode não ser o bastante.

Dos seis primeiros colocados, apenas Flamengo e Botafogo jogam mais em casa do que fora até o fim do campeonato. Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo terão, cada um, 6 jogos como mandantes e 6 como visitantes.

Veja então como ficaria a classificação final se os desempenhos de cada um dos times como mandante e visitante se mantiver. Para esta conta, considerei o jogo do Flamengo contra o Vasco como sendo em casa, por ser no Maracanã; e o do Botafogo sendo fora, pois ainda acredito que será no Engenhão, com limite de ingressos para a torcida rubro-negra.

Grêmio - 73 pontos
Palmeiras - 71,5 pontos
Cruzeiro - 67,2 pontos
Flamengo - 63,6 pontos
São Paulo - 62,8 pontos
Botafogo - 62,8 pontos

Está bastante complicado pensar em título para o Flamengo. Considerando que o desempenho fora de casa já vem acima da média, o que se poderia esperar é uma melhora no aproveitamento no Maracanã. Mas, caso os outros times mantivessem seus desempenhos, nem tendo 100% de aproveitamento em casa o Flamengo conseguiria alcançar Grêmio e Palmeiras - fazendo isso e mantendo os bons 43,6% fora, o Flamengo termina com 70,5 pontos.

Ou seja: não basta ao Flamengo fazer a sua parte. Tem que contar também com a queda de desempenho dos outros.

Nenhum comentário: